close
Alimentação

Como a Canela Reduz o Açúcar no Sangue e Combate a Diabetes

A canela é uma especiaria rica em propriedades importantes para a saúde. Se você sofre com o problema de diabetes e com altos níveis de açúcar no sangue, então é importante você dar atenção a esse artigo.

A diabetes e o açúcar no sangue são assuntos sérios a considerar; apesar da prevenção ser o melhor remédio, quem sofre com a diabetes pode se beneficiar do consumo da canela.

Veja abaixo como a canela é útil para cuidar da diabetes (1).

Não deixe de ler e compartilhar.

Canela e a Diabetes

Primeiro vamos falar sobre a Diabetes, ela é uma doença caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue. Sendo assim, ela pode desencadear complicações como doença cardíaca, doença renal e danos nervosos.

O tratamento geralmente inclui medicamentos e injeções de insulina; mas o tipo de alimento que é consumo também influencia no controle da doença (2).

A canela é uma especiaria muito usada e conhecida no mundo todo. Existem diversas variedades da canela, e são tipicamente categorizadas por dois tipos diferentes:

Ceilão: Também chamado de “canela verdade”.

Cassia: Com um preço mais acessível, e encontrada na maioria dos produtos alimentares que contém canela (3).

Conheça os benefícios:

1-Contém Antioxidantes

A canela contém grandes quantidades de antioxidantes, o que lhe dá benefícios para a saúde.

Para se ter ideia, um grupo de cientistas comparou o teor de antioxidantes de 26 diferentes ervas e especiarias, e concluiu que a canela tinha a segunda maior quantidade de antioxidantes entre eles (ficando atrás apenas do cravo) (4).

Os antioxidantes são importantes, pois ajudam o corpo a reduzir o estresse oxidativo, um tipo de dano às células, causado pelos radicais livres.

Um estudo mostrou que consumir 500 mg de extrato de canela por dia, durante 12 semanas diminuiu 14% o marcador de estresse oxidativo em adultos com pré diabetes.

Isto é significativo, uma vez que o estresse oxidativo tem sido implicado no desenvolvimento de quase todas as doenças crônicas, incluindo o diabetes tipo 2.

2-Sensibilidade à Insulina

Em pessoas com diabetes, por exemplo, o pâncreas não consegue produzir a quantidade de insulina adequada, ou o corpo não responde à insulina corretamente, conduzindo aos níveis de açúcar de sangue elevados.

A canela pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue, e combater o diabetes imitando os efeitos da insulina e aumentando o transporte de glicose nas células.

Além disso, ela também pode aumentar a sensibilidade à insulina, tornando-a mais eficiente na movimentação da glicose para as células.

Um estudo mostrou que a canela aumentou a sensibilidade à insulina imediatamente após o consumo, com o efeito de pelo menos 12 horas (5).

Outro estudo porém, apontou o aumento na sensibilidade à insulina, após duas semanas de suplementação com canela.

3-Diminui os Açúcares no Sangue

Dependendo do tamanho da refeição e quantos carboidratos foram consumidos, os níveis de açúcar no sangue podem subir consideravelmente após as refeições.

Estas flutuações podem aumentar os níveis de estresse oxidativo e inflamação, que tendem a causar um grande dano às células do corpo e aumentar o risco de doença crônica.

Porém, a canela pode ajudar a evitar estes picos de açúcar no sangue após as refeições.

Alguns pesquisadores apontam, que ela abranda a rapidez com que a comida se esvazia do estômago (6).

Sendo assim, consumir 1,2 colheres (6 gramas) de canela levou a um esvaziamento do estômago mais lento, por bloquear as enzimas digestivas que quebram carboidratos no intestino delgado.

4-Diminuir o Risco de Complicações

A canela também pode diminuir o risco de complicações comuns da diabetes. Afinal, pessoas com diabetes têm o dobro do risco de doença cardíaca, que os indivíduos que não são diabéticos.  

Uma revisão de estudos controlados em pessoas com diabetes tipo 2, constatou que a ingestão de canela está associada à diminuição do mau colesterol (LDL) e dos triglicéridos.

O mesmo estudo relatou um aumento médio de colesterol HDL “bom”.

A diabetes também tem sido cada vez mais implicada, no desenvolvimento da doença de Alzheimer assim como outras demências.

Outras pesquisas sugerem que o extrato de canela, pode diminuir a capacidade de duas proteínas – beta-amilóide e tau – em formar placas e emaranhados, que são rotineiramente ligados ao desenvolvimento da doença de Alzheimer (7).

Quanto Você Deve Tomar

Consumir até 1 ou 2 colheres de chá (6 gramas) por dia, é o mais indicado  (8).

Afinal, em quantidades moderadas, ela traz muitos benefícios para a saúde e deve fazer parte da sua alimentação de verdade.

Porém, se você tenha alguma restrição médica para o uso da canela, converse com o seu médico.

Cuide da sua saúde e inclua especiarias naturais em suas alimentações. Uma última dica é na verdade um convite para você conhecer meu programa DETOX. 

>> Ouça os depoimentos!

Transforme a sua vida e da sua família.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açúcarantioxidantescaneladestaquediabetesdiabetes tipo 2doença crônicadoença de Alzheimerdoença renaldr. juliano pimentelestresse oxidativoglicose nas célulasmau colesterolníveis de açúcar no sanguesaúdesensibilidade à insulinatriglicéridos

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

  1. Bom dia uma amiga me disse do beneficio da canela em pó para pessoas com alerta do
    medico para controlar o açucar,como devo consumir a canela de 1ou 2 colheres de chá é com
    água?E quantidade de água.Agradeço pela atenção

Enviar Resposta