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Alimentação

Dieta Cetogênica Funciona Para Mulheres?

Dr Juliano Pimentel

Longe de ser uma nova “dieta da moda passageira”, a dieta cetogênica – uma dieta com poucos carboidratos e muita gordura – tem sido usada por médicos desde a década de 1920 para tratar pacientes com doenças sérias. Nos últimos anos, a cetose começou a ganhar cada vez mais atenção, devido à forma como promove a perda de peso, forçando o corpo a queimar gordura para obter energia.

Mais do que nunca, um público mais amplo está considerando experimentar a dieta cetônica, incluindo aqueles interessados em benefícios além da perda de peso. Exemplos incluem um risco reduzido de diabetes, aumento de energia e proteção contra doenças neurológicas relacionadas à idade.

Um problema com a dieta cetônica, no entanto, é que, até o momento, estudos de pesquisa destinados a investigar sua eficácia e segurança envolveram apenas homens ou animais (principalmente camundongos). Alguns têm sido céticos, em seguida, que a dieta cetônica pode funcionar igualmente bem para as mulheres. Outros questionam se é necessariamente uma boa ideia para as mulheres, pois os hormônios femininos tendem a ser mais sensíveis à maioria das mudanças na dieta e no estilo de vida.

De acordo com alguns especialistas em saúde da mulher, seguir uma dieta alcalina cetogênica pode ser uma das mudanças de estilo de vida mais úteis que tanto o homem como a mulher podem fazer.

Segundo estudos “uma dieta cetoalcalina respeita o design natural de nosso corpo”.

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A dieta do Cetogênica funciona para mulheres?

A resposta é sim! Estudos mostram que mulheres nessa dieta tiveram perda de peso, melhoraram o controle do açúcar no sangue, melhoraram a qualidade de sono e reduziram os sintomas da menopausa, como ondas de calor ou suores noturnos. A ideia é combinar uma dieta alcalina com uma dieta cetônica, para equilibrar os efeitos colaterais. Embora muitas mulheres tenham experimentado perda de peso de forma rápida e confiável, reduzindo a ingestão de carboidratos, muitas também relataram lidar com efeitos colaterais como náusea, fadiga e constipação devido à dieta cetona.

A dieta cetogênica envolve obter até 80% das calorias diárias a partir de fontes de gordura saudável, uma mudança significativa para a maioria das pessoas que estão acostumados a comer carboidratos, cafeína e açúcar para obter energia. Ficou claro que algo mais precisava ser ajustado para evitar os efeitos colaterais associados à dieta cetônica. Por isso, é importante concentrar em restaurar a alcalinidade em primeiro lugar.

Perguntas comuns sobre a dieta Cetogênica para mulheres:

1. Como exatamente uma dieta alcalina se encaixa em uma cetona? E por que isso é tão importante para as mulheres? Enquanto uma dieta cetogênica ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue (glicose) e pode ajudar a manter ou atingir um peso saudável, uma dieta alcalina é benéfica por seus efeitos antienvelhecimento – especialmente diminuindo a inflamação, estimulando a desintoxicação e promovendo equilíbrio hormonal. Dietas cetogênicas tradicionais geralmente perdem o importante fator de restauração da alcalinidade.

Para muitos pacientes, a chave é atingir um pH alcalino antes de iniciar a cetose, a fim de evitar a sensação de agitação, ansiedade, desconforto ou fome excessiva. Como funciona uma dieta alcalina? Uma dieta alcalina suporta a saúde geral – incluindo a redução dos sintomas relacionados à infertilidade, TPM ou menopausa – ajudando a equilibrar o seu nível de pH interno e a aumentar a absorção de nutrientes. Comer alimentos que são ricos em minerais essenciais, mas não muito ácidos, pode reduzir os sintomas ou distúrbios comuns, promovendo um ambiente mais alcalino, o estado natural e preferido do corpo.  Rduzir a acidez (como café / cafeína, álcool, grãos refinados ou carnes processadas) traz benefícios para o sistema cardiovascular, pois evita a formação de placa nos vasos sanguíneos, pode ajudar a diminuir pedras nos rins, ajuda a manter a massa óssea e é benéfico para reduzir a perda muscular devido ao envelhecimento.

2. Será que uma dieta alcalina ceto evitará a falta de energia e outros efeitos colaterais que alguns sentem quando tentam fazer dieta com baixo teor de carboidratos? Provável, sim. Um achado comum é que se concentrar em comer uma dieta alcalina, além de uma dieta com baixo teor de carboidratos, vai ajudar a reduzir drasticamente os efeitos colaterais para muitas mulheres (e os homens também!). A razão é por causa da alta ingestão de nutrientes, aumento da desintoxicação e redução da dependência de “suplementos” como a cafeína (alguns até uma overdose de cafeína) e açúcar para energia. 3. Que outros fatores devem ser considerados, além da dieta, que podem influenciar seu nível de pH? Embora seja um fator extremamente importante, sua dieta não é a única variável que afeta seu nível de pH e hormônios. Outros fatores que influenciam a alcalinidade, além dos alimentos que você ingere, incluem: o nível de estresse com o qual você lida diariamente, o quanto você dorme todas as noites, a quantidade de exposição à luz solar e o nível de toxicidade ambiental exposto a.

3. O jejum intermitente é frequentemente recomendado em conjunto com uma dieta cetogênica. Mas muitos se perguntam se ele é aconselhado para mulheres ou seguro. O jejum é um aspecto fundamental de uma dieta saudável e tem muitos efeitos anti-envelhecimento. O jejum permite que o corpo faça uma pausa nas funções digestivas e, em vez disso, concentre-se no trabalho de reparo essencial e em colher muitos outros benefícios do descanso. Em outras palavras, quando em jejum, os recursos energéticos do corpo são direcionados para o trabalho de restauração (como reparar tecido e equilibrar hormônios) em vez de processos digestivos como produzir ácido estomacal para decompor os alimentos.

4 maneiras de superar os efeitos colaterais de Keto

1. Coma mais alimentos alcalinosComo exatamente as mulheres podem comer uma dieta alcalina e permitir que elas fiquem em cetose? Há algum alimento na lista de alimentos cetônicos para evitar comer, mesmo que eles sejam tecnicamente “low carb”? Aqui está uma lista de alimentos sem carboidratos moderadamente baixos que as mulheres (e os homens também) podem incluir em uma dieta alcalina cetônica: Folhas Verdes como couve, acelga, espinafre, etc.Outros vegetais ou ervas não-amiláceos como cogumelos, tomate, abacate, rabanete, pepino, brócolis, orégano, alho, gengibre, escarola, repolho, aipo, abobrinha e aspargos.Idealmente, tente consumir uma boa parte de sua produção crua ou levemente cozida (como no vapor), pois os alimentos crus podem ajudar a fornecer altos níveis de minerais alcalinizantes.Gorduras saudáveis, como óleo de coco, óleo MCT ou azeite virgem.

Gorduras encontradas em carnes, ovos, nozes, sementes e manteiga.Pequenas quantidades de plantas amiláceas, como batata-doce, nabos e beterrabas também podem ser incluídas na dieta, embora estas devam ser tipicamente mantidas em quantidades menores devido à contenção de mais açúcar e carboidratos.

Embora possam estar bem de vez em quando, em geral, não é recomendado comer muita fruta ou vegetais ricos em carboidratos que tenham um sabor muito doce para manter a cetose. Ao trabalhar para alcançar um estado cetogênico mais alcalino (cetose), tente minimizar ou excluir esses alimentos:

  • Todas as fontes de açúcar adicionado
  • Grãos (mesmo grãos integrais)
  • A maioria dos produtos lácteos (às vezes pequenas quantidades de iogurte integral / queijo kefir ou queijo pode ficar bem)
  • Evite carnes processadas, incluindo carnes frias, ou carnes industrializadas, que promovam a acidez.
  • Cafeína
  • Álcool
  • Outros alimentos processados que contêm muito sódio, açúcar, ingredientes sintéticos.

2. Gerenciar o estresse e descansar o suficiente

Abordar as principais fontes de estresse físico e emocional em sua vida é essencial para a cura de desequilíbrios hormonais subjacentes e problemas de fertilidade. Dormir de 7-9 horas para redefinir seus hormônios diariamente também é fundamental. A falta de sono pode realmente afetar seus níveis de digestão, apetite e energia! Várias maneiras de lidar com o estresse incluem: fazer exercícios moderados, yoga e / ou meditação, fazer caminhadas, ler, ser mais social, juntando-se a algum tipo de grupo ou equipe, descansar mais, orar etc.

3. Evitar a constipação com mais fibras e água

Se seu corpo está tendo dificuldade em se adaptar a uma dieta cetônica, tente comer mais fibras de legumes, nozes ou sementes e também beber bastante água para ajudar a hidratar os intestinos para aliviar a constipação.

Precauções Relativas à Dieta Cetogênica para Mulheres

Além da constipação e desejos iniciais por carboidratos ou açúcar, outros efeitos colaterais que você pode experimentar ao fazer a transição para uma dieta alcalina cetônica (especialmente se você também está começando a jejuar) podem incluir sintomas de ceto gripe, como problemas menstruais, adrenais ou tireoidianos. fadiga ou baixos níveis de energia. Embora às vezes possa parecer que as coisas estão piorando antes de melhorar, esses sintomas devem se resolver dentro de algumas semanas a meses após seguir as dicas e o programa mencionados acima.

Isto é especialmente verdadeiro se você tentar permanecer ativo (caminhar, idealmente para fora, por pelo menos 20 a 30 minutos diariamente), dormir bem e diminuir o estresse. Beba muita água, chá de ervas ou caldo de osso para evitar a desidratação e faça exercícios com facilidade se estiver se sentindo subnutrido.

Também vale a pena mencionar que, se você tem um histórico de períodos irregulares, algum tipo de transtorno alimentar ou distúrbio da tireoide, pode ser melhor começar esse tipo de programa dietético somente enquanto estiver sendo orientado pelo seu médico ou nutricionista.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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