close
AlimentaçãoMetabolismo

Gorduras Saudáveis: Como adicionar em sua Dieta?

Dr Juliano Pimentel

O corpo precisa de gordura, mas não é qualquer gordura que o coloca em movimento de forma adequada. O organismo precisa de gorduras saudáveis. Mas para obter os resultados positivos é preciso inseri-las em uma dieta diária.

É importante aproveitar os benefícios dos alimentos ricos em gorduras saudáveis, ao invés de consumir alimentos industrializados e cheios de conservantes. 

Nesse artigo eu vou apresentar as melhores gorduras saudáveis, para você adicionar na dieta e que trarão benefícios para o seu corpo (1).

Não deixe de ler e compartilhar.

Gorduras Saudáveis

As gorduras saudáveis podem abaixar o mau colesterol, e ajudar a acabar com o excesso de peso.

Além disso, podem contribuir para a saúde da pele, cabelos mais brilhantes e unhas saudáveis. Confira as cinco melhores gorduras saudáveis para a sua dieta (2):

  1. Abacate

Gorduras Saudáveis: Abacate. Imagem: (Divulgação)

Os benefícios dos abacates são tão numerosos, por se tratar de uma das frutas mais saudáveis para o consumo.

Eles são ricos em gorduras monoinsaturadas, que elevam os níveis de colesterol bom ao diminuir o mau colesterol.

Os abacates também são embalados com os benefícios da vitamina E, que ajudam a prevenir os danos dos radicais livres, reforça a imunidade e atua como um nutriente antienvelhecimento para a pele.

Além disso, é cheio de proteína saudável.

Na verdade, possui mais proteína que qualquer outra fruta.

Para as mulheres grávidas, abacate é também um dos grandes alimentos ricos em folato, que ajudam a reduzir o risco de má formação do feto.

Enriqueça a sua dieta com abacate e utilize de diversas maneiras, como em vitaminas e molhos para temperar saladas e carnes (3).

  1. Manteiga

A verdadeira manteiga – preferencialmente crua ou com ervas e outras fontes orgânicas – é uma gordura saudável para acrescentar em sua dieta.

Os ácidos graxos omega-6 e o omega-3 encontrados na manteiga, ajudam o cérebro a funcionar adequadamente e melhoram a saúde da pele.

Ela também é rica em vitaminas lipossolúveis e minerais, incluindo selênio benéfico, um poderoso antioxidante.

  1. Óleo de coco

Os benefícios do óleo de coco são muitos. Ele é rico em ácidos graxos de cadeia média, que são de fácil digestão, não facilmente armazenados pelo corpo como gordura; permitindo-lhes infundir células com energia quase que imediatamente.

Estes ácidos graxos também melhoram as atividades do cérebro e a função de memória.

Além disso, a presença em grande quantidade de gorduras saturadas naturais no óleo de coco, significa que ele aumenta o colesterol bom e promove a saúde do coração.

Os antioxidantes tornam ele um alimento anti-inflamatório eficaz, que inclusive ajuda a reduzir os sintomas da artrite (4).

Adicionar óleo de coco para sua dieta é fácil. Você pode usá-lo para cozinhar e assar, ou mesmo aplicá-lo para temperar saladas.

Ao escolher um óleo de coco, é recomendado optar por variedades extra virgens, pois as formas refinadas e processadas podem eliminar muitos dos benefícios desse produto.

  1. Azeite extra virgem

O azeite extra virgem é ótimo para a saúde do coração.

Um estudo feito em 2013 descobriu que ao suplementar a dieta mediterrânea com azeite, ajuda a reduzir a incidência de ataque cardíaco; provavelmente devido aos seus altos níveis de gorduras monoinsaturadas.

A alta quantidade de antioxidantes no azeite extra virgem, protege as células do organismo. Ele também ajuda a melhorar a memória e a função cognitiva, e funciona como um anti-inflamatório natural.

O azeite de oliva também é um forte aliado na luta para emagrecer.  

Ele ajuda a controlar a saciedade e previne o intestino preso, aliviando a sensação de inchaço no corpo.

O consumo adequado melhora a absorção de nutrientes e favorece o emagrecimento.

Contudo, é importante lembrar que embora seus benefícios sejam muitos, é importante sempre usar os alimentos com moderação. 

  1. Omega 3

Os ácidos gordos omega-3 são considerados essenciais. O corpo não é capaz de produzi-los por conta própria. Portanto, é preciso acrescentar alimentos ricos em omega-3 na nossa dieta, para fornecer esses compostos extremamente benéficos.

Entre as melhores fontes de omega-3 para consumir estão: nozes; salmão; sardinha; atum; vegetais especialmente os de folhas verdes como couve, espinafre e agrião também são consideradas fontes importantes .

Diferente de outros tipos de suplementos de perda de peso, o omega 3 ajuda a emagrecer e irá beneficiar sua saúde de forma geral.

Além de ajudar a perder peso; tomar óleo de peixe todos os dias pode ajudar seu cérebro e coração (5).

Com tantas opções e benefícios disponíveis, gorduras saudáveis são primordiais para uma alimentação de verdade. Escolha as opções que melhor se identificar e procure receitas saudáveis para inseri-las em sua dieta diária.

Além disso, busque sempre alinhar gorduras saudáveis com outros alimentos naturais, como proteínas e sementes, para um melhor resultado.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável, nutritiva e low carb, eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb; desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentaçãoalimentos ricos em folatoalimentos ricos em gorduras saudáveisazeite extra virgemdestaquedr. juliano pimentelexcesso de pesogorduras monoinsaturadasgorduras saudáveismau colesterolmulheres grávidasnutriente antienvelhecimentoóleo de cocoômega-3proteínaRevolução da Saúdesaúdesintomas da artritevitamina evitaminas lipossolúveisvsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.