close
Alimentação

A Importância de Comer Somente ao Sentir Fome

Se você já tentou de tudo para emagrecer, mas não consegue, talvez tenha que mudar os seus hábitos.Vou mostrar a importância de comer, somente quando sentir fome.

Muitas das vezes, descontamos na comida todos os nossos problemas emocionais. Ou seja, utilizamos a comida como um momento de fuga, uma válvula de escape.

Nesse cenário surge a necessidade de comer apenas quando sentir fome, evitando comer por impulso e sem que o corpo necessite daquelas calorias ingeridas.

Então, a primeira coisa a se fazer é observar os sinais que o corpo transmite quando está com fome, sem dúvidas de que realmente precisa de comida.

Contudo, esses sinais não te deixam livre para comer de tudo e o quanto quiser. É preciso uma alimentação de verdade.

Neste artigo mostrarei os motivos pelos quais você deve comer apenas quando sentir fome.

Não deixe de ler e compartilhar!

Sinais de Fome

Preste Atenção ao Sinais de Fome

Para a aliviar o que parece ser fome, muitas pessoas deixam de se alimentar de verdade durante todo o dia.

Um punhado de pipoca aqui, alguns pedaços de doces lá, meio pedaço de bolo de aniversário de escritório. As calorias se somam e impedem as pessoas de sentirem fome física, porque estão comendo toda a manhã.

Mas isso não impede a maioria das pessoas de se sentar para comer um almoço completo quando o relógio atinge meio dia.

Isso não significa que você deve morrer de fome toda a manhã se você estiver com fome.

Passar o ponto da fome voraz pode definir o cenário perfeito para comer demais, comer além do ponto e passar da fase da sensação de satisfação. Reconheça a sensação de fome e respeite. Coma quando você sente fome e pare quando eles param.

Não coma quando você não está com fome. Esta abordagem começa com o café da manhã, planejando lanches ou comendo apenas uma parte do seu almoço e salvando o resto para um lanche mais tarde.

Coma refeições de forma regular, mas não coma pelo relógio. Se você come pequenos lanches ou doces aos poucos vai demorar para sentir fome.

Coma e espere 10 a 15 minutos. Se você ainda sentir fome, coma novamente. Se você não fizer isso, você pode ter confundido um sinal de fome por outra sensação.

Algumas pessoas estão tão condicionadas que perdem os sinais normais de fome. Os seguintes sinais são respostas normais à fome, não apenas apetite.

Você não precisa experimentar todos eles para saber que é hora de comer. Mas senti-los pode ajudá-lo a reconhecer como seu corpo indica a hora das refeições.

Confira:

– Dificuldade em concentrar-se

– Sensação de tontura

– Dor de cabeça

– Irritabilidade

– Dores no estômago

– Barulhos estomacais

– Sensação de estresse

Pergunte a si mesmo: eu estou realmente com fome? Se você não pode mais reconhecer seus sinais de fome, terá que confiar em pistas externas por um tempo.

Pergunte-se:  faz mais de cinco horas desde a última refeição? Foi substancial ou suficiente? Se você decidir que está realmente com fome, coma.

Benefícios de Comer Apenas Com Fome

Benefícios de Comer Apenas Quando Sentir Fome
Benefícios de Comer Apenas Quando Sentir Fome

O porquê de comer apenas quando sentir fome está relacionado a vários benefícios para o seu corpo. Confira: (1)

1- Melhor Controle do Peso

Quando você sintoniza as necessidades reais do seu corpo e põe fim à alimentação estressante ou emocional, você naturalmente começa a melhorar seus hábitos alimentares e, provavelmente, o peso geralmente fica mais equilibrado.

Esse é provavelmente o melhor efeito colateral de comer apenas quando se está com fome.

Ignorar os sinais do seu corpo e a necessidade de alimentos saudáveis ​​pode resultar em flutuações de peso e problemas de saúde.

Ganhar peso devido a alimentação errada com alimentos processados ​​e não reconhecê-lo ou lidar com isso de forma positiva, pode levar a diabetes, obesidade e risco aumentado de várias doenças.

2-Menos Estresse

O estresse pode sabotar seus objetivos de uma vida saudável. Quando você come por necessidade, quando se está com fome, e não por impulso; a tendência é diminuir o estresse emocional que há em você.

Quando você está mais em sintonia com suas emoções, leva suas escolhas alimentares a sério, você para de comer quando está cheio e você come porções mais realistas.

Além disso, quando você está mais consciente dos impactos do estresse em você, consequentemente você pode parar os comportamentos automáticos que levam ao impulso.

3- Mais Satisfação ao Comer

Comer com prazer se conecta ao prazer de comer alimentos saudáveis, sem deixar você perder o controle.

Quanto mais satisfação você sente ao comer, quando se está realmente com fome, menos comida você sente a necessidade de consumir.

Quando você presta atenção ao alimento que está comendo, a textura, o sabor, o aroma; sente mais prazer e geralmente algumas mordidas já te satisfazem.

O seu cérebro reconhece que é bom, você percebe o quanto já comeu e que sempre haverá outra chance de comer outra vez.

4 – Melhora a Saúde

De acordo com certos estudos, comer apenas quando se está com fome pode resultar em melhor autogestão em relação a doenças, incluindo diabetes, problemas digestivos, distúrbios alimentares e mais, que exigem planos dietéticos específicos.

Por exemplo, um estudo de 2013 publicado no Journal of the Academy of Nutrition Dietetics, encontrou melhorias significativas para a saúde, baseado em se comer somente quando sentir fome.

Entre elas: a perda de peso moderada e melhor controle glicêmico em pacientes diabéticos.

A disponibilidade de tratamentos alimentares conscientes eficazes permitiu aos pacientes com diabetes controlassem melhor suas próprias escolhas ao atender suas necessidades de autocuidado.

Em outras palavras, a atenção plena atuava como um tratamento complementar de diabetes natural quando os pacientes diabéticos se tornaram mais conscientes do que estavam comendo, por que estavam comendo, quanto e o que podiam fazer para mudar.

Eles melhoraram a ingestão de alimentos e os níveis de açúcar no sangue quando se tornaram mais sintonizados com seus próprios hábitos e passaram a comer apenas quando sentiam fome.

Pratique a Reeducação Alimentar

Alimente-se quando sentir fome e assim educará o seu organismo a não entupir-se de comida e de alimentos industrializados.

Lembre-se que a reeducação alimentar muda a sua vida, mas para isso você precisa de determinação, hábito e consistência. Você consegue!

Não deixe de consultar um médico especialista.

Quer saber mais sobre emagrecimento e alimentação? Assista ao meu vídeo:

MITOS DO EMAGRECIMENTO-AS MAIORES MENTIRAS

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentação de verdadecaloriascomercomer por impulsocomidadiabéticosdr. juliano pimentelemagrecerflutuações de pesofomehábitosníveis de açúcar no sangueobesidadeproblemas emocionaisválvula de escape

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta