Própolis quais os benefícios e como usar?
A própolis é um produto ideal para inserir na sua rotina matinal de cuidados. E qualquer pessoa que busca saúde pode lançar mão desse fitoterápico!
Conhecida principalmente por seus benefícios no combate a gripes e resfriados, essa substância vai além.
Afinal, possui efeitos anti-inflamatório e antioxidante. Além disso, melhora a função neurológica e a função imunológica.
É um produto natural derivado de resinas vegetais coletadas pelas abelhas. Possui tantos fotoquímicos que é conhecido como antibiótico natural.
Benefícios de consumir própolis
É benéfica para problemas gastrointestinais
Em 2017 um estudo analisou a ação da própolis em pacientes com problemas gastrointestinais.
O resultado final foi positivo. Afinal, seus componentes incluindo o éster fenetílico do ácido cafeico (CAPE), artepillin C, kaempferol e galangina, demonstraram eliminar eficazmente os patógenos, incluindo H. pylori (1).
Própolis para a saúde bucal
Setenta e seis voluntários participaram de dois ensaios clínicos para validar o uso desse composto para a saúde bucal. O resultado foi positivo, o uso de própolis reduziu as bactérias orais e o acúmulo de placa (2).
Por isso, o extrato é usado como uma alternativa para prevenir problemas periodontais e gengivais. Além disso, o extrato possui atividade anti-placa e melhora a saúde gengival (2).
Outro ponto positivo foi o resultado de um ensaio com 30 estudantes de odontologia. Eles compararam creme dental tradicional com creme dental à base de própolis e ervas. Após duas semanas de ensaio, o creme à base própolis apresentou um melhor resultado na redução da placa dentária após 2 semanas (4).
Para finalizar, ele ajuda a reduzir a contagem salivar de um micróbio causador de cáries (Streptococcus mutans). Esse resultado foi obtido a partir de um ensaio clínico com 30 crianças saudáveis em que foi testado na goma de mascar. (5).
Ajuda no controle da diabetes
Um estudo de 2005, indica que o extrato de própolis usado no tratamento de diabetes ajudou a diminuir os níveis de açúcar no sangue e o colesterol.
Outro estudo realizado com mais de 250 pacientes com diabetes tipo 2, também teve resultados promissores. O uso de 400-1500 mg por dia reduziu o açúcar no sangue e aumentou a defesa antioxidante (6).
Suporte imunológico
Uma vez na vida você já espirrou própolis na garganta quando estava com dor. Isso porque, a própolis fornece um suporte poderoso para as defesas imunológicas. Além disso, auxilia na função imunológica equilibrada.
Por isso, funciona como um suplemento de inverno. Afinal, apoiar a resistência imunológica e a recuperação de males comuns do inverno.
Proteção do Fígado
Um estudo com ratos mostrou que o extrato de própolis reduziu os danos ao fígado do uso crônico de álcool.
Isso acontece, pois ele age como um protetor do fígado para lesões induzidas pelo álcool. Sendo assim, seu uso reduz o risco de doença hepática (7).
Proteção antioxidante
A própolis oferece comprovada atividade antioxidante para a saúde e proteção celular. O suporte antioxidante é especialmente importante para atletas, saúde do fígado e envelhecimento saudável.
Bem-estar geral
Por fim, os poderosos benefícios imunológicos e antioxidantes dessa resina natural fornecem amplo suporte no corpo para a saúde e o bem-estar geral.
As abelhas protegem a colmeia de bactérias cobrindo os detritos com própolis para bloquear a propagação de parasitas nocivos.
É por isso, que é tão usada para matar bactérias e vírus. Além disso, há estudos sobre esse efeito em fungos e parasitas nocivos quando usada por via oral ou na pele.
Compostos Bioativos de Própolis
A composição química da própolis está intimamente ligada à sua origem geográfica, flora e espécies de abelhas. Além disso, essa variação pode acontecer até mesmo de colmeia para colmeia. É por esse motivo que existem diferentes tipos e cores de própolis (8).
Existem extratos vermelho, amarelo, mas a própolis orgânica que eu indico são as de cor marrom escura ou verde.
Os principais ingredientes ativos da própolis são os flavonóides, como a crisina. Que são fortes antioxidantes que as abelhas obtêm das partes das plantas e flores. As abelhas produzem própolis misturando sua saliva com material vegetal, pólen e cera de abelha (9).
Mais de 300 ingredientes biologicamente ativos foram identificados na própolis até agora. Dentre eles:
- Produtos químicos perfumados;
- Ácidos;
- Carboidratos;
- Óleos vegetais
- Vitaminas B1, B2, C e E.
No entanto, novos tipos do extrato estão sendo descobertos à medida que cresce o interesse em todo o mundo (10).
Por que usar própolis?
O própolis basicamente é uma estrutura usada para impermeabilizar a colmeia. Ou seja, é a cera que a abelha usa para limpar os alvéolos da colmeia. É uma resina de pólen, anti inflamatórios, antibióticos para proteger a colmeia.
Possui propriedade antioxidante muito forte. Por isso, pode ser usado de maneira preventiva contra o câncer.
O extrato é antifúngico, antioxidante e antimicrobiano. É antitumoral, antialérgico, anticâncer, antibacteriano, anti-inflamatório, além disso, tem proteção dentária e anti diabetes.
Dentre os efeitos metabólicos, ele regula a inflamação. Isso porque, ajuda na morte de células que estão problemáticas, induz a função mitocondrial das células, ou seja, gera mais energia.
Por isso, todas as doenças auto imunes terão benefícios com o uso do extrato. Aliás ele aumenta a imunidade de maneira brutal.
Porém, você deve consumir extratos que tenha a composição a partir de 15%. Além disso, você pode mesclar entre o própolis marrom, verde e vermelho a cada três meses.
Existem dois tipos de composição do própolis, o alcoólico e o aquoso. Eu uso o alcoólico, mas em caso de gestante ou lactante o aquoso também é útil.
E a partir de dois anos já pode usar própolis e mel para crianças. Outra vantagem é que ele não quebra o jejum, por isso deve ser consumido em jejum. A partir de 10 gotas de própolis você já terá benefícios.
Já gravei um vídeo com os 9 benefícios do própolis, confira!
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube