close

L-carnitina é essencial para o organismo e a queima de gordura. Ela é uma substância natural produzida pelo organismo através do fígado e dos rins, e armazenada pelos músculos.

Também pode ser adquirida através de algumas fontes alimentares naturais.

Ela possui muitos benefícios, mas a sua principal função é ajudar o organismo a transformar a gordura corporal em energia, ao invés de deixá-la se acumular.

Não deixe de ler e compartilhar!!

L-carnitina e a Queima de Gordura

A L-carnitina é derivada de um aminoácido, e pode ser encontrada em quase todas as células do organismo.

Ela realiza o transporte de células adiposas de cadeia longa (ou ácidos graxos de cadeia longa) que são oxidadas (queimadas) para atravessarem a membrana e chegar até a mitocôndria (organela essencial para a produção de energia celular).

Ao final desse processo as células adiposas são metabolizadas e transformadas em energia, e usadas pelos músculos e o coração.

Sintetizada através de dois aminoácidos essenciais presentes no seu organismo, a lisina e a metionina; que atuam juntamente com niacina, vitamina B6, vitamina C e ferro (1,2).

Por gerar mais energia para os músculos através das células de gordura, ela impulsiona o desempenho físico.

Benefícios

  • Metabolismo energético;
  • Aumento de massa muscular;
  • Resistência cardiovascular, o corpo aprende a queimar gordura e por isso terá uma fonte quase inesgotável de energia;
  • Ação antioxidante;
  • Ação desintoxicante (elimina as toxinas do organismo);
  • Proteção para o sistema imunológico;
  • Prevenção contra o envelhecimento precoce;
  • Fortalecimento dos ossos e inibição da perda de massa óssea;
  • Estimula funções cerebrais saudáveis;
  • Proteção das funções neurológicas;
  • Impulsiona o desempenho atlético.

Fontes Naturais

L-Carnitina e as Fontes Naturais: Cordeiro. Imagem: (Divulgação)

Você pode encontrar essa substância em alimentos ricos em proteína de origem animal, suplementos em cápsulas e em forma líquida.

A carne vermelha, em especial a carne de cordeiro é onde encontramos uma das principais fontes naturais desse nutriente.

Outras fontes incluem alguns vegetais e peixes.

Fontes:

  • Frango
  • Carne de cordeiro
  • Carne de porco
  • Aspargo
  • Bacalhau
  • Carne de boi

Se você não consegue consumir esse nutriente através de origens naturais, uma opção são os suplementos que possuem a substância em sua composição.

Eles podem ajudar a impulsionar a queima de gordura de forma natural.

Deficiência de L-carnitina

Quando existe a deficiência de L-carnitina no organismo, e não se consome uma quantidade adequada através de alimentos naturais de origem animal, como pode acontecer com quem adere ao estilo de vida vegano ou vegetariano; o consumo de suplementos alimentares pode ser uma opção emergencial.

Outros motivos que podem contribuir para a deficiência de L-carnitina no corpo, incluem:

  • Excesso de exercícios físicos;
  • Gravidez;
  • Infertilidade masculina;
  • Crianças em fase de crescimento;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Gordura no sangue;
  • Cirrose;
  • Hipertireoidismo, entre outras doenças.

Antes de optar pelo consumo de suplementos alimentares, converse com o seu médico sobre as possíveis reações e perigos, de acordo com o seu histórico médico.

E para manter uma alimentação equilibrada, nutritiva e impulsionar a queima de gordura, consuma alimentos ricos em L-carnitina e outros alimentos variados naturais.

Evite o consumo de alimentos industrializados e açucarados que prejudicam o bom funcionamento do seu corpo; pratique atividades físicas.

Mantenha um ritmo de vida saudável.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aminoácidoaminoácidos essenciaisCarne de boicélulas adiposas de cadeia longacélulas de gorduracirrosecriançasdeficiência de L-carnitinadesempenho físicodoenças cardiovascularesdr. juliano pimentelemagrecimentoenergiaenvelhecimento precoceexcesso de exercícios físicosFamília VSGferrofígadofontes alimentares naturaisfunções cerebrais saudáveisfunções neurológicasgordurahipertireoidismoinfertilidade masculinaL-Carnitinalisinametioninamitocôndriamúsculosniacinaperda de massa ósseaproteína de origem animalqueima de gorduraResistência cardiovascularrinssuplementosveganovegetarianoVitamina B6vitamina CVIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta