close

Você sabe o que é a L-carnitina? Se você está querendo emagrecer, saiba que a L-carnitina é essencial para o organismo e a queima de gordura. 

O nosso organismo produz naturalmente a L-carnitina, no entanto, ela pode também ser adquirida através de algumas fontes alimentares naturais.

Para saber mais, leia o artigo até o final e comente o que achou!

Afinal, o que é a L-carnitina? e a Queima de Gordura

A L-carnitina é derivada de um aminoácido, e pode ser encontrada em quase todas as células do organismo.

É uma substância natural produzida pelo organismo através do fígado e dos rins, e armazenada pelos músculos.

Ela possui muitos benefícios, mas a sua principal função é ajudar o organismo a transformar a gordura corporal em energia, ao invés de deixá-la se acumular.

Ela realiza o transporte de células adiposas de cadeia longa (ou ácidos graxos de cadeia longa) que são oxidadas (queimadas) para atravessarem a membrana e chegar até a mitocôndria (organela essencial para a produção de energia celular).

Ao final desse processo as células adiposas são metabolizadas e transformadas em energia, e usadas pelos músculos e o coração.

Sintetizada através de dois aminoácidos essenciais presentes no seu organismo, a lisina e a metionina que atuam juntamente com niacina, vitamina B6, vitamina C e ferro (1,2).

Ou seja, a L-carnitina gera mais energia para os músculos através das células de gordura, sendo assim, impulsiona o desempenho físico.

Os principais benefícios

O principal benefício é o processo de transformação da gordura em energia, afinal assim, é possível evitar gordura no fígado, obesidade e uma série de outras doenças relacionadas ao acumulo de gordura corporal. No entanto, este não é o único benefício da L-carnitina.

Dentre os benefícios estão: metabolismo energético, aumento de massa muscular, resistência cardiovascular, afinal o corpo aprende a queimar gordura e por isso terá uma fonte quase inesgotável de energia. 

Além desses a L-carnitina tem ação antioxidante, ação desintoxicante (já que, elimina as toxinas do organismo), ajuda na proteção para o sistema imunológico, prevenção contra o envelhecimento precoce, fortalecimento dos ossos e inibição da perda de massa óssea. 

Por fim, a L-carnitina ainda estimula funções cerebrais saudáveis, proteção das funções neurológicas e impulsiona o desempenho atlético.

Se você deseja ter todos esses benefícios você pode se alimentar de fontes alimentares ricas em L-carnitina. Dessa maneira você garante melhores funções para seu organismo e menos gordura acumulada. 

Principais Fontes Naturais

Você pode encontrar essa substância basicamente em alimentos ricos em proteína de origem animal, assim como em suplementos em cápsulas e em forma líquida.

A carne vermelha, em especial a carne de cordeiro é onde encontramos uma das principais fontes naturais desse nutriente, por exemplo.

L-Carnitina e as Fontes Naturais: Cordeiro. Imagem: (Divulgação)

No entanto, outras fontes incluem alguns vegetais e peixes.

Fontes:

  • Frango
  • Carne de porco
  • Bacalhau
  • Carne de boi

Porém, se você não consegue consumir esse nutriente através de origens naturais, uma opção são os suplementos que possuem a substância em sua composição. Afinal, eles podem ajudar a impulsionar a queima de gordura de forma natural.

Deficiência de L-carnitina

Quando existe a deficiência de L-carnitina no organismo, e não se consome uma quantidade adequada através de alimentos naturais de origem animal, como pode acontecer com quem adere ao estilo de vida vegano ou vegetariano, o consumo de suplementos alimentares pode ser uma opção emergencial.

Outros motivos que podem contribuir para a deficiência de L-carnitina no corpo, incluem:

  • Excesso de exercícios físicos, gravidez, infertilidade masculina, crianças em fase de crescimento, doenças cardiovasculares, gordura no sangue, cirrose, hipertireoidismo, entre outras doenças.

Mas, antes de optar pelo consumo de suplementos alimentares, converse com o seu médico sobre as possíveis reações e perigos, de acordo com o seu histórico médico. É importante também fazer exames e considerar sua alimentação atual, bem como a prática de exercícios. 

E para manter uma alimentação equilibrada, nutritiva e impulsionar a queima de gordura, consuma alimentos ricos em L-carnitina e outros alimentos variados naturais.

Evite o consumo de alimentos industrializados e açucarados que prejudicam o bom funcionamento do seu corpo; pratique atividades físicas.

Mantenha um ritmo de vida saudável.

Se você quer aumentar sua saúde, diminuir seu peso, elevar sua energia tenho um convite especial para você!

 

Clique na imagem acima e participe dessa jornada que ajudará você e toda sua família a terem mais saúde, sono de qualidade e disposição para com a vida!

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãodr. juliano pimentelsaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta