close
AlimentaçãoFitness

Perder Peso com Alimentos Naturais Ricos em Proteínas

Os alimentos ricos em proteínas podem ajudar a perder peso com saúde. Os órgãos, tecidos, músculos e hormônios são produzidos com a ajuda da proteína; por isso é essencial inclui-la na alimentação.

As proteínas estão envolvidas em quase todas as funções do corpo, é importante que você consuma alimentos ricos em proteínas. Estudos mostram que esses alimentos possuem uma série de benefícios para a saúde.

Eles ajudam a perder peso, estabilizar os níveis de açúcar no sangue, melhora a capacidade de aprendizado e concentração, aumenta seus níveis de energia, apoia os músculos e os ossos e a absorção de importantes nutrientes. (1)

Não deixe de ler e compartilhar!!

Perder Peso com Saúde

Perder Peso: a Chia é uma boa opção rica em proteínas. Imagem: (Divulgação)

Confira a seguir os melhores alimentos naturais ricos em proteínas para perder peso, e incluir em seu cardápio.

1- Carne Bovina

A carne bovina alimentada com capim é um dos melhores alimentos ricos em proteína, que você pode encontrar.

Não só fornece quase 50% do valor diário recomendado de proteína, mas também é uma rica fonte de vitaminas A e E, além de poderosos antioxidantes.

Esse tipo de alimento também ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca, e a melhorar os níveis de açúcar no sangue; devido à presença de proteína e gordura saudável. (2)

2- Frango Orgânico

Perder peso: A carne de frango é rica em proteínas. Imagem: (Divulgação)

Um peito de frango fornece mais de 30% do valor diário recomendado para proteínas, tornando-se uma excelente opção proteica.

O frango é também fonte de vitaminas B, como a niacina e a vitamina B6; elas são importantes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, tratamento da diabetes, suporte à saúde cerebral e a redução dos níveis do mau colesterol (LDL).

Escolha frango orgânico para garantir que ele foi alimentado com produtos orgânicos cultivados sem pesticidas e antibióticos. (3)

3-Vegetais

Entre os vegetais ricos em proteínas e que ajudam a emagrecer, estão o espinafre, brócolis e a couve de Bruxelas.

O espinafre é rico em vitamina A e C, folato e antioxidantes. Ele possui quase tanta proteína quanto um ovo, mas com um teor de calorias menor.

4-Goiaba

goiaba possui a maior quantidade de proteínas dentre todas a frutas e ainda cuida da imunidade. Frutas como morango, melão e a laranja também possuem um alto teor de proteínas.

5- Caldo de Osso

O pó de proteína feito de caldo de osso, é embalado com proteínas e aminoácidos poderosos que ajudam na saúde intestinal e desintoxicação. Também contém minerais benéficos, incluindo potássio, cálcio, selênio e magnésio.

Ele também auxilia em: melhorar a saúde das articulações, reduzir a celulite, aumentar o sistema imunológico e tratar a Síndrome do Intestino Permeável.

6- Lentilha

A lentilha é uma ótima maneira para os adeptos ao estilo de vida vegetariano ou vegano, obterem proteína suficiente em suas dietas.

Um copo de lentilhas contém uma boa porção de nutrientes, incluindo proteína, fibra, folato, manganês, ferro, fósforo, potássio e vitaminas do B, apenas para citar alguns.

A proteína nas lentilhas ajuda a aumentar a saúde cardiovascular, auxilia a digestão, regula os níveis de açúcar no sangue, alcaliniza o corpo e equilibra o nível de pH. (4)

7- Gorduras Saudáveis

Outra forma de perder peso com saúde é por consumir alimentos ricos em proteínas, que contenham gorduras saudáveis.

Opte por gorduras saudáveis que ajudam a manter a saciedade. Alimentos como: salmão, linguado, bacalhau ou atum fresco, assim como os frutos do mar. Outra boa opção é o bacon.

O linguado aumenta a sensação de saciedade devido ao alto teor de proteínas, e estimula a fabricação de serotonina.

O salmão selvagem é um dos alimentos mais saudáveis, rico em proteínas, ácidos graxos ômega-3 e uma série de vitaminas e minerais – incluindo a vitamina B12 (com mais de 100% do valor diário de uma peça de 3 onças); vitamina D; selênio; Vitaminas B3, B6 e B5; E potássio.

Ele promove a saúde de todo o seu corpo, incluindo seu cérebro, ossos, coração, olhos, pele e células. (5)

O bacalhau além de conter um alto teor de proteínas ainda estimula o metabolismo, o que auxilia na perda de peso.

8- Ovos

Perder Peso: Ovos são extremamente nutritivos. Imagem: (Divulgação)

ovo possui um perfil completo de aminoácidos; isso significa que ele contêm todos os nove aminoácidos essenciais que precisam fazer parte da sua alimentação.

Ele cuida da saúde do coração, perda de peso, preveni a síndrome metabólica e cuida da saúde da pele.

Rico em biotina, o que ajuda a melhorar a absorção de proteínas.

A vitamina B6 também desempenha um papel importante na absorção de proteínas, ela ajuda as enzimas a quebrarem a proteína, e transporta os aminoácidos desmontados para o sangue. (6,7)

9-Kefir

O kefir (um produto lácteo cultivado) é um alimento probiótico, com fontes equilibradas de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

Os alimentos probióticos ajudam a melhorar a microflora no intestino, apoiando assim sua digestão e a absorção de nutrientes.

Adicionar este alimento rico em proteínas à sua dieta pode melhorar o sistema imunológico, auxiliar a perda de peso e regular o humor (7).

É por isso que o kefir é considerado um superalimento.

10-Amêndoas (e outras nozes)

Outro alimento que ajuda a perder peso são as amêndoas, nozes e castanhas do Pará.

As amêndoas possuem proteínas, antioxidantes, vitaminas, minerais como o magnésio, ácidos graxos não saturados e fibras.

Benefícios do consumo:

  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Redução de inflamações;
  • Saúde cognitiva;
  • Saúde cutânea;
  • Controle dos níveis de açúcar no sangue. (8)

11-Quinoa

A quinoa é um bom substituto para o arroz e é super nutritivo. Ele é rico em fibras, aminoácidos essenciais, cálcio, e em vitamina C.

12-Sementes

Opte por sementes de abóbora e sementes de chia.

Como você pode ver, alimentos rico em proteínas para perder peso são muito nutritivos, podem estimular a perda de peso de forma natural e saudável.

Eles aumentam a sensação de saciedade, evitando assim que você coma mais do que deve e demore mais para sentir fome.

Nutrem, ajudam a acelerar o metabolismo, facilitam a perda de peso, auxiliam na digestão, no aumento da imunidade e ainda cuidam de outras funções do seu organismo.

Por isso vale muito a pena optar por esse tipo de alimentação, ao invés de consumir alimentos industrializados.

Mas não se esqueça de que o excesso de proteínas também podem ser prejudiciais para a sua saúde.

Por isso verifique com o médico especialista, qual é cardápio nutricional correto de acordo com o seu histórico médico.

E consuma alimentos saudáveis de forma equilibrada, sem excessos ou deficiências.

E pensando em ajudar pessoas como você, que se preocupam com a saúde e a alimentação correta, que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação; com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos.

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN  V2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentos ricos em proteínasbacalhaucaldo de ossocarne bovinadoença cardíacadr. juliano pimentelespinafrefósforfrango orgânicofrutasimunidadekefirLentilhasmagnésiomau colesterolmelhores alimentosorganismopeito de frangoperda de pesoperder peso comproteínasproteínas para perder pesoquinoasalmãosaúdeserotoninasíndrome do intestino permeávelveganosvegetarianosvitaminas Avitaminas BVitaminas B3

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.