close
Alimentação

Sucralose Faz Bem ou Mal à Saúde? Entenda!

Será que a sucralose é mesmo mais saudável que o açúcar refinado? Sucralose é um adoçante artificial, utilizado por muitas pessoas que querem evitar o açúcar. Mas o que muitos não sabem é que esta substância possui malefícios; assim como outros adoçantes perigosos que são adicionados à uma variedade de alimentos.

Já escrevi um artigo no site especificando os malefícios do açúcar, então você já deve saber que o açúcar, seja ele refinado, adicionado é um veneno.

clique aqui detox 7 dias

O açúcar é viciante e causa uma série de malefícios. Por conta disso, as pessoas procuram substituir o açúcar por adoçantes.

É essencial ficar longe dos alimentos industrializados, processados e artificiais.

A sucralose é um dos tipos de adoçantes mais consumidos no lugar do açúcar, e neste artigo eu vou explicar o que ela causa no seu organismo.

Não deixe de ler e compartilhar.

Sucralose

Sucralose: é uma boa opção?. Imagem: (Divulgação)

Os adoçantes artificiais elevam o açúcar no sangue, e também podem aumentar os níveis de insulina.

Eles são muitas vezes adicionados a alimentos diet e light, por não conterem caloria em sua composição, mas isso não significa que eles ajudam a emagrecer. Elem ainda aumentam as chances de você engordar.

Os adoçantes artificiais causam sintomas como dores de cabeça, enxaquecas, ganho de peso e condições ainda mais graves como doenças cardiovasculares. (1)

O que muitas pessoas não sabem é que os adoçantes causam um vício muito perigoso: o vício em alimentos doces!

Eles reciclam o paladar, deixando-o acostumado com sabores cada vez mais doces; o consumo excessivo de açúcar aumenta as chances de obesidade, diabetes, prejudica os rins, além de causar inúmeras outras doenças. (2)

A sucralose foi considerada um dos piores adoçantes para a saúde, logo atrás do aspartame.

Descubra mais sobre os males desta substância.

 

Malefícios da Sucralose

A sucralose é um adoçante organoclorado sintético (OC), usado como ingrediente comum em muitos alimentos. Derivada do açúcar, e foi originalmente introduzida como um substituto natural dele.

Na realidade, ela é um derivado de sacarose clorado, ou seja, o cloro. O cloro é um dos produtos mais tóxicos do planeta! A sucralose não contém calorias e é em torno de 600-700 vezes mais doce do que o açúcar (3, 4).

Inicialmente, a sucralose foi encontrada através do desenvolvimento de um novo composto inseticida, e não era originalmente destinada para o consumo na alimentação.

Ela é um dos principais adoçantes responsáveis pelo vício em alimentos, e bebidas excessivamente doces.

Estudos observacionais não encontraram nenhuma relação entre o consumo de adoçante e diminuição de peso corporal. Alguns deles, inclusive, mostraram o aumento do índice de massa corporal. (5)

Ao cozinhar a sucralose em altas temperaturas, pode liberar no alimento diversos compostos tóxicos. Ela pode alterar os níveis de glucose, insulina e péptido 1 semelhante ao glucagon. (3)

O que Fazer?

Órgãos públicos e de saúde consideram a sucralose um adoçante seguro. Porém, novos estudos levantaram questões sobre os efeitos colaterais, mostrando que ela pode ter efeitos negativos no metabolismo.

A sucralose é artificial, e traz diversos malefícios para a saúde como foi abordado neste artigo. Escolha  outras opções de substitutos naturais do açúcar como a canela e xylitol, ou simplesmente não adoce os alimentos.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açúcaraçúcar refinadoadoçanteadoçante organoclorado sintéticoadoçantes artificiaisaumento do índice de massa corporalbemclorodietadr. juliano pimentelemagrecerengordaganho de pesoglucoseinseticidalow carbmalníveis de insulinaobesidadesaúdesucralosevício

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

7 Comentários

  1. Não que o artigo seja ruim , mas essa questão de adoçar com canela e xylitol como únicas opções são muito restritivas.Meu filho tem 12 e não usamos açucar em casa para nada já ha alguns anos,usamos sucralose , devido a ser o que mais se aproxima do açúcar.Muito difícil introduzir na alimentação de uma criança a sugestão.Para uma criança não é simples assim.

  2. Só q faltava né? Agora tudo faz mal? Até o adoçante! Porq eu tomo zero cal sucralose e sei lá se é vdd ou não, na vdd eu acho q até o ar q a gente respira transmite doenças. Ta louco! Eu já emagreci 9 kg substitui o açúcar pelo adoçante e to gostando muito.

  3. Eu não sei mais o que faz mal, bem ou engorda. Adoçante sempre foi uma fonte de caloria e aliado ao sedentarismo, acho que até legumes vai fazer mal. A idade da pessoa sempre trará uma decadência de defesas até mesmo para alimentos sem qualquer restrição. Esse lance de moderação não funciona pra muita gente que sequer pode provar determinados alimentos. Se o açúcar faz mal, o álcool e tabagismo o que dizer? A certeza que temos é que precisamos cuidar do nosso corpo o máximo possível para ter uma vida sem doenças que possam piorar nossa qualidade de vida, pois a sepultura é o ponto final pra muita gente. Pra mim o ponto final é a vida eterna com Deus que criou todas as coisas, inclusive o ser humano.

  4. INFORMAÇÕES SEM COMPROVAÇÕES CIENTIFICAS. BOMBARDEANDO MALEFÍCIOS QUE SÓ OCORRERÃO COM UMA SUPERDOSAGEM, ISSO OS QUE SÃO DE FATO REAIS, PORQUE A MAIORIA DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PUBLICAÇÃO NÃO TEM NEM BASE CIENTÍFICA. QUERIA ENTENDER A TROCO DE QUE CERTOS “MÉDICOS” FAZEM TODO ESSE TERRORISMO NUTRICIONAL A TROCO DE NADA.

Enviar Resposta