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Alimentação

Vitamina A: Principais Fontes e Benefícios para a Saúde

Dr Juliano Pimentel

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que tem um papel fundamental na saúde da visão, função neurológica, da pele, entre outros. A deficiência dela pode causar cegueira noturna e, eventualmente, o espessamento da córnea e cegueira.

Neste artigo, eu vou explicar os principais benefícios da vitamina A.

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Vitamina A 

A vitamina A é solúvel em gordura e também é um poderoso antioxidante. Desempenha um papel importante manutenção da visão saudável, saúde neurológica, pele saudável e muito mais.

Ela como todos os antioxidantes, está envolvida na redução da inflamação através da luta contra os danos dos radicais livres.

Consumir uma dieta rica em antioxidantes, é uma maneira de retardar naturalmente o envelhecimento. 

Antioxidantes como a vitamina A também são responsáveis pela construção de ossos fortes, regulação genética, saúde da pele, facilitando a diferenciação celular e apoio à função imunológica.

Fontes 

Ela é encontrada em duas formas primárias: vitamina A ativa e betacaroteno

A vitamina A ativa provém de alimentos derivados de animais e é denominada como retinol. Esta vitamina “pré-formada” pode ser usada diretamente pelo corpo.

O outro tipo de vitamina A, que é obtido a partir de frutas e vegetais coloridos, é na forma de carotenoides, que são convertidos em retinol pelo organismo.

O betacaroteno, um tipo de carotenoide que é encontrado principalmente em plantas, precisa primeiro ser convertido em vitamina A ativa para ser utilizado pelo organismo.

Especialistas e médicos recomendam a obtenção de antioxidantes como ela a partir de uma dieta bem equilibrada, rica em frutas, legumes e alimentos de verdade, em vez de suplementos.

Sintomas de Deficiência

Ela é essencial para a visão, bem como o crescimento ósseo adequado, pele saudável e proteção das membranas mucosas do trato digestivo, respiratório e urinário contra a infecção.

Pessoas com possuem má absorção de gorduras a longo prazo, são muito suscetíveis ao desenvolvimento de uma deficiência dessa vitamina.

As preocupações de saúde mais comuns que causam a má absorção dela incluem problemas de sensibilidade ao glúten, síndrome do intestino permeável e respostas autoimunes, doença inflamatória intestinal e distúrbios pancreáticos.

Alcoólatras, cujo excesso de toxicidade cria baixos níveis dessa vitamina, também correm um maior risco dessa deficiência.

Benefícios  da Vitamina A

Vitamina A Melhora a Saúde dos Olhos. Imagem: (Divulgação)

Os principais benefícios vitamina A incluem:

  1. Melhora a Saúde Ocular

O betacaroteno, a forma de vitamina A encontrada em plantas, desempenha um papel na prevenção da degeneração macular, a principal causa de cegueira relacionada à idade. 

Um estudo patrocinado pelo Instituto Nacional do Olho, mostrou que pessoas que consomem essa vitamina, correm menos riscos de degeneração macular avançada, durante um período de seis anos.

  1. Melhora a Imunidade

Várias funções do sistema imunológico são dependentes dessa vitamina. Os genes envolvidos na resposta imune são regulados por ela.

O que significa que esse é um nutriente essencial para lutar contra doenças graves como câncer e doenças autoimunes; mas também doenças como a gripe ou resfriados comuns. 

O betacaroteno é também um antioxidante poderoso que pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico (1).

  1. Combate Inflamação

Ela tem propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres, que causam danos nos tecidos e células.  

A ingestão desse nutriente também pode ajudar a diminuir o risco de certos tipos de alergias alimentares.

Níveis reduzidos de inflamação também estão correlacionados com um menor risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

  1. Melhora a Saúde da Pele

O seu consumo auxilia na cicatrização de feridas. 

Trata-se de um nutriente necessário para apoiar todas as células epiteliais (pele), tanto internamente e externamente, e é uma poderosa ajuda no combate ao câncer de pele.

Estudos provam que ela pode combater a acne e melhorar a saúde geral da pele. Ela ajuda na produção de colágeno, que é responsável por manter a pele jovem. Essa vitamina também pode contribuir para a saúde capilar.

  1. Ajuda a Prevenir o Câncer

De acordo com um estudo realizado na Universidade de York, a ingestão dessa vitamina pode ajudar a tratar várias formas de câncer graças à capacidade da vitamina de controlar células malignas no corpo.

Atualmente, entende-se que o ácido retinoico desempenha um papel importante no desenvolvimento e na diferenciação celular, assim como no tratamento do câncer. 

Demonstrou-se que os cânceres do pulmão, da próstata, da mama, dos ovários, da bexiga, da boca e da pele foram tratados pelo ácido retinoico.

Outro estudo coletou inúmeras referências demonstrando os achados do ácido retinoico em melanoma, hepatoma, câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de próstata.

Os pesquisadores encontraram novas evidências indicando que os mecanismos moleculares no ácido retinoico, podem controlar o crescimentos das células cancerígenas (2).

6- Diabete tipo 2

A vitamina A também possui propriedades como o ácido retinoico que é um derivado da vitamina; de acordo com pesquisas ele pode ajudar a normalizar o açúcar no sangue.

Alimentos Ricos em Vitamina A

Aqui estão algumas das melhores fontes de vitamina:

  • Batata-Doce
  • Fígado de boi
  • Cenouras
  • Folhas verdes e escuras como: Couve, Espinafre, Nabo,
  • Brócolis
  • Alface
  • Ovos
  • Abóbora
  • Atum
  • Frutas tropicais como: Manga
  • Damasco
  • Melão
  • Pimentões
  • Salmão e arenque
  • Carne orgânica

Efeitos Colaterais dos suplementos

Altas doses dela pode ter um efeito contrário, e prejudicar o seu organismo. 

Consumir muita vitamina A da suplementação isolada, ou em combinação com outros antioxidantes podem causar defeitos congênitos, menor densidade óssea e problemas hepáticos.

Os sintomas de toxicidade dela incluem pele seca, dor nas articulações, vômitos, dores de cabeça e confusão (34 ,5). 

Ela é uma vitamina solúvel em gordura e portanto, os suplementos precisam ser consumidos com gordura, a fim de ter uma absorção ideal. 

Essa vitamina tem um papel fundamental na saúde da visão, função neurológica, pele, entre outras funções do organismo.

Antes de consumir suplementos dessa vitamina ou de qualquer outra, consulte o seu médico. Pessoas que bebem muito ou têm doença renal ou hepática também não devem tomar suplementos dela sem conversar com um médico.

Procure obter as quantidades necessárias da vitamina A e de outros nutrientes, a partir de uma alimentação de verdade.

E lembre-se que é essencial visitar um médico especialista para determinar a quantidade certa de vitamina A diária, de acordo com o seu histórico médico, estrutura corporal e hábitos. 

E só use suplementos com orientação médica.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.