close
AlimentaçãoMetabolismo

Vitamina B6 e os Principais Benefícios para a Saúde

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é uma das vitaminas do complexo B. Todas as vitaminas B, desempenham um papel importante em diversas funções físicas e psicológicas.

Ajudam a manter o metabolismo saudável, função nervosa, função hepática, saúde da pele, saúde ocular, aumenta o nível de energia, entre outras funções.

Nesse artigo você vai conhecer as principais fontes, e benefícios da vitamina B6 para a sua saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

Vitamina B6

Vitamina B6 e a Saúde Neurológica. Imagem: (Divulgação)

Envolvida em inúmeras funções biológicas, essa vitamina é usada pelo corpo todos os dias, e desempenha um papel importante em funções como movimento, memória, gasto energético e fluxo sanguíneo.

Ajuda a manter a saúde do sistema nervoso, na produção de hemoglobina que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos em todo o corpo, e nos fornece energia dos alimentos que comemos.

Outras funções essenciais: Equilibra os níveis de açúcar no sangue, atua como um tratamento natural contra a dor, regula o humor, e ajuda a produzir anticorpos para o sistema imunológico.

Crucial para o funcionamento do nosso organismo, entenda agora os benefícios dessa vitamina:

1. Saúde do Cérebro

Essa vitamina ajuda a controlar os níveis de homocisteína; que é um fator de risco para doenças cardíacas, e que pode causar danos aos neurônios do sistema nervoso central (1).

Ela ajuda na produção de hormônios serotonina e norepinefrina, dois hormônios conhecidos como hormônios da felicidade que ajudam a controlar o humor, energia e concentração.

Pesquisadores acreditam que certos transtornos comportamentais em crianças, incluindo TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), são causados ​​por níveis baixos de serotonina.

O consumo de alimentos com vitamina B6, pode ter um efeito benéfico em crianças com transtornos de aprendizagem e comportamento (2).

2. Combate os Sintomas da Artrite

Baixos níveis de vitamina B6 foram associados com o aumento dos sintomas de artrite reumática, incluindo o aumento das dores.

A pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition, observou os benefícios anti-inflamatórios da suplementação de vitamina B6 em pacientes com artrite.

No estudo randomizado, 35 adultos com artrite reumatoide recebem 5 miligramas por dia de ácido fólico, ou 5 miligramas de ácido fólico mais 100 miligramas de vitamina B6 por 12 semanas.

A suplementação de vitamina B6 ajudou a tratar os sintomas.

Concluindo que os resultados fornecem valiosos dados de referência em relação ao benefício dessa vitamina, para reprimir a resposta inflamatória em pacientes com artrite reumatoide (3).

3. Alivia os Sintomas da TPM

Consumir abundância de alimentos com vitamina B6, ou tomar vitaminas do complexo B pode ajudar a prevenir ou tratar os sintomas de TPM (4).

Estudos mostraram que a ela ajuda a combater a dor na mama, náuseas, cólicas, fadiga, dores de cabeça e até acne que ocorre antes do ciclo menstrual da mulher.

Acredita-se que ela ajuda com a TPM devido aos seus efeitos positivos sobre os neurotransmissores que são responsáveis ​​pelo tratamento da dor no cérebro.

Bem como seu papel no aumento do fluxo sanguíneo e na administração de hormônios.

Recomenda-se que as mulheres que sofrem sintomas frequentes de TPM tomem vitaminas do complexo B regularmente, especialmente os 10 dias antes da menstruação.

4. Melhora o Humor

Ela tem um impacto significativo na produção central de neurotransmissores de serotonina, e GABA no cérebro.

Estes são hormônios importantes que controlam o humor e são necessários para prevenir depressão, dor, fadiga e ansiedade.

Ela ajuda a equilibrar o humor e a prevenir transtornos de humor (5).

5. Mantém Vasos Sanguíneos Saudáveis

Sem vitamina B6 suficiente, os níveis de homocisteína se acumulam no corpo e danificam os revestimentos dos vasos sanguíneos.

Isso pode preparar o cenário para o acúmulo de placa, o que pode levar à um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Essa vitamina pode ajudar a tratar níveis elevados de homocisteína, para que o corpo possa curar o dano causado aos vasos sanguíneos (6,7,8)

Desempenha um papel no gerenciamento da pressão arterial e dos níveis de colesterol, que são outros dois fatores importantes para a prevenção de doenças cardíacas.

Vitamina B6 e as Suas Principais Fontes

Vitamina B6: Sementes de Gergelim são uma Boa Fonte. Imagem: (Divulgação)

Para aproveitar todos os benefícios dela, adicione alimentos ricos em vitamina B nas refeições.

Confira a seguir as principais fontes dessa vitamina.

– peito de frango, lombo suíno, bife de carne bovina, fígado bovino, salmão, camarão, ovos, pistache, atum, abacate, banana, espinafre, couve-flor, melão, melancia, tomate, amêndoas, ameixas, avelã, sementes de girassol, sementes de gergelim, grãos-de- bico, grão de amaranto e ervilhas verdes.

Cenoura: Ela é rica em vitamina B6, fibras e em grandes quantidades de vitamina A. A vitamina B6 ajuda a formar a bainha proteica em torno das células.

Deficiência de Vitamina B6

Embora a deficiência não seja muito comum, os estudos ligaram uma deficiência de vitamina B6 com um aumento de risco de diferentes distúrbios.

Como:

  • Transtornos neuropsiquiátricos,
  • Convulsões,
  • enxaquecas
  • Dor crônica
  • Doença cardíaca e artrite
  • Mudanças no humor, como irritabilidade, ansiedade e depressão
  • Confusão mental
  • Dores musculares
  • Baixa energia ou fadiga
  • Piora dos sintomas dos sintomas da TPM
  • Piora dos sintomas de anemia

Os idosos possuem mais chances em sofrer com a deficiência de vitamina B6.

Consumir alimentos com essa vitamina, é crucial pois desempenha um papel essencial em funções do nosso organismo.

Mas não basta consumir somente os alimentos ricos em vitamina B6; é essencial iniciar uma reeducação alimentar para prevenir doenças, deficiências de nutrientes, manter a qualidade de vida, longevidade, entre outros benefícios.

Pensando nisso e em ajuda pessoas como você que se preocupam com a alimentação e a saúde, eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação; com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Tenha acesso aos Bônus Exclusivos!!

Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : artrite reumáticabenefícios anti-inflamatóriosCombate os Sintomas da Artritedr. juliano pimentele-bookfunção hepáticafunções biológicashormônios da felicidadehormônios serotoninaníveis de açúcar no sanguepiridoxinasaúde do cérebrosaúde do sistema nervosoTDHATranstorno de Déficit de Atenção com Hiperatividadevitamina BVitamina B6vitaminas do complexo B

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta