Alimentos naturais afrodisíacos
A ciência comprova que certos ingredientes ao serem consumidos aumentam a libido. Alguns deles você vai conhecer neste artigo.
O ponto principal é que os alimentos que são afrodisíacos comprovados fazem parte de uma dieta que contribui para uma circulação sanguínea saudável, pode ajudar a equilibrar os hormônios e aumentar a vitalidade, tudo necessário para aumentar a libido.
A energia contida na comida, seu legado cultural e associações ritualísticas, e o aroma, textura, forma e cor de uma comida podem desencadear excitação – tendo em mente que o cérebro é o maior e mais potente órgão sexual do corpo.
01 – Cacau
O primeiro na lista de alimentos naturais afrodisíacos era conhecido pelos maias e astecas acreditavam como a comida dos deuses e o usavam em rituais por sua suposta conexão com ritos de sangue.
Montezuma, o imperador asteca conhecido como um grande conquistador, usava chocolate para “alimentar seus encontros românticos” (1). Mas foram os astecas os primeiros a estabelecer o chocolate como afrodisíaco, associando-o ao poder sexual e aumento da libido.
Hoje em dia, a ciência por trás da alegação vem principalmente de um estudo de 2006 publicado no Journal of Sexual Medicine, que procurou estabelecer o chocolate como afrodisíaco (2).
Os resultados do estudo, realizado com mulheres no norte da Itália, confirmaram uma ligação entre o consumo diário de chocolate e o aumento do desejo sexual. Isso porque o chocolate contém duas substâncias químicas envolvidas na excitação sexual: a primeira é o triptofano, um bloco de construção da serotonina, conhecido por aumentar o prazer. O outro é a feniletilamina, um estimulante relacionado à anfetamina, que é liberado pelo cérebro quando as pessoas se apaixonam.
02 – Maca
Quando se trata de superalimentos, a maca, uma planta nativa das altas elevações das montanhas peruanas, é mais conhecida como um pó potente, já que oferece um aumento de energia não nervosa e por isso aparece também como um dos alimentos naturais afrodisíacos.
Mas a maca também é um afrodisíaco comprovado há séculos. Energeticamente, acredita-se que a maca ajuda a equilibrar o chakra do plexo solar, que rege a confiança e o poder pessoal, bem como o chakra sacral, que rege a sexualidade e a energia criativa.
A maca é usada pelo povo peruano há milhares de anos para obter energia e fertilidade (3). Esse mesmo estudo sugere que a maca pode aumentar a contagem de esperma,
Outro estudo do NIH confirmou a eficácia da maca como um superalimento masculino, útil para aumentar a libido de homens com baixa testosterona.
Uma sugestão de uso é adicionar um pouco de maca em pó orgânico de alta qualidade em um café com leite com leite de nozes caseiro aquecido, açafrão e canela para aumentar a vitalidade sexual.
03 – Abacate
Os astecas os chamavam de ahuacatl, que alguns dizem que se traduz na palavra testículo.
Embora esse nome seja provavelmente atribuído à forma e aos padrões de crescimento do abacate, os abacates oferecem benefícios para aumentar a fertilidade. Metade de um abacate contém cerca de 10% de nossa dosagem diária recomendada de vitamina E, e a vitamina E demonstrou apoiar a fertilidade para homens e mulheres (4,5).
Os abacates também são ricos em vitaminas B, que podem auxiliar na energia e vitalidade.
Uma das maneiras mais improváveis de tornar o abacate divertido é adicionar outro afrodisíaco, o cacau. Veja a receita da mousse afrodisíaca aqui.
04 – Mel
Por séculos em todas as culturas, o mel tem sido usado por seus poderes terapêuticos.
Embora seja principalmente açúcar e água, possui uma composição química complicada, que se especializa dependendo do tipo de flores das quais a abelha se alimenta. Um relatório do NIH sobre o uso medicinal do mel observa que é um poderoso antioxidante, antifúngico e antiinflamatório, com benefícios para o sistema cardiovascular (6).
https://www.youtube.com/watch?v=wz9eW7TXl8g
Além disso, contém compostos necessários para o equilíbrio hormonal, incluindo estrogênio e testosterona, necessários para uma libido saudável. Por isso, entra como um dos alimentos naturais afrodisíacos.
O mel também é denso no elemento boro, o que aumenta o fluxo sanguíneo. Supõe-se que o antigo cientista grego Hipócrates usou mel para manter o vigor sexual, talvez devido a essas propriedades.
05 – Figos
A aparência dos figos, assim como o seu aroma e textura, contribuem para a fama deste fruto como afrodisíaco.
No entanto, é o que está dentro desses alimentos poderosos que conta. Os aminoácidos (compostos vegetais) nos figos agem como afrodisíacos.
Como blocos de construção das proteínas, os aminoácidos apoiam a produção de hormônios sexuais necessários para a reprodução. Os aminoácidos encontrados nos figos “também são conhecidos por aumentar a resistência”.
06 – Açafrão
O açafrão tem sido usado na cura indiana e persa há milhares de anos. Ele oferece inúmeros benefícios à saúde, sendo a afrodisia um deles.
Há rumores de que Cleópatra se banhava em banhos de leite e açafrão. A cor vermelha brilhante do açafrão ajuda a equilibrar o chakra da raiz, que rege a confiança e a segurança. Um chakra da raiz equilibrado pode ajudá-lo a se sentir aterrado, confiante e energizado
Para além desses benefícios, o açafrão pode melhorar a disfunção sexual em homens e mulheres, de acordo com um estudo de 2019 (7).
Este estudo observa que o açafrão é eficaz em aumentar “excitação, desejo, satisfação sexual, orgasmo e satisfação geral”. Além disso, o açafrão pode ser útil no controle da disfunção erétil, pois apoia a circulação e o relaxamento.
Para adicionar à sua dieta faça um copo de leite de nozes quente com açafrão e mel.
Introduzir esses alimentos naturais afrodisíacos em sua dieta é questão de hábito.
Segundo Maxwell Maltz, 21 dias é o tempo necessário para que nós consigamos criar um novo hábito!
Se você quer ter minha ajuda por 21 dias para criar um novo hábito e consumir mais alimentos saudáveis e energéticos conheça o D21!
Abraços e fique com Deus,
Dr. Juliano Pimentel