O que engorda?
Se esse não for o maior questionamento do século, não sei qual é! Brincadeiras a parte, mas saber o que engorda é tão necessário quanto saber o que emagrece.
Nosso pensamento tende sempre a se questionar para a solução. Se estou acima do peso, o pensamento é sobre o que emagrece, se tenho hipertensão, o que diminui a pressão e assim por diante.
Mas um exercício extremamente necessário a se fazer é pensar sobre as causas. Vamos ser sinceros, ninguém engordou ou desenvolveu hipertensão do nada.
Essas doenças são silenciosas. O indivíduo vai engordando, perdendo as roupas, vai se acostumando com o peso, e quando menos espera se assusta por ter engordado 20, 30 quilos.
Estar acima do peso é um problemão porque significa que seu corpo está desajustado e sobrecarregado. Mesmo que seus exames de sangue estejam dentro do padrão, é preciso compreender que seu corpo está funcionando em sobrecarga, fora do padrão. E esse deve ser o pensamento.
Afinal, o que engorda?
A resposta da Organização Mundial da Saúde diz que o que engorda “é um desequilíbrio energético entre as calorias consumidas e as calorias gastas”.
Ou seja, comemos demais, ou somos muito sedentários, ou os dois. Por essa lógica, qualquer excesso de calorias – seja de proteína, carboidrato ou gordura (os três principais componentes, ou “macronutrientes”, nos alimentos) – inevitavelmente engordará.
Portanto, a solução também é óbvia: coma menos, exercite-se mais.
Mas ainda assim, se observarmos existem pessoas que se alimentam bem e se movimentam, estão com os exames em dia, e ainda assim acima do peso. Enquanto outras não se alimentam de maneira saudável, são sedentárias e magras.
O que explica esses casos?
Bom, para além desta vertente da OMS divulgada e aceita por todos, há também a hipótese que o que engorda é uma falha no equilíbrio energético.
A base da OMS considera que uma caloria é uma caloria, seja ela proveniente de gordura, carboidrato ou proteína.
Mas, considerando o papel da insulina de ser liberada com mais facilidade quando se come um carboidrato, por exemplo, nos faz crer que a composição de macronutrientes afeta o acúmulo de gordura.
Isso quer dizer que uma caloria de carboidrato engorda mais do que uma de proteína ou gordura, presumivelmente por causa do efeito sobre a insulina.
O quanto se come e o que se come
Temos o consenso de que excesso de calorias causa a obesidade. Mas o mais importante é ter a clareza de que calorias de carboidratos, são mais propensas a gerar o acúmulo de gordura que calorias de proteína ou gordura, por exemplo.
Leia sobre as melhores fontes de gordura.
O que engorda está relacionado a quantidade que se come, mas principalmente o que se come.
Se você chegou neste artigo, acredito que esteja preocupado com seu peso.
Fique tranquilo, pois você pode reverter o excesso de peso através da mudança de hábitos.
Segundo Maxwell Maltz, 21 dias é o tempo necessário para que nós consigamos criar um novo hábito!
Se você quer ter minha ajuda por 21 dias para criar um novo hábito e ter mais segurança para escolher as melhores calorias para você consumir diariamente, conheça o D21!
Abraços e fique com Deus,
Dr. Juliano Pimentel