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Açúcar é Prejudicial para a Saúde? Descubra a Verdade

Dr Juliano Pimentel

Muitos especialistas falam que o açúcar é prejudicial para a saúde. Mas muitas pessoas ainda duvidam disso. Será que ela tem relação com o aumento de peso das pessoas nos últimos anos? A indústria do açúcar luta ativamente para mudar a opinião pública sobre os efeitos do açúcar para a saúde. 

Neste artigo, eu você vai descobrir se o açúcar é prejudicial.

Não deixe de ler e compartilhar.

Açúcar é Prejudicial?

O Açúcar é Prejudicial?

1- Doenças Cardiovasculares

Muitas pessoas ainda culpam a gordura dietética pelas doenças cardíacas.

Porém, pesquisas têm apontado o açúcar como o verdadeiro culpado. De fato, em 2016, pesquisadores descobriram um enorme escândalo da indústria do açúcar, provando que o lobby do açúcar patrocinou a pesquisa falsa de Harvard na década de 1960.

Acontece que o lobby do açúcar financiou os pesquisadores de Harvard, voltando o foco para o suposto papel das gorduras naturais na doença cardíaca (1).

Esta “pesquisa” errada concluiu que não havia “dúvida” de que a única intervenção dietética necessária para prevenir a doença coronariana era comer menos colesterol e comer gordura poliinsaturada em vez de gordura saturada (2).

Nós sabemos que isso não é verdade. Em 2014, os pesquisadores foram capazes de mostrar cientificamente que a ingestão de muito açúcar pode aumentar significativamente o risco de doenças cardiovasculares.

Na verdade, as pessoas que consomem 17 a 21% de calorias de açúcar enfrentam um risco 38% maior de morrer de doenças cardiovasculares em comparação com aqueles que tem apenas 8% de suas calorias de açúcar. O risco relativo foi mais do dobro para aqueles que consumiram 21% ou mais de suas calorias de açúcar adicionado (3).

2- Açúcar e doença hepática

A doença hepática gordurosa não-alcoólica está relacionada com o consumo de xarope de milho de alta frutose escondido em bebidas e alimentos processados (4).

O fígado gorduroso não alcoólico ocorre quando a gordura se acumula no fígado. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Sydney no Hospital Westmead na Austrália, a doença crescente é paralela à frequência de obesidade, resistência à insulina, síndrome metabólica e diabetes tipo 2. E muitos americanos com a doença não experimentam quaisquer sintomas.

Pesquisadores da Universidade Tuft descobriram que pessoas que bebem uma bebida açucarada por dia enfrentam um risco maior de doença hepática gordurosa não alcoólica em comparação com aqueles que evitam bebidas com açúcares adicionados (6)

3-Açúcar e microbiota do intestino

O açúcar muda a microbiota do intestino de uma forma que aumenta a permeabilidade intestinal.

Isso significa que a inflamação crônica de baixo grau que o açúcar desencadeia pode levar à transferência de substâncias do intestino para a corrente sanguínea. Isso pode desencadear obesidade e outras doenças crônicas metabólicas (7, 9).

4-Açúcar e resistência à insulina

A principal função da insulina é conduzir a glicose da corrente sanguínea para as células. Mas quando comemos uma dieta ocidental rica em açúcar, as células tendem a se tornar resistente aos efeitos da insulina.

Quando isso acontece, o pâncreas começa a secretar ainda mais insulina para remover a glicose da corrente sanguínea, porque a glicemia elevada é tóxica.

É assim que a resistência à insulina leva a níveis elevados de insulina no sangue. Mas a insulina também tem outra função importante, ela diz às células de gordura para pegar gordura da corrente sanguínea e armazená-las.

É assim que a insulina causa obesidade.

Quando o corpo se torna ainda mais resistente à insulina, as células beta no pâncreas eventualmente se danificam e perdem a capacidade de produzir insulina suficiente. Isto é uma das causas da diabetes tipo II, que agora aflige cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

O excesso de frutose é uma causa conhecida de resistência à insulina e insulina elevada no sangue (10).

5- O açúcar é viciante

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Açúcar é prejudicial? Será que possui efeito viciante?

Quando comemos açúcar, a dopamina é liberada no cérebro, dando-nos uma sensação de prazer. Isto é semelhante ao efeito das drogas, como a cocaína (11).

Nosso cérebro é obcecado por procurar atividades que liberam dopamina. Atividades que liberam uma quantidade enorme dela são especialmente desejáveis.

Em certos indivíduos com uma certa predisposição ao vício, isso faz com que o comportamento de busca de recompensas seja típico da dependência de drogas abusivas.

Estudos em ratos demonstram que eles podem, de fato, se tornar fisicamente viciados ao açúcar (21). Isso é mais difícil de provar em seres humanos, mas muitas pessoas consomem açúcar e outros alimentos lixo em um padrão que é típico de compostos viciantes e abusivos.

6- Açúcar não contém quaisquer vitaminas ou minerais

Açúcar é vazio/pobre em nutrientes. A maioria dos alimentos de alto teor de açúcar como doces, refrigerantes e barras de chocolate contêm muito poucos nutrientes essenciais. Pessoas que comem alimentos açucarados ao invés de comer alimentos de verdade, provavelmente, se tornam deficientes em muitos nutrientes importantes.

Quais ingredientes você deve Evitar

Açúcar é Prejudicial? Evite os derivados do açúcar

Os açúcares podem ter vários nomes diferentes nos rótulos dos ingredientes.

Fique atento aos rótulos, outros nomes para o açúcar adicionado incluem:

  • Dextrose anidra;
  • Açúcar mascavo;
  • Açúcar em pó de confeiteiro;
  • Xarope de milho;
  • Sólidos de xarope de milho;
  • Dextrose;
  • Frutose;
  • Xarope de milho rico em frutose (HFCS);
  • Mel;
  • Açúcar invertido;
  • Lactose;
  • Xarope de malte;
  • Maltose;
  • Xarope de bordo;
  • Melaço;
  • Néctares;
  • Açúcar cru;
  • Sacarose;
  • Açúcar granulado branco.

Açúcar é Prejudicial

O açúcar é prejudicial para você, de fato. Ele afeta a função cerebral, pode causar doença hepática gordurosa não alcoólica e aumenta o risco de doença cardíaca.

Existem dezenas de nomes para o açúcar adicionado nos rótulos dos alimentos, mas restringir alimentos e bebidas processadas pode diminuir significantemente sua ingestão de açúcar.

Outra dica, consumir mais proteína de alta qualidade, fibra e alimentos fermentados pode ajudá-lo a diminuir seu desejo por açúcar. Use substitutos do açúcar.

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.
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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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Igor Fernandes ([email protected], [email protected])