close

Existem várias maneiras para aliviar a ansiedade, entre elas praticar esportes, fazer práticas de respiração, melhorar os hábitos alimentares, e a aromaterapia. 

No artigo  de hoje, vamos abordar a aromaterapia como prática para aliviar a ansiedade. 

Gostou do tema? 

Leia, comente e compartilhe.  

Recomendações Aromaterapia 

Aromaterapia é a prática de inalar o perfume dos óleos essenciais para melhorar o seu bem-estar. Uma teoria de como eles funcionam é que, estimulando os receptores de cheiros no nariz, eles podem enviar mensagens para o sistema nervoso, por exemplo. Ou seja, eles também são pensados ​​para ter um efeito sutil sobre os sistemas químicos e energéticos do corpo. Por causa disso, a aromaterapia é freqüentemente usada como um remédio natural para aliviar a ansiedade e o estresse.

Os óleos essenciais devem ser diluídos com um óleo transportador antes de serem aplicados na pele. Pois, é essa diluição que reduz o risco de irritação. Para adultos, a cada 15 gotas de óleo essencial deve ser diluído com 30 ml de óleo transportador. 

O uso de óleos essenciais em crianças, porém, deve estar sob a supervisão de seu médico. No entanto, para as crianças, a mistura é muito mais diluída com uma proporção de 3 a 6 gotas de óleo essencial para 30 ml de óleo transportador. Alguns óleos transportadores populares são amêndoa, coco e jojoba.

Além disso, é importante lembrar que, óleos essenciais nunca devem ser ingeridos. Afinal, não há pesquisa suficiente sobre qualquer óleo essencial para provar que é seguro ingerir. 

Aromaterapia para aliviar a ansiedade 

1. Valeriana

Valeriana é uma erva que tem sido usada desde os tempos antigos. Isso porque, ela contém compostos que promovem o sono e acalmam os nervos, sendo assim, ajuda a aliviar a ansiedade. Por isso, pode ter um leve efeito sedativo no corpo.

Como usar: Adicione algumas gotas de óleo de valeriana a um difusor de aromaterapia e inspire. A valeriana pode deixar você com sono ou relaxado.

2. Jatamansi

Jatamansi está na mesma família de plantas que a valeriana. É usado na medicina ayurvédica para acalmar a mente, bem como, estimular o sono. De acordo com um estudo em 2008, o jatamansi pode aliviar a depressão, já que diminui os neurotransmissores GABA e os receptores MAO no cérebro (1).

Como usar: Massageie óleo de jatamansi diluído em seus templos ou testa.

3. Lavanda

Lavanda é um dos óleos de aromaterapia mais populares. De acordo com a pesquisa de 2012, a aromaterapia de lavanda é pensada para acalmar a ansiedade (2). Isso acontece, porque, a lavanda afeta o sistema límbico, ou seja, a parte do cérebro que controla as emoções. Por isso, ajuda a aliviar a ansiedade.

Como usar: Desfrute de um relaxante banho de lavanda, combinando várias gotas de óleo de lavanda com uma colher de chá de óleo transportador ou um gel de banho sem cheiro. Misture a mistura em água morna antes de entrar.

4. Jasmim para aliviar a ansiedade

De acordo com um estudo de 2013 , a inalação de óleo de jasmim pode promover uma sensação de bem-estar (4). Ao contrário de alguns outros óleos essenciais usados ​​para a ansiedade, acredita-se que o óleo de jasmim acalma o sistema nervoso sem causar sonolência.

Como usar: Inale o óleo de jasmim diretamente da garrafa ou permita que o perfume encha a sala através de um difusor.

5. Manjericão Santo

O manjericão, também chamado tulsi, não é o manjericão que você usa como tempero. Mas, é da mesma família. Ele contém eugenol, um composto que lhe dá um aroma picante e mentolado. De acordo com uma pesquisa de 2014, o manjericão sagrado é uma erva adaptogênica que se mostrou promissora no tratamento do estresse físico e mental.

Como usar: Adicione algumas gotas a um difusor de aromaterapia e inspire enquanto o óleo é dispersado pela sala.

7. Bergamota para aliviar a ansiedade

Óleo de bergamota vem de laranjas de bergamota e tem um aroma cítrico revigorante. De acordo com um estudo de 2015.

Além disso, alguns testes em humanos descobriram que a bergamota ajuda a aliviar a ansiedade e melhorar o humor.

Óleo de bergamota para aliviar a ansiedade.
Óleo de bergamota para aliviar a ansiedade.

Quando usada topicamente, a bergamota pode aumentar a sensibilidade ao sol.

Como usar: Coloque algumas gotas de óleo de bergamota em uma bola de algodão ou lenço. Inale o aroma duas a três vezes para ajudar a aliviar a ansiedade.

8. Camomila

A camomila é bem conhecida por suas propriedades relaxantes e sedativas e perfume inebriante. Não há muita pesquisa sobre o óleo essencial de camomila para a ansiedade.

No entanto, um estudo têm mostrado, que os suplementos de camomila podem beneficiar pessoas com transtorno de ansiedade generalizada leve a moderada.

Como usar: Massagem de óleo de camomila diluída em sua pele ou adicioná-lo a um banho quente.

9. Rosa

O óleo essencial de rosa é extraído de pétalas de rosa. De acordo com Estudo de 2014, usando um banho de rosas de aromaterapia rosa pode reduzir a ansiedade em mulheres grávidas durante o parto.

Como usar: Mergulhe os pés em uma bacia cheia de água morna e óleo essencial de rosa diluída. Você também pode adicionar óleo de rosas ao seu hidratante não aromatizado favorito ou manteiga de karité e massajar na pele.

Além dos óleos essenciais, você pode também consumir sucos desintoxicantes, que são repletos de vegetais e podem ajudar a aliviar a ansiedade.

Sucos para aliviar a ansiedade
Sucos para aliviar a ansiedade

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aliviar o estressealívio da ansiedadeansiedadearomaterapiaestressemanjericão santoóleo de bergamotaóleo de camomilaoleo de lavandaóleo de rosaóleo essencialóleos essenciaisóleos essenciais de manjericãovaleriana

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta