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Benefícios para a saúde e usos do óleo de amêndoa

As amêndoas são um alimento satisfatório com muitos benefícios potenciais à saúde e o óleo de amêndoa não é diferente.

Por isso, fiz esse artigo sobre o óleo de amêndoa para mostrar como você pode beneficiar sua saúde e como pode ser usado como um tratamento de beleza não tóxico e multiuso.

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O que é óleo de amêndoa?

As amêndoas são muito ricas em gordura e por isso, são uma fonte perfeita de óleo.

Enquanto as amêndoas doces são a variedade tipicamente consumida e usada para fazer alimentos, óleos e cosméticos.

Acredita-se que as amêndoas amargas têm propriedades medicinais, embora possam ser tóxicas se não forem processadas adequadamente.

Embora o óleo não seja tão rico em nutrientes quanto as amêndoas inteiras, ele possui benefícios nutricionais.

O óleo de amêndoa é uma excelente fonte de vitamina E e contém uma pequena quantidade de vitamina K.

A maioria dos benefícios para a saúde relacionados ao óleo de amêndoa provém de sua alta quantidade de gorduras saudáveis. Então vamos aos benefícios do óleo.

Benefícios potenciais para a saúde do óleo de amêndoa

As amêndoas inteiras ajudam a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol e ajudam na perda de peso, e o óleo de amêndoa também pode ser bom para a saúde.

De fato, o óleo de amêndoa tem sido associado a uma ampla gama de benefícios potenciais à saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e a estabilização dos níveis de açúcar no sangue (12)

Pode ajudar a manter seu coração saudável

O óleo de amêndoa consiste em 70% de gordura monoinsaturada, pesquisada por seus efeitos na saúde do coração.

Foi demonstrado que as gorduras monoinsaturadas aumentam os níveis de “bom” colesterol HDL.

O HDL é um tipo de proteína que transporta o colesterol das artérias e o transporta para o fígado, onde é decomposto e excretado pelo organismo. Níveis saudáveis ​​de colesterol HDL têm demonstrado ajudar a proteger contra doenças cardíacas (3).

Também foi demonstrado que as amêndoas e o óleo de amêndoa apresentam níveis mais baixos de colesterol LDL “ruim” e colesterol total (4)

Altos níveis de colesterol LDL e colesterol total são considerados fatores de risco para doenças cardíacas. A redução desses níveis pode ajudar a manter o coração saudável.

Em um pequeno estudo, uma dieta rica em óleo de amêndoa reduziu significativamente os níveis de LDL e colesterol total, enquanto aumentou o colesterol HDL em 6% (5).

Rico em Antioxidantes

Além disso, o óleo de amêndoa é uma ótima fonte do potente antioxidante vitamina E.

De fato, 1 colher de sopa (15 ml) desse óleo de noz fornece 26% da ingestão diária recomendada.

Pote com óleo de amêndoa
óleo de amêndoa é útil para sua saúde

A vitamina E é um grupo de oito compostos lipossolúveis que possuem propriedades antioxidantes.

Esses compostos protegem as células de substâncias nocivas chamadas radicais livres.

Embora os radicais livres sejam necessários para a saúde, eles podem causar danos se seus números aumentarem muito no corpo.

A sobrecarga de radicais livres leva a danos oxidativos e tem sido associada a várias doenças crônicas, incluindo câncer e doenças cardíacas (6).

Estudos demonstraram que a ingestão mais alta de vitamina E pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, degeneração macular relacionada à idade e declínio cognitivo em idosos (789)

Pode ser benéfico para o controle de açúcar no sangue

Adicionar óleo de amêndoa à sua dieta pode ajudar a manter o açúcar no sangue estável.

Este óleo é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, as quais demonstraram ajudar a diminuir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

De fato, a substituição de carboidratos por gorduras insaturadas demonstrou diminuir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina e os níveis de HbA1c, um marcador para o controle a longo prazo do açúcar no sangue (10).

Em um estudo, os participantes que consumiram um café da manhã com adição de óleo de amêndoa apresentaram menor nível de açúcar no sangue, após a refeição e durante o dia, em comparação com os participantes que não ingeriram óleo de amêndoa (11).

Além disso, os participantes que consumiram óleo de amêndoa se sentiram mais cheios após a refeição, assim, eles comeram menos ao longo do dia.

Pode ajudar na perda de peso quando associado a uma dieta com baixas calorias

Por fim, uma dieta rica em gorduras saudáveis ​​pode ajudar a perder peso.

Muitas pessoas evitam gorduras quando estão tentando perder peso, porém, consumir os tipos certos de gorduras pode ser benéfico para a perda de peso.

Foi demonstrado que uma dieta que inclui uma quantidade saudável de amêndoas inteiras ajuda as pessoas a perder peso em excesso. Da mesma forma, adicionar óleo de amêndoa à sua dieta pode ajudar a perder gordura.

Dietas ricas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas demonstraram diminuir a gordura corporal e promover a perda de peso.

Em um estudo, uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas melhorou a perda de peso e a composição corporal em mulheres obesas (12)

Outro grande estudo, incluindo 7.447 pessoas, constatou que uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas levou a uma maior redução no peso corporal e na gordura da barriga, em comparação com uma dieta com pouca gordura (13).

No entanto, para conseguir esses resultados é preciso mais que apenas consumir o óleo de amêndoa. Se seu objetivo é perder peso, confira esse material com uma lista dos melhores alimentos para queimar gordura, É GRATUITO!

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

  1. Este artigo nos ajudar a definir qual estratégia usar na hora dos preparos de nosso alimento. Faço uso não constante do óleo de amêndoas na pele e vejo que é realmente maravilhoso. Em alguns shakes uso o leite e com o que sobra, faço a farinha e uso na farofa.

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