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Caldo de Osso: Principais Benefícios e Como Prepará-lo

Dr Juliano Pimentel

O caldo de osso está se tornando cada vez mais popular, especialmente entre as pessoas que buscam hábitos e alimentos mais saudáveis. Ele traz diversos benefícios para a saúde.

Existe uma abundância de evidências que sugerem, que beber esse caldo pode ser muito benéfico.

Neste artigo, eu irei abordar os principais benefícios do caldo de osso.

Não deixe de ler e compartilhar.

Caldo de osso

Caldo de osso é feito ao ferver os ossos e tecido conjuntivo dos animais.

O resultado é um caldo altamente nutritivo e comumente usado em sopas e molhos. Ele também ganhou popularidade recentemente como uma bebida de saúde.

O caldo de osso vem de tempos pré-históricos, quando os caçadores descobriram que partes de animais não comestíveis como ossos e cascos poderiam ser bebidas como caldo.

Você pode fazer caldo de osso usando ossos de praticamente qualquer animal, porco, vaca, vitela, peru, cordeiro, veado, frango ou peixe.

Ossos e tecidos conectivos como pés, cascos, bicos, moela ou barbatanas podem ser usados.

Como fazer

Fazer caldo de osso é muito simples.

Tudo o que você realmente precisa é de uma panela grande, água, vinagre e ossos.

Para você começar, compartilho aqui uma receita fácil que você pode seguir:

INGREDIENTES:

  •         4 litros de água;
  •         2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  •         1-2 kg de ossos de animais;
  •         Sal e pimenta a gosto.

MODO DE PREPARO:

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e leve para ferver.

Cozinhe por 12-24 horas. Quanto mais tempo cozinhar, melhor será o sabor e mais nutritivo será o resultado.

Deixe o caldo esfriar. Colocá-lo em um recipiente grande e descarte as partes sólidas.

Se você quer o caldo ainda mais nutritivo, é melhor usar uma variedade de ossos. Adicionar vinagre é importante porque ajuda a puxar todos os nutrientes valiosos para fora dos ossos e para a água, que é o que será consumido.

Você também pode adicionar legumes, ervas ou especiarias para o seu caldo ter um sabor ainda melhor. Adições comuns incluem alho, cebola, cenoura, salsa e tomilho.

Como você pode ver, caldo de osso é muito fácil de fazer.

Benefícios 

Entre os principais benefícios estão:

  1. Vitaminas e Minerais Importantes

Em geral, o caldo de osso é muito nutritivo.

No entanto, o conteúdo de nutrientes depende dos ingredientes que você usa, porque cada um traz algo diferente para a tabela.

Ossos de animais são ricos em cálcio, magnésio, potássio, fósforo e outros minerais. Os mesmos minerais necessários para construir e fortalecer os ossos.

Os ossos de peixe também contêm iodo, que é essencial para a função da tireoide saudável e metabolismo.

Tecido conjuntivo dá ao caldo glucosamina e condroitina, compostos naturais encontrados na cartilagem que são ótimos para melhorar a saúde das articulações.

Medula fornece vitamina A, vitamina K2, minerais como zinco, ferro, boro, manganês e selênio, e também ácidos graxos omega-3 e omega-6.

Todas estas partes de animais também contêm o colágeno de proteína, que se transforma em gelatina quando cozida e produz vários aminoácidos importantes.

Como os ingredientes fervem, seus nutrientes são liberados na água em uma forma que seu corpo pode facilmente absorver.

Muitas pessoas não recebem o suficiente destes nutrientes em sua dieta, por isso beber caldo de osso é uma boa maneira de obtê-los.

  1. Melhora o Sistema Digestivo

Os cientistas descobriram que a sua saúde depende muito da saúde do trato intestinal.

O caldo de osso também pode ajudar na digestão de outros alimentos.

A gelatina encontrada no caldo ósseo naturalmente atrai e mantém líquidos.

Ajuda a mover os alimentos através de intestino com mais facilidade.

Pesquisas mostram que ele protege a mucosa do trato digestivo em ratos (1).

Um aminoácido encontrado na gelatina, chamado glutamina, ajuda a manter a função da parede intestinal, e pode prevenir e tratar o intestino solta (2).

Por todas estas razões, beber caldo ósseo pode ser benéfico para indivíduos com a Síndrome do Intestino Permeável ou a Síndrome do Intestino Irritável, como colite ulcerativa ou doença de Crohn.

  1. Combate a Inflamação

Os aminoácidos encontrados no caldo ósseo, incluindo glicina e arginina, têm fortes efeitos anti-inflamatórios (3).

Arginina, em particular, pode ajudar a combater a inflamação associada à obesidade.

Um estudo mostra que níveis mais elevados de arginina no sangue, podem ajudar à diminuir a inflamação em mulheres obesas (4).

Outro estudo feito em ratos sugere que a suplementação com arginina poderia ajudar a combater a inflamação em indivíduos obesos (5).

A inflamação crônica pode levar a uma série de doenças graves, como doença cardíaca, diabetes, síndrome metabólica, doença de Alzheimer, artrite e muitos tipos de câncer.

Devido a isso, é importante comer alimentos antiinflamatórios.

  1. Melhora a Saúde

O colágeno é a principal proteína encontrada nos ossos, tendões e ligamentos.

Durante o processo de cozimento, o colágeno dos ossos e do tecido conjuntivo é dividido em outra proteína chamada gelatina.

A gelatina contém aminoácidos importantes que suportam a saúde das articulações.

Ela contém prolina e glicina, que seu corpo usa para construir seu próprio tecido conjuntivo. Isso inclui tendões, que ligam os músculos aos ossos, e ligamentos, que conectam ossos entre si.

O caldo de osso também contém glucosamina e condroitina, que são compostos naturais encontrados na cartilagem.

Vários estudos descobriram que a glucosamina e a condroitina podem diminuir a dor articular e diminuir os sintomas da osteoartrite (6, 7, 8, 9).

As proteínas do caldo de osso também são benéficas para aqueles com artrite reumatoide, uma doença autoimune crônica que causa dano doloroso para os tendões e ligamentos (10).

  1. Ajuda a Perder Peso

O caldo de osso é pobre em calorias, mas ainda pode satisfazer a fome.

Estudos descobriram que comer sopa à base de caldo em uma base regular pode aumentar a saciedade, reduzir a ingestão de calorias e levar à perda de peso a longo prazo (11, 12).

Além disso, o caldo ósseo contém gelatina, que tem também causa o sentimento de saciedade (13).

Estudos descobriram que a gelatina é mais eficaz na redução da fome do que a proteína caseína, que é encontrada nos produtos lácteos (14).

Outro estudo feito com 53 homens descobriu que, quando combinado com treinamento de resistência, o colágeno ajudou a aumentar a massa muscular e diminuir a gordura corporal (15).

  1. Melhora o sono

O aminoácido glicina, encontrado no caldo ósseo, pode ajudá-lo a relaxar. Vários estudos descobriram que a glicina ajuda a promover o sono (16, 17, 18).

Tomar glicina antes de dormir ajudou os participantes a adormecer mais rápido, manter um sono profundo e acordar menos vezes durante a noite. Este estudo também descobriu que a glicina reduziu a sonolência diurna e melhorou a função mental e a memória.

Portanto, beber caldo de osso possui vários benefícios.

Dicas de uso

Aqui estão algumas dicas adicionais para fazer e consumir caldo de osso.

Onde obter ossos?

Em vez de jogar os restos de ossos e carcaças das refeições no lixo, guarde para fazer o caldo.

Você pode coletar os ossos em um saco e armazená-los em seu freezer até a hora de cozinhar.

No entanto, se você não compra e come frangos inteiros e ossos na carne, também é possível comprar em açougues e mercados. A melhor parte é que eles são muito baratos.

Como armazená-lo?

É mais prático fazer o caldo de osso em grandes quantidades.

Ele pode ser armazenado com segurança no refrigerador por até cinco dias. Para durar mais você pode congelá-lo em pequenos recipientes e aquecer porções individuais, conforme necessário.

O caldo de osso contém muitos nutrientes importantes e necessários para a saúde.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

É possível bebê-lo puro ou adicioná-lo à sua dieta. Uma ideia é incrementar os seus sucos detox com o caldo de osso nutritivo!

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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