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Cólica Menstrual – Saiba Como Aliviar as Dores

Dr Juliano Pimentel

As cólicas menstruais podem ser muito dolorosas para algumas mulheres. Pelo menos 50% das mulheres podem sentir cólica menstrual em algum momento da vida.

Além dos incômodos e irritações durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM), esse período também pode ser marcado por dores, o que interfere negativamente na qualidade de vida.

A cólica menstrual provoca dores agudas com escalas de tempo. Elas são causadas pela produção de prostaglandina, um hormônio responsável pela contração do útero nessa fase.

Também pode surgir náuseas, dores de cabeça, vômitos, enjoos, diarreia, cansaço, nervosismo e vertigem.  

Neste artigo, conheça dicas de como aliviar as dores da cólica menstrual.

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Cólica Menstrual: Como Aliviar

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Cólica Menstrual: Bolsa de água quente. Imagem: (Divulgação)

As cólicas menstruais que visitam as mulheres em idade fértil mensalmente, não precisam necessariamente se tornar um transtorno.

Se as causas não tiverem relação orgânica ou patológica; atitudes simples e mudanças de hábitos podem ajudar a passar pelo período menstrual sem nenhum sofrimento.

Além de prevenir as cólicas menstruais, é possível amenizar o sofrimento ao longo de todo o mês. Manter uma alimentação de verdade e equilibrada; por exemplo, é fator fundamental que contribui para dispersar as dores.

Para que isso seja possível é necessário ingerir todos os nutrientes necessários em suas refeições.

Além de amenizar as dores, também contribui para o bom funcionamento da saúde do corpo como um todo (1). 

Contudo, se as dores forem frequentes, será necessário procurar um ginecologista para investigar o motivo do incômodo.

Estabeleça um diálogo verdadeiro com o seu médico, informando todos os sintomas e a frequência das dores.

Confira a seguir outras dicas para minimizar as dores causadas pela cólica menstrual (2):

1- Alimentação de verdade

Consuma alimentos saudáveis e que contém importantes nutrientes, que ajudam a combater as cólicas menstruais e outros desconfortos desse período.

Invista em alimentos ricos em vitamina C, cálcio, ácidos graxos (esse você encontra em peixes e oleaginosas), e também vitaminas do complexo B, como carnes e ovos.

Como exemplos dessa lista você encontra: banana, couve, beterraba, salmão, abobrinha, atum e castanha do Pará. Esses alimentos têm poder anti-inflamatório, e servem como relaxante muscular.

2- Tire do cardápio

Elimine do dia a dia alimentos com acúmulo de gordura como frituras, hambúrgueres e batata frita. Esses produtos aumentam a produção de hormônios que causam contrações no útero.

Café, chá preto e refrigerante, também devem ser evitados, pois resultam nos mesmos efeitos citados acima (3).

3- Líquidos

Tome mais líquidos. Água e chás são importantes aliados para combater o inchaço abdominal durante esse período e as dores.

No período que antecede a menstruação e durante o ciclo, beba mais do que os dois litros de água recomendado diariamente.  

Insira na sua dieta o consumo de sucos, como o de abacaxi, por exemplo, pois atua como anti-inflamatório e permite a diminuição de inflamação nos tecidos do útero.

Assim como o chá de canela, que é termogênico, aliviar as dores menstruais e ainda previne o surgimento de outras doenças.

4- Descanse

Para eliminar as dores ou, pelo menos, diminuí-las, é recomendável relaxar e descansar, tanto o corpo quanto a mente.

Procure deitar com a barriga apoiada em um travesseiro. Tenha noites tranquilas e sonos ininterruptos de pelo menos oito horas por dia. Esse tempo é importante para repor as energias e garantir o bom funcionamento do organismo.

Para descansar a mente, fuja do estresse. Evite situações estressantes que podem deixar o corpo mais irritado, o que poderá aumentar a intensidade das dores (4).

5- Faça exercícios

 Exercícios físicos são primordiais para o funcionamento do organismo em qualquer época da vida. Mas, são cruciais para ajudar a eliminar as dores causadas pelas cólicas menstruais.

Como o corpo fica dolorido nesse período, aposte em atividades físicas como alongamento, ioga, caminhada, andar de bicicleta e hidroginástica.

Os exercícios liberam endorfina que tem a capacidade de diminuir as dores. Além disso, você pode melhorar a circulação do sangue, e diminuir a sensação de inchaço do corpo.

6- Bolsa de água quente

Use com frequência bolsa de água quente sobre a região abdominal. O calor emitido pela bolsa relaxa a musculatura e amenizando o impacto das contrações do útero e minimizando as irritações.

7- Massagens

 Além da bolsa quente, você pode investir também em massagens suaves no abdômen e nos pés. Esses movimentos alivia a tensão muscular, melhora a circulação sanguínea e diminui a dor.

8- Tratamento alternativos

Outro tratamento alternativo que pode ser utilizado para aliviar as dores menstruais é a acupuntura. As agulhas quando aplicadas em pontos estratégicos auxiliam na liberação de endorfina e reduz os incômodos abdominais.

Além da acupuntura, o pillates também é uma alternativa eficiente para minimizar as dores.

Nesse caso, tanto o controle respiratório quanto o centro de forças trabalhado na região abdominal ajudam a amenizar as dores (5).

9- Medicamentos

Antes de procurar medicamentos para eliminar as dores, como analgésico, anti-inflamatórios e antiespasmódicos, é necessário procurar um médico que recomendará o melhor medicamento.

As dores aliadas à outros sintomas também podem ser sinais para algum problema de saúde.

Consulte periodicamente o ginecologista.

Se os remédios naturais, dieta e nutrição não aliviarem as cólicas menstruais, procure orientação médica. Existem muitas formas diferentes e eficazes de tornar a menstruação mais leve e menos dolorosa.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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