close
AlimentaçãoArtigos

Espinheira Santa: Quais São os Seus Incríveis Benefícios

Dr Juliano Pimentel

Já ouviu falar na Espinheira Santa? Dizem que essa erva possui diversos benefícios para a saúde, inclusive em auxiliar a perda de peso de forma natural e saudável.

Ela é uma planta originária da América do Sul, e muito presente na região sul do Brasil. Utilizada há muito tempo pelos povos nativos dessas regiões como planta medicinal.

O nome espinheira santa se deve ao formato de suas folhas, que parecem ter vários espinhos e por ser considerada um “santo remédio” na linguagem popular.  

Seu uso é muito útil no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação, devido às propriedades medicinais que possui. Ela também pode colaborar na perda de peso.

Neste artigo, eu irei falar mais sobre os benefícios da espinheira santa.

Não deixe de ler e compartilhar.

Espinheira Santa

Podendo ser utilizada como chá, as indicações são várias.

Os usos clássicos são para úlceras gástricas e intestinais, gastrite, dispepsia, indigestão, constipação e problemas no fígado. Outras indicações incluem anemia, câncer e como contraceptivo.

O chá feito a partir das folhas também pode ser aplicado topicamente em lesões da pele e machucados.

Os fitoquímicos presentes na espinheira santa e que são os responsáveis pelas suas atividades biológicas no organismo humano são terpenos, triterpenos, taninos e alcaloides.

Ela possui boas quantidade de taninos, especialmente epigalocatequina, que têm poder cicatrizante de lesões ulcerosas no estômago por controlar a produção de ácido clorídrico no órgão. Os taninos também são poderosos antissépticos por paralisar as fermentações gastrintestinais (1).

Os óleos essenciais, especialmente o fridenelol, estão presentes na espinheira santa. Este óleo se destaca pelo efeito gastroprotetor.

Por fim, a planta possui em sua composição os ácidos tônico e silícico, que possuem ação antisséptica e cicatrizante.

Espinheira Santa Emagrece?

O chá de espinheira santa pode sim te ajudar a emagrecerIsto porque ele possui um leve efeito laxativo, junto com a melhora na digestão e uma ação diurética.

Em resumo, ela serve para emagrecer também por conta da grande melhora na digestão que ela propicia.

A digestão se relaciona diretamente com o acúmulo de gordura localizada. Com a digestão funcionando adequadamente, o seu corpo digere tudo que realmente precisa e tem capacidade de eliminar o que não precisa (2).

Mas é claro que ela não é milagrosa, e para emagrecer a alimentação precisa ser rica em nutrientes, proteínas, frutas, verduras e gorduras saudáveis. Não adianta tomar chá e continuar comendo porcarias industrializadas e açucaradas.

Benefícios 

Dentre os principais benefícios da espinheira santa podemos destacar:

  1. Melhora Gastrointestinal

Pesquisas clínicas a respeito da espinheira santa começaram há muitas décadas e mostram os resultados positivos da planta e sua ação no combate a problemas estomacais, como gastrite, úlcera e gases.

O baixo pH provocado pela secreção de ácido clorídrico naturalmente pelo estômago, é o principal agente de úlceras quando essa secreção ocorre em excesso; esse ácido corrói as paredes do órgão levando a gastrite e até à úlcera (3).

Devido aos seus benefícios, o chá de espinheira santa pode ser indicado para os seguintes quadros clínicos:

  •         Má digestão;
  •         Azia e acidez estomacal;
  •         Refluxo;
  •         Gastrites, inclusive as causadas por Helicobacter pylori;
  •         Úlceras gástricas e duodenais;
  •         Perturbações do trato gastrointestinal;
  •         Enterites (inflamações do intestino);
  •         Flatulência;
  •         Mau hálito causado por distúrbios estomacais.

Mesmo com a ação digestiva, cicatrizante, antiinflamatória e protetora da mucosa gástrica, o médico deve sempre ser consultado para avaliar o benefício da inclusão da espinheira santa como auxiliar no tratamento dessas doenças.

  1. Reduz o Risco de Câncer

Estudos demonstraram a atividade de substâncias presentes na espinheira santa contra células cancerosas, e tumores em concentrações bastante baixas.

A substância maitansina, um alcaloide, levou a expressivas regressões de carcinoma de ovário e linfomas, mais pesquisas não foram conduzidas pois observou-se alta toxicidade nas doses usadas.

Já um outro alcaloide, maiteína, apresentou baixa ou nenhuma toxicidade e teve excelentes resultados na redução de tumores epidermóides, ou seja, que se originam de células epiteliais, de até 60% com expressiva melhora na condição de vida dos pacientes (4).

Apesar da capacidade da espinheira santa em auxiliar nos tratamentos contra o câncer, a utilização dessa planta só deve ser feita com o aval médico.

  1. Outras utilizações

Outros benefícios e efeitos da espinheira santa incluem:

  •         Anticonceptivo;
  •         Antisséptico;
  •         Antiespasmódico;
  •         Diurético;
  •         Antiasmático;
  •         Antitumoral;
  •         Laxativo;
  •         Combate enfermidades do fígado;
  •         Cicatrizante.

Como Fazer o Chá 

As doses recomendadas de chá de espinheira santa são de até três xícaras ao dia.

Para fazer o chá ferva cerca de 30g de folhas picadas em meio litro de água e deixe esfriar.

Se possível, utilize sempre a erva fresca e natural para o preparo do chá, evitando o uso de sachês.

Contraindicações 

Mulheres que fazem tratamento para fertilidade, ou que estão tentando engravidar não devem fazer uso de espinheira santa devido ao seu efeito abortivo descrito em pesquisas científicas.

Quem está no período de amamentação também não devem fazer uso da espinheira santa, pois estudos demonstram que pode ocorrer redução do leite materno (5).

Ela também não é recomendada para crianças. Mas de maneira geral ela é saudável, benéfica para a sua saúde e emagrecimento.

Em todo caso, sempre consulte o seu médico, inclusive antes de tomar qualquer medicação, mesmo que seja natural.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : benefícios da espinheira santabenefícios para a saúdecarcinoma de ováriochádestaquediuréticodores de estômagodr. juliano pimentele-bookemagreceremagrecimentoespinheira santagastritegorduras saudáveislivro digitalmau hálitoperda de pesorefluxoRevolução da Saúdesaúdetrato gastrointestinalúlcerasúlceras gástricas

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

  1. Parabéns Dr.Juliano Pimentel, amei esse arquivo muito interessante o mundo precisa de pessoas como você que tenta ajudar com seu conhecimento. Que o Senhor possa lhe dar muita saúde, paz e longa vida.

Enviar Resposta