close

O óleo de argan é composto principalmente de ácidos graxos e uma variedade de compostos fenólicos.

A maior parte do teor de gordura do óleo de argan vem do ácido oleico e linoleico.

Aproximadamente 29-36% do conteúdo de ácidos graxos do óleo de argan vem do ácido linoleico, ou seja, ômega-6. Tornando-se uma boa fonte desse nutriente essencial.

O ácido oleico, embora não essencial, compõe 43-49% da composição de ácidos graxos do óleo  e também é uma gordura muito saudável (1).

Além disso, o óleo é uma rica fonte de vitamina E, necessária para uma pele, cabelo e olhos saudáveis. Esta vitamina também possui poderosas propriedades antioxidantes.

Gostou do tema deste artigo?

Leia, comente e compartilhe!

Benefícios para a saúde do óleo de argan

Cuidados com a pele

O benefício do óleo de argan  mais conhecido e comumente invocado é como um tratamento para a pele.

Os triterpenos encontrados neste poderoso óleo, em combinação com outros compostos orgânicos encontrados no óleo, são capazes de eliminar o aparecimento de manchas e cicatrizes de idade. Podem até mesmo afetar a gravidade da acne e dermatite.

Óleo de Argan apresenta muitos benefícios para a saúde.
Óleo de Argan apresenta muitos benefícios para a saúde.

Além disso, se você tem células tumorais da pele, os compostos voláteis do óleo de argan podem reduzi-los. E mais, podem mantê-los sentindo e parecendo jovens.

O envelhecimento prematuro é um problema sério para muitas pessoas. Mas mantendo a elasticidade da pele, o óleo  pode prevenir os sintomas típicos do envelhecimento.

Melhora a saúde do coração

Usar óleos de cozinha é algo que todos nós fazemos. Mas escolher uma opção mais saudável como o óleo de argan pode ajudar a reequilibrar os níveis de colesterol.

Ao diminuir seus níveis de colesterol ruim e aumentar seus níveis de colesterol HDL, você pode ajudar a prevenir a aterosclerose. Além de ataques cardíacos, derrames, bem como outros problemas cardíacos graves causados ​​pelo colesterol.

Pode ajudar a prevenir o câncer

O óleo é repleto de antioxidantes e triterpenóides. Que podem ajudar a reduzir o crescimento de células cancerígenas por todo o corpo.

O óleo de argan virgem é capaz, inclusive de inibir o crescimento de células de câncer de próstata. Isso porque, conta com a ajuda de polifenóis e esteróis antiproliferativos e pró-apoptóticos (2).

Além do mais, o óleo também é rico em tocoferol. Que exerce um efeito anti-proliferativo em vários câncer da mama e do cólon células (3).

Melhora a Digestão

Muitas pessoas comem bem, mas seus corpos não absorvem adequadamente a comida de que precisam, principalmente por meio de distúrbios do estômago ou de um sistema gástrico mal-funcionante. Além do mais, os compostos orgânicos presentes no óleo podem aumentar os níveis de pepsina no estômago. Bem como, aumentar os sucos gástricos, o que resulta em digestão mais eficiente e maior ingestão de nutrientes (4).

Cuidado capilar

As pessoas estão sempre procurando maneiras de melhorar sua aparência, e isso também é válido para o cabelo. Se você sofre de pontas duplas, o que incomoda milhões de pessoas ao redor do mundo, adicionar óleo de argan diretamente ao seu cabelo pode ser um remédio rápido e eficaz (5).

Devido a alta concentração de vitamina E no óleo, ele pode rejuvenescer o cabelo. Além disso, pode  proteger os leitos foliculares e melhorar o brilho e a aparência geral.

Melhora a qualidade das unhas

Unhas não saudáveis ​​são mais do que apenas pouco atraentes, como também são um terreno fértil para bactérias e infecções fúngicas (6).

O óleo de argan possui qualidades antibacterianas naturais que podem proteger as unhas de uma ampla variedade de infecções. Além de melhorar a aparência e a cor das unhas.

Melhora a saúde do fígado

O fígado não é apenas um dos órgãos mais delicados do corpo, mas também um dos mais importantes. Portanto, depois de uma vida de eliminar as toxinas e lidar com todas as coisas terríveis que colocamos em nosso corpo, o fígado pode sempre usar um impulso (7).

Felizmente, as propriedades hepatoprotetoras do argan podem aumentar a saúde do seu fígado cada vez que você adiciona um pouco de óleo a uma de suas refeições!

Acelera a cura das feridas

Se você tiver uma ferida ou outra abrasão em sua pele e quiser não apenas acelerar sua cicatrização, mas também prevenir infecções, aplique um pouco de óleo argan na pele ou coloque-o em um óleo transportador. O consumo interno também ajuda na cicatrização de feridas. Mas é muito mais eficaz quando aplicado diretamente.

Não há efeitos colaterais comuns do uso de argan. No entanto, é preciso sempre falar com seu médico antes de adicionar um remédio natural na sua dieta. Além disso, você deve sempre comprar óleo de uma fonte respeitável, como um fitoterapeuta treinado .

Óleo de Argan para saúde

Algumas pesquisas iniciais sobre animais indicam que o óleo pode ajudar a prevenir o diabetes.

Dois estudos resultaram em uma redução significativa tanto no açúcar sanguíneo em jejum, quanto na resistência à insulina em camundongos alimentados com uma dieta rica em açúcar associada ao óleo argan (8, 9).

Além do mais, está comprovado que os benefícios do óleo de argan são provenientes de seus nutrientes essenciais, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.

Além do uso do óleo você pode beneficiar sua saúde através de sucos vegetais.

Óleo de argan associado a sucos vegetais podem beneficiar a saúde do fígado.
Óleo de argan associado a sucos vegetais podem beneficiar sua digestão

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoantioxidantesargandr. juliano pimentelnutrientes essenciaisóleoóleo de arganômega-3Ômega-6prevenção de doençasprevenção do câncersaúdesaúde da pelesaúde das unhassaúde do cabelovitamina e

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta