close
AlimentaçãoArtigos

Pepino e os Seus 7 Principais Benefícios para a Saúde

pepino é um vegetal conhecido por sua atividade antidiabética, hipoglicemiante e antioxidante, além de possuir o efeito de desintoxicação do corpo.

Então se o seu objetivo é cuidar da saúde e do corpo, esse é um alimento que não pode faltar em suas refeições.

Veja agora quais são os benefícios do pepino para a saúde.


Não deixe de ler e compartilhar!

Pepino

Confira a seguir os principais benefícios do pepino para a sua saúde:
(1)

1. Boa fonte de antioxidantes

Vários compostos bioativos foram isolados do pepino nutritivo, incluindo cucurbitacinas, glucósidos, lignanas, apigenina e flavanóides como firestin.

Estes são conhecidos por ter fortes habilidades de luta contra o câncer, uma vez que podem proteger o DNA e as células de danos causados ​​pelo estresse oxidativo.

A fisetina está especificamente ligada à saúde do cérebro e à preservação da função cognitiva; enquanto as cucurbitacinas são conhecidas por terem efeitos de redução de tumores.

Comer uma abundância de alimentos antioxidantes, pode reduzir muito o risco de câncer.

2. Nutrientes e poucas calorias

Os pepinos são um dos vegetais com maior teor de água, o que significa que eles oferecem valiosas vitaminas e minerais; mas são muito baixos em calorias – com apenas cerca de 16 calorias por xícara.

Uma vez que eles são cerca de 95% de água, eles dão a sensação de saciedade, fazendo com que você coma o suficiente durante as refeições.

Ele proporciona saciedade, e isso favorece a perda de peso e o controle dele.

Além disso, nutrição de pepino pode ajudar a saciar a sede e evitar o desejo de lanche devido à desidratação.

3. Ajuda a desintoxicar o corpo

Os pepinos suportam o trato digestivo, incluindo limpar o fígado, que é o nosso principal órgão desintoxicante; removendo toxinas acumuladas e resíduos de sangue e intestino.

Eles também são um alimento diurético natural, o que significa que eles podem ajudar o corpo a produzir mais urina para realizar toxinas e resíduos.

Em resumo, eles são ótimos para reduzir a inchaço e a retenção de água desconfortável – uma razão para preencher os pepinos após uma noite de comida salgada ou álcool.

4. Hidrata e alivia a pele

O suco de pepino fresco foi usado para nutrir naturalmente a pele danificada, seca ou sensível por séculos.

De acordo com alguns estudos, fatias de pepino ou sementes aplicadas diretamente na pele dão um efeito calmante e refrescante contra irritações da pele e reduz o inchaço e vermelhidão.

Até mesmo foi usado para tratar naturalmente acne, cicatrizes e outras imperfeições.

Os pepinos também têm o poder de relaxar e aliviar a dor, manchas e inchaço após uma queimadura solar, fazendo um ótimo remédio para queimaduras naturais.

O fruto é considerado um refrigerante, hemostático e tônico, útil no tratamento da hiperdipsia ou da termoplegia.

Em outras palavras, os pepinos ajudam a interromper o sangramento; reduzir o acúmulo de calor associado à inflamação, apagar sua sede, aliviar a desidratação e tratar a insolação.

5. Melhora a saúde cardíaca

Os pepinos também fornecem minerais importantes que ajudam a manter um coração saudável, incluindo potássio e magnésio.

O potássio está ligado a níveis mais saudáveis ​​de pressão arterial, pois ajuda a controlar fluidos no organismo, portanto, baixa ingestão de potássio em frutas e vegetais é muitas vezes correlacionada com a saúde do coração mais pobre.

Os alimentos ricos em magnésio também são benéficos para a pressão arterial, além do funcionamento geral dos nervos, saúde cardíaca, equilíbrio de fluidos, melhor estabilidade do açúcar no sangue e maior gasto de energia.

6. Melhora a digestão e alivia a constipação

As sementes de um pepino são conhecidas por ter um efeito de cicatrização e redução de calor no corpo, ajudam a aliviar a constipação.

Muitas pessoas sofrem de deficiência de magnésio sem saber, mas a fonte de magnésio e outros eletrólitos de pepinos podem ajudar a hidratar o revestimento intestinal e digestivo, o que o mantém mais regular.

Uma vez que ele é um ótimo vegetal para fazer smoothies  e sucos, você pode tentar combinar pepinos com outros alimentos hidratantes – como melão, lima, abacate, aipo e ervas – para criar uma bebida natural anti inchaço.

7. Ajuda a Alcalinar o Sangue

O pepino é um dos principais alimentos alcalinos que ajudam a equilibrar o nível de pH do corpo, e a neutralizar os efeitos de uma dieta ácida.

Limitar o consumo de alimentos formadores de ácido – como alimentos fritos, açúcar e carboidratos refinados e comer mais alimentos alcalinos – é benéfico para proteger seu corpo de doenças que prosperam em um arrastão ácido.

Um nível de pH adequadamente equilibrado também é pensado para diminuir os níveis de leptina, o principal hormônio ligado a fome e ao controle do apetite, bem como a inflamação, a raiz da maioria das doenças.

Uma vez que o corpo é capaz de digerir facilmente nutrientes em forma líquida, esta é uma das razões pelas quais os pepinos são um ingrediente popular em sucos alcalinizantes verdes.

8. Ossos mais fortes

Com 22% de sua vitamina K diária em cada xícara de pepino, comer mais desses alimentos é uma boa maneira de ajudar a manter a densidade mineral óssea.

A vitamina K (na forma de K2) é uma vitamina solúvel em gordura que funciona com outros nutrientes essenciais como cálcio e magnésio para preservar ossos fortes. Na verdade, a vitamina k constrói ossos melhor do que o cálcio.

Ela também auxilia o seu organismo a manter o metabolismo saudável, absorção de nutrientes; ajuda na saúde do coração, auxilia na coagulação do sangue, auxilia a função neurológica, e pode ajudar a proteger contra o câncer.

Contudo, a deficiência de vitamina K é comum entre adultos e crianças devido a uma dieta baixa em vegetais verdes, dieta com baixo teor de colesterol, uso de medicação e fraca absorção de nutrientes.

O consumo regular de antioxidantes naturais de vegetais, frutas, chá e ervas pode contribuir para uma mudança de equilíbrio em direção a um amplo estado antioxidante.

Inclua o pepino na sua alimentação de verdade e aproveite todos os seus benefícios.

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais como o pepino, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças.

A reeducação alimentar é essencial, por isso eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação; com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Tenha acesso aos Bônus Exclusivos!!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acnealimentos ricos em magnésioaliviar a constipaçãoaliviar a dorantioxidanteatividade antidiabéticabaixos em caloriasbenefícios do pepinocâncercompostos de polifenóisdanos dos radicais livresdesintoxicação do corpodr. juliano pimentele-bookestresse oxidativofirestinflavanóidesfunção cognitivahipoglicemianteinflamaçãolimpar o fígadomanchas e inchaçonutrir naturalmente a pelepepinopepinospotássioqueimadura solarreduzir a inchaçoreduzir as olheirassaúdesaúde do cérebrosensação de saciedadesuco de pepino frescotoxinas acumuladastrato digestivovitamina Kvitaminas

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta