close
AlimentaçãoArtigosFitness

Perder Peso Com Óleo de Coco? Conheça os Benefícios

Dr Juliano Pimentel

É possível perder peso com óleo de coco e de forma saudável? Ele contém uma combinação única de ácidos graxos com poderosos efeitos sobre o metabolismo.

Vários estudos afirmam que adicionar óleo de coco à sua dieta pode sim fazer você perder gordura, especialmente a perigosa gordura na barriga (gordura visceral). 

Mas lembre-se que nenhum alimento ou dieta pode fazer milagres, eles precisam atuar no seu organismo junto com outros alimentos saudáveis e mudanças no estilo de vida.

Neste artigo, eu vou esclarecer como é possível perder peso com esse óleo tão saudável.

Não deixe de ler e compartilhar.

Perder Peso Com óleo de Coco

Perder Peso Com Óleo de Coco: Natural e nutritivo. Imagem: (Divulgação)

O óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média, ácidos graxos que estimulam o metabolismo.

Ele é muito diferente da maioria das outras gorduras que fazem parte da sua dieta.

Considerando que a maioria dos alimentos contêm predominantemente ácidos graxos de cadeia longa; óleo de coco consiste quase inteiramente de ácidos graxos de cadeia média (1).

Os ácidos graxos de cadeia média são metabolizados de forma diferente pelo organismo, em comparação com as gorduras de cadeia mais longa.

Eles são enviados diretamente para o fígado, onde são usados para fornecer energia para o corpo ou transformados em corpos cetônicos (2).

Algumas evidências de estudos feitos em animais, em que as gorduras de cadeia média são armazenados no corpo de forma menos eficiente que outras gorduras (3).

Queima de Calorias

1-Acelera o Metabolismo

Diferentes alimentos e macronutrientes passam por diversas vias metabólicas. Os alimentos que você consome podem ter um enorme efeito sobre os seus hormônios, e saúde metabólica.

Algumas vias metabólicas são mais eficientes que outras, e alguns alimentos requerem mais energia para serem digeridos e metabolizados.

Outra propriedade importante para o emagrecimento, o óleo de coco é termogênico.

Ou seja, consumir o óleo de coco tende a aumentar o seu gasto de energia (queima de gordura), em comparação com a mesma quantidade de calorias consumidas de outras gorduras (4).

Um estudo mostrou que o consumo de 15-30 gramas (1 a 2 colheres) de gorduras de cadeia média por dia, aumentou o gasto de energia em 5%, totalizando cerca de 120 calorias gastas por dia (5).

Portanto, uma caloria de óleo de coco não é o mesmo que uma caloria de azeite ou manteiga (embora essas gorduras também sejam perfeitamente saudáveis) (6).

2-Reduz o Apetite

oleo-de-coco
Perder Peso Com Óleo de Coco: Ajuda a Queimar mais calorias. Imagem: (Divulgação)

Se o corpo gasta mais energia (calorias) do que consome, potencializa a perda de gordura.

Os seres humanos são capazes de permanecer magros e saudáveis naturalmente. A epidemia de obesidade não começou até 1980, com a popularização dos alimentos industrializados.

Qualquer alimento que reduz nosso apetite pode nos fazer ingerir menos calorias, sem termos que pensar sobre isso. E o óleo de coco tem esse efeito.

Muitos estudos sobre ácidos graxos de cadeia média mostram que, em comparação com a mesma quantidade de calorias de outros alimentos; eles aumentam a saciedade e levam a uma redução automática da ingestão calórica (7).

Isso pode estar relacionado com a forma como estas gorduras são metabolizadas. É bem conhecido que os corpos cetônicos (que o fígado produz quando você come óleo de coco) podem ter um poderoso efeito de redução do apetite (8, 9, 10).

Em outro estudo feito com 14 homens saudáveis, aqueles que comiam óleo de coco no café da manhã, comeram significativamente menos calorias no almoço (12).

Portanto, o óleo de coco aumenta a queima de gordura e também reduz o seu apetite.

3-Ajuda a perder Peso a longo Prazo

Se o óleo de coco acelera o metabolismo e reduz o apetite, então ele deve ajudá-lo a perder peso a longo prazo.

Na verdade, existem vários estudos que afirmam isso.

Em um estudo, 40 mulheres receberam 30 gramas (2 colheres de sopa) de óleo de coco ou óleo de soja por 28 dias.

Elas foram instruídos a comer menos calorias e caminhar todos os dias. Os resultados do estudo foram os seguintes (13):

>> Ambos os grupos perderam peso;

>> Apenas o grupo que consumiu o óleo, apresentou diminuição na circunferência da cintura (gordura da barriga), enquanto o óleo de soja causou um ligeiro aumento na gordura da barriga;

>> O grupo do óleo de coco teve aumentado os níveis de colesterol HDL (bom), enquanto o óleo de soja tinha reduzido o HDL e aumentado o LDL.

Em outro estudo feito com homens obesos, 30 gramas de óleo de coco durante 4 semanas reduziram a circunferência da cintura em 2,86 cm (14).

Há também outras pesquisas que mostram que as gorduras de cadeia média levam à perda de peso, circunferência da cintura reduzida e várias melhorias na saúde metabólica (15).

Os efeitos de perda de peso causada pelo óleo de coco parecem ser comedidos, exceto para a gordura abdominal.

A gordura abdominal, também chamada de gordura visceral ou gordura da barriga, é a gordura que tende a apresentar-se em torno de seus órgãos e causar inflamação, diabetes e doenças cardíacas.

Qualquer redução na gordura abdominal traz efeitos positivos sobre a sua saúde metabólica, longevidade e reduzir drasticamente o risco de doença crônica.

Combinado com outras estratégias comprovadas de perda de peso (como o corte na ingestão de carboidratos), o óleo de coco produz resultados significativos.

É possível perder peso com óleo de coco de forma saudável, mas também é importante ter como base uma alimentação de verdade.

Ele é ferramenta muito útil para o seu emagrecimento e vida saudável. Aliás, o óleo de coco pode ter várias outras utilidades inteligentes, que vão muito além da perda de peso.

Veja no vídeo abaixo, algumas dicas de como usar esse óleo tão saudável. Dê o play.

Dicas para usar o Óleo de Coco | Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Outra dica é usar os chás termogênicos, que também ajudam a acelerar o seu metabolismo e na perda de peso. Eu preparei um Guia GRATUITO com os 10 melhores chás para você incluir na sua alimentação, basta preencher o formulário abaixo.BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES CHÁS PARA EMAGRECER!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acelera o metabolismoácidos graxos de cadeia longacaloriascorpos cetônicosdestaquedr. juliano pimentelemagreceremagrecimentogordura visceralgordurashormôniosmetabolismoóleo de cocoóleo de coco aumenta a queima de gorduraperda de gorduraperda de pesoperder peso com óleo de cocoreduz o apetitesaciedadesaúdetermogênicotriglicerídeos de cadeia média

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta