close
ArtigosDores

O Perigo Dos Recipientes De Plástico

Será que é perigoso usar recipientes de plástico para esquentar alimentos no microondas? E o uso de garrafas plásticas?

O plástico solta uma substância chamada “Bisfenol A”, que pode inclusive, se ingerida em excesso, levar ao câncer.

Neste artigo eu vou explicar quais são os perigos de se comer e beber em recipientes de plástico, e pelo que você pode substituí-los.

Recipientes de Plástico

Os potes são realmente muito práticos e são leves; para armazenamento de alimentos e para levar comida ao trabalho ou colégio, são especialmente fáceis e muito usados.

No entanto, quando são levados ao microondas, ele solta substâncias tóxicas na comida, substâncias estas que se ingeridas em demasia podem trazer problemas a saúde.

A Bisfenol A ou BPA é um produto químico perigoso que está presente na composição de alimentos, produtos plásticos, de higiene, entre outros (1)

Alimentos enlatados, além de fazerem mal por serem processados e levarem química e poucos nutrientes em sua composição; também fazem mal em relação ao recipiente em que são armazenados.

Na sardinha, no atum e em diversos alimentos enlatados, contém o BPA.

Substituir O Plástico?

Recipientes Plásticos: O uso de Microondas, libera BPA. Imagem: (Divulgação)

De acordo com pesquisas, o BPA pode causar problemas na tireoide, problemas de digestão, fertilidade em homens e mulheres, e até mesmo alguns tipos de cânceres.

O ideal é tomar água e armazenar alimentos sempre em potes e garrafas de vidro, pois dessa forma, mesmo ao esquentar, ele não soltará absolutamente nenhuma substância prejudicial em sua comida.

Inclusive o Pollution Prevention Resource Place, não recomenda que plásticos que contenham um nível acima do recomendado de Bisfenol A sejam reciclados, pois inclusive enquanto são reciclados, também soltam a substância. (2)

Compre brinquedos para as crianças, que sejam livres desse produto químico.

E opte por alimentos frescos.

Além de prejudicar a saúde, o plástico ainda polui o meio ambiente. Então, escolha a melhor forma de consumir alimentos e produtos.

Abraços e fique com Deus!

Dr Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : bisfenol abisphenolbpadr. juliano pimentelgarrafagarrafas de vidromarmita plásticoplásticoproblemas de digestãoproblemas na tireoidetóxico

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta