close
ArtigosSer Pleno

Remédio natural para dormir e ter o sono dos justos

Em um mês são realizadas no Google cerca de 70 mil pesquisas sobre remédio para dormir. Esse dado mostra a real dificuldade que os brasileiros encontram na hora de descansar. E se você está aqui, provavelmente também está em busca de solução e um remédio natural para dormir.

Vale lembrar que esse material não tem a intenção de recomendar, nem mesmo prescrever qualquer remédio para dormir. O objetivo dele é mostrar que você precisa sim estar atento a qualidade do sono e, que existem alternativas naturais para melhorar a qualidade da suas noites de sono. 😉

Remédios para dormir 

Um estudo realizado com americanos estima que 50 a 70 milhões de americanos sofrem cronicamente de distúrbios do sono e da vigília, o que prejudica o funcionamento diário e afeta negativamente a saúde e a longevidade (1).

Já no Brasil, a estimativa da Associação Brasileira do Sono é que cerca de 73 milhões de brasileiros tenham dificuldades para dormir. Dado esse que justifica o aumento de 560% em oito anos do consumo de remédio para dormir (2,3).

Remédio natural para dormir e ter o sono dos justos

A falta de sono pode estar relacionada a diversos motivos, desde descontrole hormonal à efeito colateral de medicamentos. No entanto, uma das causas mais recorrente citadas como justificativa da insônia são: estresse e ansiedade.

Essa é uma informação que vale ressaltar. Veja bem: por excesso de ansiedade e estresse as pessoas têm dificuldades para dormir. E buscam nos medicamentos a solução o sono melhor. No entanto, está claro que, o que deve ser RESOLVIDO  é o estresse e a ansiedade. 

Percebe como a falta de sono é apenas um sintoma de outros problemas?

Então, identificar o que causa a sua insônia é o passo que deve ser feito antes de buscar pelo remédio natural para dormir. Afinal, a escolha do remédio só será positiva se for usado da maneira correta para tratar o sintoma correto.

O que pode causar insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono: 

Ansiedade, depressão, estresse, dor muscular e/ou articular (artrite, por exemplo), uso de medicamentos, ambiente inadequado (muito barulho, quente demais, colchão ruim ou claridade excessiva, por exemplo).

Vale lembrar aqui, a importância de fazer a higiene do sono. Ou seja, usar a cama apenas para dormir, desligar telas 40 minutos antes de deitar, dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, evitar cafeína horas antes de deitar, evitar refeições pesadas. 

Enfim, é criar uma rotina de sono confortável. E o uso de remédio natural para dormir pode ser útil nesse processo de preparação para uma boa noite de sono!

Entenda remédio natural para dormir, como opções alternativas para melhorar seu sono.

Remédios naturais para dormir

Chá de ervas

Boa parte da dificuldade em adormecer está relacionado a inquietação da mente ansiosa. Por isso, procure ingredientes que te ajudam a relaxar.

  • Valeriana é uma erva natural que pode ajudar a reduzir a insônia. É muito comum usar a valeriana para ansiedade, o que naturalmente também ajudará você a adormecer (4).
  • O chá de camomila é talvez o chá noturno mais comum usado como auxílio para dormir. Afinal, ajuda a relaxar a mente e os nervos, colocando-o em um lugar calmo antes de dormir (5).
  • O chá de lavanda, assim como a valeriana, ajuda a reduzir a ansiedade e pode ser uma cura natural para a insônia (6).
  • Tintura de mulungu é indicado para tratar alterações do estado emocional, ansiedade, agitação, enxaqueca. E graças  à sua capacidade calmante e tranquilizante é um ótimo remédio natural para dormir.

O chá morno 30 minutos antes de se deitar, desde que não tenha cafeína, é uma excelente opção de remédio natural para dormir, pois aquece seu corpo de dentro pra fora e te ajuda a entrar num estado de relaxamento.

Óleos essenciais 

Óleo essencial também é um grande aliado para beneficiar a qualidade do sono. A escolha de um óleo essencial para ser usado como remédio natural para dormir deve ser feita considerando proporcionar uma respiração melhor e um ambiente mais calmo e tranquilo de relaxamento.

Óleo essencial é um bom remédio natural para dormir
  • Sálvia é um óleo que pode aliviar a inflamação, ao mesmo tempo que ajuda a aliviar rapidamente as infecções dos seios da face, tornando-se uma solução eficaz para o ronco agudo causado por uma doença temporária (7).
  • Óleo de lavanda pode ser usado para tudo, desde insônia a problemas cardiovasculares e aborda especificamente muitas das causas (e resultados potenciais para a saúde) do ronco (8). 
  • Óleo de anis tem ação é comumente usado para tratar reumatismo e artrite, proteger contra sépticos, relaxar espasmos, agir como purgante, remover gases, aquecer o corpo, eliminar congestão e facilitar a respiração, bem como para aliviar aflições nervosas.

Para usar o óleo essencial como remédio para dormir você pode misturar 5 gotas de óleo escolhido em 1 colher de chá de óleo de coco e esfregar no peito ou pescoço antes de dormir.

Além disso, pode adicionar algumas gotas em um vaporizador. Ou pode ainda pingar algumas gotas do óleo embaixo do travesseiro. 

Meditação é um remédio natural para dormir

A prática de meditação e respiração profunda é outra opção de tratamento alternativo para melhorar a qualidade do sono.  Se você não tem a prática de meditar, baixe um aplicativo de meditação guiada para te ajudar.

  • Ferramenta Meditação Momento  – é um aplicativo que disponibiliza mantras budistas e indianos, que podem ser escutados para dormir e relaxar.
  • 5 Minutos, Eu Medito – a proposta desse aplicativo é te ajudar a relaxar em 5 minutos através de uma trilha sonora agradável, e orientações que envolvem a correção da postura e de respiração.
  • Medite.se – o aplicativo oferece diversas alternativas de meditações guiadas por professores na área, todos em português. Os áudios também podem ser baixados, para ser escutado quando estiver sem internet. 

A respiração profunda e a conexão com seu corpo é com certeza um remédio natural para dormir melhor.

Alimentos 

O que você come também pode servir como remédio natural para dormir melhor, afinal, a alimentação influencia em tudo.

É muito comum que a insônia esteja relacionada a baixa de cálcio ou magnésio, isso acontece pois esses nutrientes têm efeitos que mediam e favorecem o sono noturno.

  • Alimentos ricos em cálcio – o feijão é uma excelente fonte de cálcio, assim como salmão, couve, amêndoas e laranjas são extremamente ricos em cálcio.
  • Alimentos ricos em magnésio – você pode comer espinafre ou outros verdes escuros, nozes, sementes, bananas e abacates (9, 10).

Se você não está dormindo bem, antes de optar por remédios, tente acrescentar esses alimentos em sua dieta.

Melatonina

Quando estamos prontos para dormir, a melatonina ajuda a elevar o corpo em um estado de relaxamento (11).

No entanto, o nível desse hormônio em seu corpo pode ser afetado por uma série de coisas, incluindo o ciclo de vigília e sono que você estabeleceu para si mesmo, juntamente com a quantidade de luz que você recebe a cada dia.

Essa é também uma opção de remédio natural para dormir. Eu já escrevi um artigo apenas sobre melatonina que você pode ler aqui.

Agora, se você busca ter um sono melhor visando melhorar a qualidade de vida no geral, eu tenho um convite especial. 

Entre os dias 31 de agosto a 04 de setembro eu darei um treinamento gratuito Jornada Saúde Plena.  Serão 5 dias repletos de informação e prática para te ajudar a ter o controle das suas 7 saúdes e se tornar um ser inabalável. Clique aqui, para garantir sua vaga.

 Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : dormir bemdr. juliano pimentelremédio natural para dormirremédio para dormirsono

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta