https://casinoonlineca.ca/internet-casinos/best-payout/
close
ArtigosDores

Perigo! Remédio para dor de cabeça em uso excessivo

O estresse, as preocupações e até mesmo os problemas de saúde podem progredir para uma dor de cabeça de vez em quando. E geralmente ao sentir esse incômodo as pessoas tendem a usar remédio para dor de cabeça.

Afinal, os remédios para dor de cabeça prometem um alívio rápido dos sintomas. Se você toma remédio para dor de cabeça com frequência, é bem possível que ele seja o motivo da dor.

A cefaleia por uso excessivo de medicamentos ocorre em mais de 15 dias por mês em indivíduos com cefaleia primária preexistente.

O ciclo é mais ou menos assim: o indivíduo tem enxaqueca duas vezes por mês. Para aliviar os sintomas ele usa medicamentos para dor de cabeça com mais frequência.

No primeiro momento o medicamento age nos sintomas, porém tem o efeito rebote.

E assim, o indivíduo que teve crises de enxaqueca duas vezes no mês por 2 ou 3 dias, passa a ter dores de cabeça por mais de 15 dias, devido ao efeito contrário do medicamento.

Quem pode ter dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos?

Remédio para dor de cabeça causa efeito rebote.
Remédio para dor de cabeça causa efeito rebote.

Doutor, eu tomo remédio para dor de cabeça às vezes, posso ter cefaleia rebote?

As dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos é comum. Sendo assim, podem se desenvolver em qualquer pessoa que têm enxaquecas ou cefaleia do tipo tensional e tomam muitos medicamentos para tratar os sintomas.

A pesquisa diz que a cefaleia por uso excessivo de medicamentos ocorrem em até 50% dos indivíduos com dores de cabeça crônicas e em 1 a 2% da população em geral (1). 

Alguns dos fatores de risco para dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos incluem aumento do índice de massa corporal, bem como ansiedade e depressão.

De maneira geral, o ideal é tratar a enxaqueca de maneira mais natural e buscar um estilo de vida mais saudável com o controle do estresse e ansiedade.

Afinal de contas, qualquer um dos medicamentos analgésicos de venda livre para a dor, incluindo paracetamol, aspirina, ibuprofeno e naproxeno podem causar efeito rebote.

A ingestão de pequenas quantidades desses medicamentos é uma estratégia segura e eficaz para o tratamento de enxaqueca. No entanto, o uso continuado de remédio para dor de cabeça pode causar efeito rebote.

Vale lembrar que durante o uso de medicamentos como esse é fundamental evitar o consumo de comida, bebida e remédios que contenham cafeína. 

Afinal, a cafeína pode exacerbar uma dor de cabeça por uso excessivo de medicamentos.

Como são os sintomas causados pelo uso de remédio para dor de cabeça?

Remédio para dor de cabeça precisa de prescrição.
Remédio para dor de cabeça precisa de prescrição.

O uso de remédio para dor de cabeça causa uma cefaleia tipo tensional maçante, persistente, que ocorre quase diariamente.

Alguns sinais te ajudam a identificar se o remédio para dor de cabeça está te causando problemas.

Primeiramente, as dores costumam ser mais intensas pela manhã. Além disso, os analgésicos pausam a dor por um tempo, mas à medida que o efeito do medicamento passa, a intensa dor de cabeça retorna.

Sintomas como irritabilidade, náusea, inquietação, ansiedade, depressão e dificuldade de concentração, por exemplo, são sinais que acompanham a cefaleia por efeito rebote.

Se você acha que sofre de dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos, a única maneira de tratar é reduzir a medicação para a dor.

No entanto, é importante fazer isso com segurança e entrar em contato com seu médico primeiro para criar um plano. Pois tudo vai depender do tipo de medicamento e da dose que você está tomando.

Além disso, existem alguns medicamentos que não devem ser interrompidos abruptamente. 

Como você pode prevenir sintomas do uso de remédio para dor de cabeça?

A melhor maneira de prevenir a cefaleia rebote é evitar o uso de analgésico. E caso seja necessário usar, é fundamental seguir as recomendações e instruções de prescrição.

Para analgésicos de venda livre, isso significa não tomar esses medicamentos por mais de dois dias consecutivos ou por mais de 14 dias por mês. 

Vale ressaltar que não é recomendado tomar analgésicos de venda livre com cafeína por mais de 9 dias por mês. Pois isso aumenta o risco de desenvolver dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos.

Por fim, existem outras etapas simples que você pode seguir para reduzir o risco de dores de cabeça crônicas. Isso inclui dormir o suficiente, manter-se hidratado, fazer refeições regulares, reduzir os níveis de estresse e fazer exercícios regularmente.

Opções Naturais para lidar com dores de cabeça

Aromoterapia

A aromoterapia é um tratamento holístico de cura que utiliza extratos naturais de plantas para promover a saúde e o bem-estar. 

De maneira geral, a aromoterapia usa óleos essenciais aromáticos medicinalmente para melhorar a saúde do corpo, da mente e do espírito.

A aromoterapia estuda como certos cheiros podem desencadear respostas positivas e até curativas no cérebro.

Alguns cheiros podem acalmar e reduzir a incidência de dores de cabeça. Isso inclui extrato de hortelã-pimenta, eucalipto e óleo de lavanda. 

Aliás, tem um artigo aqui no blog com dicas de como usar a aromoterapia para enxaqueca.

Exercícios de respiração

Sim, respirar ajuda a aliviar suas dores de cabeça. Às vezes as dores de cabeça relacionadas à tensão podem ser aliviadas com exercícios respiratórios regulares que ajudam a concentrar a mente e a aliviar os músculos.

Comece procurando um lugar tranquilo com uma cadeira confortável em sua casa, escritório ou outro local onde você não se distraia. Em seguida, faça respirações lentas e rítmicas, inspirando por cinco segundos e depois expirando por cinco segundos. Conforme você relaxa, a tensão muscular diminui.

Beba água

A desidratação pode contribuir para a dor de cabeça, mas pode ser facilmente evitada bebendo água.

E não é beber líquidos, é água mesmo. Beber muito café ou muitos refrigerantes com cafeína pode causar dores de cabeça.  Além disso, o álcool, principalmente o vinho tinto, também pode causar desidratação, o que causa dores de cabeça.

Se a sua dor de cabeça é tensional assista a este vídeo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : cefaléiador de cabeçaefeito reboteremédio para dor de cabeça

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta