Selecione a página

Técnica de Pomodoro – Aumente sua produtividade e melhore a saúde

Técnica de Pomodoro – Aumente sua produtividade e melhore a saúde

A técnica de Pomodoro te ajuda a ser mais produtivo e contribui para sua saúde mental e física. 

Você passa o dia correndo de um lado para o outro, fazendo mil e uma coisas e o resultado é que no fim do dia você está exausta e produziu muito pouco.

Quando você tem um dia desses, seu corpo fica cansado. As pernas com a sensação de peso e sua cabeça fica prestes a explodir. 

O e-mail não respondido, os afazeres que ficaram para amanhã e todas as outras pendências simplesmente sugam sua energia vital e sua saúde derrete.

E se você se identificou com essa rotina, tem muita gente vivendo assim! Eu percebo isso claramente nos comentários de posts no Instagram

Só aumenta o número de pessoas que querem aumentar a energia e ter mais disposição. Por isso, resolvi escrever sobre esse tema. 

Primeiro ponto, se você está nessa roda de afazeres e pendências, você precisa se organizar. Portanto, a técnica de Pomodoro será útil. 

Aplique a técnica de Pomodoro 

Aplicar a técnica de pomodoro te ajuda a realizar suas atividades com maior produtividade.

A Técnica Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo que incentiva as pessoas a trabalhar com o tempo que têm, ao invés de contra ele.

Usando essa técnica você, basicamente, divide seu dia de trabalho em blocos de 25 minutos separados por intervalos de cinco minutos. Esses intervalos são chamados de pomodoros. Após cerca de quatro pomodoros, você faz uma pausa mais longa de cerca de 15 a 20 minutos.

Ou seja, é uma maneira de gerir seu tempo. Então, você pode usar os primeiros 25 minutos para focar apenas em resolver o que é mais importante em casa ou no trabalho. 

O segundo ciclo de 25 minutos pode ser destinado às tarefas diárias que são necessárias, porém, não urgentes. 

E assim, você pode ir agrupando os afazeres de acordo com o grau de importância e se organizando para cumprir no período do ciclo. 

Durante o ciclo de trabalho é ideal manter a concentração total. Por isso, mantenha o celular longe para não ficar distraído com as notificações.

O melhor de tudo é que você pode também ajustar esses períodos. Se você está em casa com bebê novinho que tira uma soneca de 40 minutos, programe o período de trabalho para os quarenta minutos.

E porque a técnica de Pomodoro influencia a saúde? 

Simplesmente porque você consegue ser mais produtivo. Ou seja, você resolve mais coisas em menos tempo. E ser produtivo influencia não apenas seu trabalho como também a sua saúde. 

A produtividade quase sempre está relacionada a menor preocupação. E exatamente por isso, que incentivo tanto que as pessoas se coloquem para o que precisa ser feito. 

Afinal, a sensação de dever cumprido vai de encontro ao sentimento de realização e afasta medo, ansiedade e até problemas no coração.

Estamos considerando aqui que ao se organizar para realizar suas atividades no tempo adequado seu estado emocional é beneficiado. E quando isso acontece influencia o corpo todo. 

Ser produtivo melhora seu sistema imunológico

Com a técnica de Pomodoro você tem mais tempo para cuidar da sua saúde.

Quando você fica com pendências, a ansiedade libera uma enxurrada de substâncias químicas e hormônios, como a adrenalina, por exemplo, em seu sistema.

No curto prazo, isso aumenta seu pulso e a taxa de respiração, de modo que seu cérebro pode obter mais oxigênio.

Porém, ao se  sentir ansioso e estressado repetidamente ou se isso durar muito tempo, seu corpo nunca receberá o sinal para retornar ao funcionamento normal.

Como resultado seu sistema imunológico fica enfraquecido, deixando você mais vulnerável a infecções virais e doenças frequentes.

Aplicar a técnica de Pomodoro te ajuda a se organizar para resolver o que é necessário. E evitar preocupação, estresse e ansiedade (1). 

A técnica de Pomodoro pode ser útil para seu coração

Estou dizendo isso, pois algo tão pequeno quanto uma preocupação persistente no fundo de sua mente pode afetar seu coração. 

Além disso, pode aumentar a probabilidade de você ter pressão alta, ataque cardíaco ou derrame. Níveis mais altos de ansiedade podem desencadear os hormônios do estresse que fazem seu coração bater mais rápido e com mais força.

Se isso acontecer repetidamente, seus vasos sanguíneos podem inflamar. O que pode levar ao endurecimento das paredes das artérias, níveis prejudiciais de colesterol, bem como outros problemas. 

Porém, ajustando seu dia em ciclos de trabalho e descanso você consegue controlar os níveis de ansiedade. 

A produtividade beneficia o sistema nervoso central

A ansiedade e o estresse de longo prazo podem fazer com que seu cérebro libere hormônios do estresse regularmente. Isso pode aumentar a frequência de sintomas como dores de cabeça, tonturas e depressão.

Ou seja, quando você se sente ansioso e estressado, seu cérebro inunda o sistema nervoso com hormônios e substâncias químicas destinadas a ajudá-lo a reagir a uma ameaça. Adrenalina e cortisol são dois exemplos.

Embora seja útil para eventos ocasionais de alto estresse, a exposição a longo prazo aos hormônios do estresse pode prejudicar a saúde física. A alta exposição ao cortisol pode causar ganho de peso, por exemplo (2).

Conclusão

A gestão do seu tempo é uma das melhores maneiras de se manter organizado e produtivo. Esse hábito vai te ajudar a ser mais produtivo, evitar preocupações e vai te possibilitar mais tempo.

Mais tempo para fazer uma atividade física, para preparar alimentos mais saudáveis e passar mais tempo com a família. Enfim, aplique a técnica de Pomodoro, ajuste ao período de tempo que você tem e você terá mais saúde.

Antes de finalizar quero indicar esse vídeo sobre controle das emoções. 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *