Bolo de Limão Low Carb – Fácil e saboroso
Este bolo de limão low carb é uma ótima opção para o café da manhã, lanchinho nutritivo ou quando bate a vontade de um docinho na TPM.
A maioria das pessoas quando iniciam uma dieta ou a alimentação de verdade vão em busca de opções mais saudáveis para substituir as antigas.
O bolo de limão low carb é uma boa opção para substituir bolos tradicionais. O grande segredo é a quantidade que você vai comer, quando vai comer e o que vai acompanhar seu lanche.
Aproveite a receita e coma com moderação!
Ingredientes do bolo de limão low carb
- 3/4 de copo de farinha de amêndoas ou outra oleaginosa;
- 2 colheres de sopa de xilitol ou Stevia;
- Raspas de 1 limão;
- 1 colher de chá de fermento;
- Uma pitada de sal;
- Suco de 1 limão;
- 2 colheres de sopa de óleo de coco;
- 1 ovo inteiro levemente batido.
Modo de preparo do bolo de limão low carb
Em uma tigela pequena, coloque a farinha de amêndoa, o xilitol, as raspas de limão, fermento e sal. Misture bem!
Em seguida, adicione o suco, o óleo de coco e o ovo e misture com um garfo.
Agora é só assar, para isso, coloque em um refratário pequeno e leve ao microondas por 2:30 ou até espetar uma faca e sair limpa (o tempo do microondas depende da potência).
Se preferir, você também pode colocar em uma mini assadeira e levar ao forno pré aquecido a 200ºC até dourar.
Prontinho, você já pode comer seu bolo de limão low carb.
Benefícios do Limão
Além de proporcionar ao bolo low carb um sabor refrescante, o limão mantém você hidratado e satisfeito na maioria das vezes. Ou seja, ajuda a reduzir o desejo de comer demais.
Por isso, é sempre interessante usar o limão em receitas ou como tempero. Mas, além de usar o limão em várias receitas, a água com limão também ajuda a manter o metabolismo.
Assim como beber muita água aumenta sua energia, beber suco de limão aumentará seu metabolismo 1. O aumento da taxa metabólica de seu corpo pode aumentar seu tempo para um treino e isso ajudará na perda de peso.
Limões são uma boa fonte de vitamina C. A pesquisa mostra que comer frutas e vegetais ricos em vitamina C reduz o risco de doenças cardíacas e derrame.
Além disso, o ácido cítrico, presente no limão, pode ajudar a prevenir cálculos renais. Isso porque, ele aumenta o volume e o pH da urina, criando um ambiente menos favorável para a formação de cálculos renais.
Benefícios da farinha de amêndoa
A farinha de amêndoa é rica em gordura monoinsaturada, que pode ajudar a manter o colesterol sob controle.
A redução do colesterol diminui significativamente o risco de doenças cardíacas (1). Um estudo mostrou que mulheres que consomem 50 gramas de amêndoas diariamente têm colesterol mais baixo do que mulheres que não consomem.
Além disso, a farinha de amêndoa é um alimento de baixo índice glicêmico (2). Ou seja, em comparação com a farinha de trigo, a farinha de amêndoa tem menos açúcares e carboidratos. Por isso, mudar para a farinha de amêndoa pode ajudar as pessoas com diabetes a controlar seus níveis de açúcar no sangue de forma mais eficaz.
Por fim, a farinha de amêndoa contém uma grande quantidade de fibras dietéticas prebióticas. Esse tipo de fibra é digerido por bactérias no intestino delgado.
Sendo assim, obter fibra dietética prebiótica suficiente leva a um sistema digestivo mais saudável e eficiente.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube