close

Muitas pessoas têm dificuldade de iniciar uma dieta low carb, por acreditarem que irão sentir fome, ou não comerão receitas saborosas… Mas, esse não é o caso desta torta vegana low carb.

Além de ser super fácil de fazer, é muito saborosa.

Torta low carb vegana

Ingredientes para torta low carb vegana

1 chuchu ralado cru

3/4 de xícara de cenoura ralada crua

¾ de xícara de abobrinha ralada crua

70 g de vagem picada crua

3 mini pimentões OU ½ pimentão picado

5 tomates cereja picados

1 cebola roxa triturada

4 ovos

2 dentes de alho triturado

½ xícara de parmesão ralado

½ xícara de farinha de coco

Açafrão a gosto

1 colher de sopa de orégano 

Pimenta preta moída a gosto

½ xícara de água filtrada

2 colheres de chá de fermento em pó

Parmesão para polvilhar por cima (opcional).

Modo de Preparo da torta low carb vegana

Misture o chuchu, a cenoura, a abobrinha, a vagem, o pimentão, bem como, os tomates, a cebola e reserve. Em outra vasilha bata bem os ovos com um fue ou garfo, acrescente o alho, o parmesão, a farinha de coco, o açafrão, o orégano, a pimenta e, por fim, a água e misture bem. Acrescente o fermento por último e em seguida a mistura de vegetais que ficou reservada.

Transfira para uma forma untada e polvilhe parmesão por cima caso queira, leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 35 minutos ou até dourar, sirva.

Claro que se vocês quiserem trocar os legumes pode! Para quem não é vegetariano e quiser acrescentar uma proteína animal também pode!

Para mais receitas como esta siga a Carol!

Benefícios da abobrinha

A receita de torta low carb vegana não é só saborosa, mas também nutritiva, isso devido aos seus ingrediente. A abobrinha, por exemplo, é rica em antioxidantes.

Antioxidantes são compostos vegetais benéficos que ajudam a proteger o corpo contra danos causados ​​pelos radicais livres.

Carotenóides, como a luteína, zeaxantina e beta-caroteno, são particularmente abundantes em abobrinha (1).

Estes podem beneficiar os seus olhos, pele e coração, bem como oferecer alguma proteção contra certos tipos de câncer, como o câncer de próstata (2).

Além do mais, pesquisas indicam que a pele da planta abriga os mais altos níveis de antioxidantes. Abobrinhas amarelas, por exemplo, podem conter níveis ligeiramente mais altos que os verdes claros (3, 4).

Abobrinha contribui para a digestão saudável

Abobrinha pode promover a digestão saudável de várias maneiras.

Para começar, é rico em água, o que pode amolecer as fezes. Ou seja, isso os torna mais fáceis de passar e reduz suas chances de constipação (5).

Abobrinha também contém fibras solúveis e insolúveis

A fibra insolúvel adiciona mais volume às fezes e ajuda os alimentos a se moverem através de seu intestino mais facilmente, reduzindo assim, o risco de constipação. Além do mais, este benefício é agravado se você tiver bastante líquidos em sua dieta (6).

Enquanto isso, a fibra solúvel alimenta as bactérias benéficas que vivem no seu intestino. Por sua vez, essas bactérias amigáveis ​​produzem ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs) que nutrem suas células intestinais (7).

Além disso, os AGCCs podem ajudar a reduzir a inflamação e os sintomas de certos distúrbios intestinais. Como por exemplo, a síndrome do intestino irritável (SII), a doença de Crohn e a colite ulcerativa (8, 9, 10).

Abobrinha pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2

Com 3 gramas de carboidratos por xícara cozida, a abobrinha oferece uma ótima alternativa de baixo teor de carboidratos às massas para aqueles que desejam reduzir a ingestão de carboidratos. Ou seja, pode substituir massas e arroz

Além do mais, as dietas com pouco carboidrato podem reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue e de insulina, os quais podem manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​e reduzir a necessidade de medicação em pessoas com diabetes tipo 2 (12, 13).

Benefícios dos ingredientes da torta low carb vegana
Benefícios dos ingredientes da torta low carb vegana

Além disso, a fibra de abobrinha ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, evitando que os níveis aumentem após as refeições. Dietas ricas em fibras de frutas e vegetais, incluindo abobrinha, estão consistentemente associadas a um menor risco de diabetes tipo 2 (14).

Por fim, a fibra encontrada na abobrinha também pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina. O que também pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue (15).

Além disso, estudos em animais observam que o extrato de casca de abobrinha pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e insulina. Isto pode ser devido aos potentes antioxidantes da pele, e todos esses potenciais você pode obter ao saborear esta torta low carb vegana (16).

No entanto, a pesquisa humana é necessária antes que conclusões fortes possam ser feitas.

Benefícios para a saúde de tomates

O tomate presente na torta low carb vegana, assim como, produtos à base de tomate tem sido associado à melhoria da saúde da pele e menor risco de doenças cardíacas e câncer.

Saúde do coração

A doença cardíaca, incluindo ataques cardíacos e derrames, é a causa mais comum de morte no mundo.

Um estudo em homens de meia-idade relacionou baixos níveis sanguíneos de licopeno e beta-caroteno ao aumento do risco de ataques cardíacos e derrames (17, 18).

Evidências crescentes de ensaios clínicos sugerem que a suplementação com licopeno pode ajudar a diminuir o LDL, ou seja, mau colesterol (19).

Além disso, estudos clínicos de produtos de tomate indicam benefícios contra a inflamação e marcadores de estresse oxidativo (20, 21).

Eles também mostram um efeito protetor na camada interna dos vasos sanguíneos e podem diminuir o risco de coagulação do sangue (22, 23).

Prevenção do câncer

Câncer é o crescimento descontrolado de células anormais que se espalham além de seus limites normais, muitas vezes invadindo outras partes do corpo. E consumir receitas como esta da torta low carb vegana, você ingere uma série de nutrientes que podem prevenir o câncer.

Estudos observacionais observaram ligações entre tomates, e produtos de tomate, e menos incidência de câncer de próstata, pulmão, bem como, estômago (24, 25,26, 27, 28).

Um estudo em mulheres mostra que altas concentrações de carotenóides, encontradas em grandes quantidades em tomates, podem proteger contra o câncer de mama (29, 30).

Saúde da pele

Por fim, os tomates são considerados benéficos para a saúde da pele.

Alimentos em licopeno, como é o tomate, e outros compostos de plantas podem proteger contra queimaduras solares (31, 32).

De acordo com um estudo, pessoas que ingeriram 40 gramas de pasta de tomate, fornecendo 16 mg de licopeno – com azeite todos os dias durante 10 semanas sofreram 40% menos queimaduras solares (33).

Sucos vegetais também são ótimos para a pele. Confira estas receitas!

Sucos para acompanhar a torta low carb vegana
Sucos para acompanhar a torta low carb vegana

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : abobrinhaalimentaçãoantioxidantescâncerconstipaçãodr. juliano pimentelperda de pesoreceita low carbreceita veganasaúdetomatetorata veganatorta low carbtorta low carb vegana

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta