close
ArtigosDoresFitness

Yoga Benefícios – Como a prática pode te favorecer

yoga 1

Yoga é uma prática antiga que reúne mente e corpo. E por isso, Yoga benefícios incríveis para sua vida.

Isso porque, incorpora exercícios de respiração, meditação e poses projetados para estimular o relaxamento, assim como a redução do estresse.

Este artigo é para você que ainda tem dúvidas sobre a prática da Yoga benefícios que oferece. O objetivo é que no final deste artigo você esteja pronta e animada para praticar Yoga. E aproveitar os benefícios da Yoga.

Gostou do tema?

Leia e compartilhe.  

Yoga benefícios – Diminuição do estresse

Em primeiro lugar, Yoga é conhecido por sua capacidade de aliviar o estresse e promover o relaxamento.

De fato, vários estudos mostraram que pode diminuir a secreção de cortisol, o principal hormônio do estresse (1).

Mulher praticando Yoga benefícios
Yoga benefícios

Um estudo demonstrou o poderoso efeito do Yoga sobre o estresse, seguindo 24 mulheres que se consideravam emocionalmente angustiadas.

Depois de um programa de Yoga de três meses, as mulheres tiveram níveis significativamente mais baixos de cortisol. Além disso, elas também tinham níveis mais baixos de estresse, ansiedade, assim como fadiga e depressão (2).

Em conclusão, Yoga quando usado sozinha ou junto com outros métodos de aliviar o estresse, como a meditação, pode ser uma maneira ainda mais poderosa de manter o estresse sob controle.

Yoga benefícios – Alívio da ansiedade

Muitas pessoas começam a praticar Yoga como uma maneira de lidar com sentimentos de ansiedade.

Curiosamente, há um pouco de pesquisa mostrando que a ioga pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Em um estudo, 34 mulheres diagnosticadas com transtorno de ansiedade, participaram de aulas de ioga duas vezes por semana durante dois meses.

Como resultado, no final do estudo, aqueles que praticavam Yoga tinham níveis significativamente mais baixos de ansiedade do que o grupo controle (3).

No entanto, não está totalmente claro como a Yoga é capaz de reduzir os sintomas de ansiedade. Mas, enfatiza a importância de estar presente no momento e encontrar uma sensação de paz. O que consequentemente, já poderia ajudar a tratar a ansiedade.

Yoga benefícios – Redução da Inflamação

Além de melhorar sua saúde mental, alguns estudos sugerem que praticar Yoga também pode reduzir a inflamação.

A inflamação é uma resposta imune normal. Mas a inflamação crônica pode contribuir para o desenvolvimento de doenças pró-inflamatórias. Doenças cardíacas, diabetes e câncer, por exemplo (4).

Um estudo de 2015 dividiu 218 participantes em dois grupos. Aqueles que praticavam ioga regularmente e os que não praticavam. Ambos os grupos realizaram exercícios moderados e extenuantes para induzir estresse.

Ao final do estudo, os indivíduos que praticavam Yoga tinham níveis mais baixos de marcadores inflamatórios do que os que não praticavam (5). 

Yoga benefícios – Poderia melhorar a saúde do coração

Do bombeamento de sangue por todo o corpo até o fornecimento de nutrientes importantes aos tecidos, a saúde do seu coração é um componente essencial da saúde geral.

Estudos mostram que entre os benefícios da Yoga está a melhorar da saúde do coração. Além disso, mostra a redução de vários fatores de risco para doenças cardíacas.

Um estudo, inclusive, descobriu que os participantes com mais de 40 anos de idade que praticavam Yoga há cinco anos apresentavam uma pressão arterial, assim como a pulsação mais baixas do que os que não praticavam (6).

Algumas pesquisas também, sugerem que a incorporação da Yoga em um estilo de vida saudável poderia ajudar a retardar a progressão da doença cardíaca.

Yoga benefícios – Melhora da Qualidade de Vida

O Yoga está se tornando cada vez mais comum como terapia. Principalmente, para melhorar a qualidade de vida de muitos indivíduos.

Em um estudo, 135 idosos foram designados para seis meses de Yoga, caminhada ou grupo controle. Como resultado, a prática de Yoga melhorou significativamente a qualidade de vida, bem como o humor e a fadiga, em comparação com os outros grupos (7).

Mulher praticando Yoga benefícios
Yoga benefícios – Melhor qualidade de vida

Outros estudos também analisaram como a Yoga pode melhorar a qualidade de vida. E ainda, reduzir os sintomas em pacientes com câncer.

Um estudo, inclusive, acompanhou mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico. Yoga benefícios diminuiu os sintomas da quimioterapia, como náuseas e vômitos, além de melhorar a qualidade de vida geral (8).

Yoga benefícios – Pode combater a depressão

Alguns estudos também mostram que a ioga pode ter um efeito antidepressivo, e ainda ajuda a diminuir os sintomas da depressão.

Isso pode ser porque o Yoga benefícios é capaz de diminuir os níveis de cortisol. Um hormônio do estresse que influencia os níveis de serotonina, o neurotransmissor frequentemente associado à depressão (9).

Em um estudo, os participantes de um programa de dependência de álcool praticaram Sudarshan Kriya. Um tipo específico de Yoga que se concentra na respiração rítmica.

Após duas semanas, os participantes apresentaram menos sintomas de depressão e níveis mais baixos de cortisol. Além disso, eles também tinham níveis mais baixos de ACTH. Um hormônio responsável por estimular a liberação de cortisol (10).

Assim como esse, outros estudos obtiveram resultados semelhantes, mostrando uma associação entre praticar Yoga e diminuição dos sintomas de depressão (11, 12).

Com base nesses resultados, o Yoga pode ajudar a combater a depressão, isoladamente ou em combinação com métodos tradicionais de tratamento.

Yoga benefícios – Poderia reduzir a dor crônica

A dor crônica é um problema persistente que afeta milhões de pessoas e tem uma série de possíveis causas, como lesões à artrite, por exemplo.

Há um crescente corpo de pesquisas demonstrando que praticar Yoga pode ajudar a reduzir muitos tipos de dor crônica.

Como por exemplo, um estudo com 42 indivíduos com síndrome do túnel do carpo. Eles receberam uma tala de pulso ou fizeram Yoga por oito semanas.

No final do estudo, o Yoga foi encontrado para ser mais eficaz na redução da dor. Além disso, ajudou a melhorar a força de preensão do que a imobilização do punho (13).

Yoga benefícios – Melhora do sono

A má qualidade do sono também tem sido associada vários problemas. Como por exemplo, obesidade, hipertensão arterial e depressão, entre outros transtornos (14, 15).

Estudos mostram que incorporar Yoga em sua rotina pode ajudar a promover um sono melhor.

Em um estudo de 2005, 69 pacientes idosos foram designados para praticar Yoga, tomar uma preparação à base de plantas ou fazer parte do grupo de controle.

Como resultado, o grupo de ioga adormeceu mais rápido, dormiu mais e sentiu-se mais bem descansado de manhã do que os outros grupos (16). Ou seja, assim como nos outros tópicos a prática de Yoga demonstra benefícios.

Está convencida dos benefícios da Yoga?

E para ter ainda mais saúde, e insira na sua rotina, também o hábito de tomar chá. Eles podem contribuir e muito para sua saúde e bem estar.

Selecionei 10 melhores receitas de chás. clique na imagem abaixo para saber quais são.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalívio do estresseansiedadebenefícios da iogacâncercombate a depressãodepressãodiminuição da ansiedadedor crônicadr. juliano pimentelestresseinflamaçãoiogaMelhora do sonomelhorar a qualidade de vidaníveis de cortisolqualidade de vidaqualidade do sonoredução da inflamaçãosaúdesíndrome do túnel do carposonoyoga

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta