Por que Diet e light não funcionam para emagrecer… E o que fazer a respeito.
Se você já comprou um produto diet e light, tenho certeza que você acreditou ser a melhor opção!
Engano seu.
Vou te mostrar porque você deve evitar esse tipo de alimento.
A sua alimentação deve se basear em alimentos de verdade, ou seja, aqueles produzidos pela natureza. Alimentos naturais que não passaram por nenhum processo humano.
Os produtos diet e light são o oposto dos alimentos de verdade. Afinal, eles passam por um ou mais processos para chegar à composição final.
O que está por trás dos alimentos diet e light?
Diet e light estão longe de ser algo para você emagrecer e gerar saúde. Isso porque, eles foram criados especificamente como uma solução ‘saudável’ para você evitar comer gordura.
Dependendo da sua idade, você vai lembrar que anos atrás a gordura era extremamente demonizada. Criou-se um mito de que gorduras naturais como banha de porco, por exemplo, fazem mal para a saúde.
Esse mito surgiu, após alguns estudos, solicitados pela indústria alimentícia, sugerirem que óleos e gorduras vegetais eram mais saudáveis. O que a gente sabe que não é verdade.
Ou seja, diet e light são uma construção da indústria alimentícia que investe bilhões para você acreditar nessas informações. Apareceram no mercado como uma opção mais saudável para substituir a gordura, que ficou como vilã da sua saúde.
As pessoas começaram a buscar alimentos com baixo teor de gordura, mas não se preocupavam com o percentual de carboidrato, nem mesmo com o teor calórico. Por isso, é tão comum pessoas que investem bastante dinheiro nas compras do mês em alimentos com menos gordura, mas a família continua acima do peso e com problemas de saúde.
Light, o que é?
Os alimentos light são aqueles mais leves, ou seja, que têm a redução de algum nutriente.
Então, são alimentos com menos açúcar ou menos gordura. Só que mesmo com a redução de um dos ingredientes esses alimentos continuam saborosos, ou seja, são palatáveis.
Para isso é inserido no alimento adoçante, saborizante, conservantes entre outros substratos que tem apenas uma função no seu corpo: intoxicar.
De maneira geral os produtos rotulados como light, ou descritos como “reduzidos em calorias” ou “com menos gordura”, devem ter 25% menos calorias ou gordura do que os produtos com os quais estão sendo comparados.
Porém, “light” serve para descrever produtos com menos cor ou sabor. Desde que especificado na embalagem.
E você pode estar pensando, mas 25% a menos de gordura é uma quantidade considerável. Porém, estudos mostram que os consumidores que optam por alimentos “light” na verdade consomem mais do que se tivessem continuado com a versão normal do produto.
Um estudo, publicado no Journal of Marketing Research, comparou o consumo de M & Ms, para isso foram colocados diante dos participantes duas versões do doce a tradicional e a rotulada como “baixo teor de gordura”(1).
E o resultado foi que os participantes, em média, comeram quase 30% a mais de M & Ms “com baixo teor de gordura”.
Esse resultado se dá porque os alimentos altamente processados têm efeitos viciantes, que no cérebro se assemelham aos efeitos de drogas. O objetivo é que você sinta necessidade de comer cada vez mais.
Diet, o que é?
Os alimentos diets se referem aqueles com ausência de açúcar, sal ou gordura. Os alimentos diet para pessoas diabéticas, por exemplo, podem conter apenas 0,5% de açúcar. Já os diets direcionados para o público cardíaco, contém apenas 0,5% de sal. E assim, por diante.
O grande problema, porém, é que para que esses alimentos sem açúcar continuem saborosos é necessário inserir sódio ou gordura. E na maioria das vezes a gordura é a hidrogenada.
Se um alimento é palatável, é saboroso ele tem em sua composição sal, açúcar ou gordura. Você já fez um arroz sem gordura? Quando a gordura é pouco o alimento amarga, não fica saboroso. O mesmo vale para um suco sem açúcar, um bolo sem uma pitada de sal.
E para alimentos industrializados continuarem saborosos e palatáveis são misturados açúcar, gordura e sal. Quando há redução de um desses ingredientes, há o aumento dos outros dois.
Esses três ingredientes são estimuladores dentro do sistema nervoso central.
Ou seja, quando chegam ao cérebro causam uma sensação de prazer e despertam o sistema límbico, para que você se sinta inebriado com aquele sabor.
Essa mistura é feita justamente para colocar as pessoas viciadas em um tipo de alimento “liberado” que está “beneficiando a saúde”.
É por isso que dificilmente você consegue comer um só. Pois, foi feito para você se sentir viciado. E só de pensar você saliva e sente vontade de comer.
Por que evitar alimentos diet e light?
Alimentos diet e light são ultraprocessados e por isso, devem ser evitados.
Já que grande parte dos ingredientes que estão nos rótulos, são alimentos com potencial cancerígeno, de intoxicação, inflamação crônica, alergia, doenças crônicas e muito mais.
Aliás, qualquer alimento que possui um longo período de validade vai te causar problemas.
Assista a este vídeo e saiba como cuidar melhor da sua saúde.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube