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Yoga Para Auxiliar Seu Emagrecimento e Saúde

Yoga pode ajudar a emagrecer e ter mais saúde? Como isso é possível? Especialistas afirmam que a prática regular dessa prática, pode ajudar a queimar gordura de dentro para fora.

A prática de yoga ou ioga, é usada como forma complementar para um estilo de vida saudável, que inclui a reeducação alimentar.

Por tanto, não adianta pensar que ao começar as aulas de yoga, você pode deixar de praticar atividades físicas, e de se preocupar com a alimentação saudável.

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Yoga

Yoga e a Consciência. Imagem: (Divulgação)

Não é apenas um método apenas para perder peso, antes de mais nada é um estilo de vida saudável.

Yoga é uma ciência que estimula um estilo de vida positivo e saudável, e praticada por muitas pessoas pelo mundo todo como forma de equilibrar e harmonizar mente, corpo e espírito.

Estudos voltados para provar a eficácia dessa prática, afirmam que ele pode sim ajudar a emagrecer, usando o programa completo que inclui: asana, técnicas de respiração e meditação.

Asana são as posturas psicofísicas que ao serem executadas atuam em todo o sistema orgânico, centros nervosos e glândulas. A palavra asana significa no idioma indiano: “postura facilmente mantida” (4).

São essas posições ou posturas que auxiliam na firmeza de corpo e mente, e na saúde dos órgãos.

Yoga combina fatores importantes como: autoaceitação, consciência corporal, comer consciente e a reflexão interna. Essa combinação faz parte de subprodutos naturais da prática regular do yoga.

Essas mudanças podem ajudar a controlar e manter o peso ideal e a emagrecer com saúde; mas os seus benefícios também impactam de forma positiva na saúde mental que inclui autoestima, leveza de espírito, tranquilidade, relaxamento, entre outros pontos.

Mas não pense que ele pode ser usado como forma mágica para o emagrecimento.

De acordo com Ashley Turner, professora de yoga e psicoterapeuta em Los Angeles, Califórnia e em Nova York, e também criadora do DVD Element Yoga para Perda de Peso; esse estilo de vida pode sim ajudar na criação e desenvolvimento de mudanças significativas, que influenciam na perda de peso e a boa saúde em todos os aspectos. (1).

Efeitos

De acordo com estudos internacionais sobre o efeito da yoga no organismo dos adeptos; a prática regular pode auxiliar na queima de calorias, aumentar a força física, a diminuir os níveis de açúcar no sangue, diminuir a pressão arterial, acelerar o metabolismo e a resistência.

Isso tudo pode ser um reflexo da mudança de pensamento e uma nova consciência, já que os adeptos aumentam a consciência sobre o seu corpo e aquilo que eles consomem.

Com isso, eles deixam de lado alimentos que danificam o corpo (que eles aprenderam a sentir com mais intensidade e a respeitar mais) (2).

1- Redução do Estresse

Yoga ajuda a reduzir o estresse e consequentemente auxilia na redução do hormônio do estresse, o cortisol.

Os altos níveis de cortisol prejudica a perda de peso, estimula o consumo de alimentos (e também pode influenciar na compulsão alimentar) além de prejudicar o equilíbrio emocional e bem-estar.

Com esse desequilíbrio, o organismo transforma as calorias que deveriam ser queimadas, em depósitos de gordura que se acumulam pelo seu corpo, principalmente na área abdominal, podendo se tornar gordura visceral, que é perigosa para a saúde.

O acúmulo de gordura abdominal está relacionada à resistência à insulina, que pode acarretar problemas como diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.

Ao praticar regularmente yoga, você contribui para o equilíbrio hormonal, e previne ou trabalha os problemas de saúde relacionados ao estresse.

2-Consciência

Praticando yoga você aprende a desenvolver mais sensibilidade e consciência sobre o seu corpo.

Essa consciência ajuda a captar a diferença entre estar com fome, saciado (a) ou quando acha que precisa comer devido à ansiedade, por exemplo.

Você para de viver no automático e começa a ouvir o seu próprio corpo.

Isso também envolve aprender a reconhecer as emoções, inclusive aquelas que estimulam o consumo exagerado de alimentos, principalmente dos alimentos açucarados, gordurosos e ricos em sódio.

3-Concentração

A concentração vai ajudar a definir melhor os alimentos que você escolhe; isso também beneficia a comer consciente, livrando-se de distrações durante a alimentação.

Comer consciente e a concentração ajudarão você a comer de forma mais pausada, mastigando bem a comida, prestando atenção aos alimentos, ao momento das refeições, como você se alimenta e nas reações do seu corpo (2).

Tornar-se consciente sobre o seu corpo, os alimentos, a forma como você come e escolhe os produtos que vai consumir fará toda a diferença na sua qualidade de vida e emagrecimento.

Saia do automático e comece a viver de verdade.

Mas antes de começar esse novo estilo de vida, procure um profissional confiável para fazer yoga.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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