Selecione a página

Atividade Física não emagrece! Mas é indispensável para sua saúde.

Atividade Física não emagrece! Mas é indispensável para sua saúde.

Aceite, atividade física não vai deixar seu corpo magro. Mas é ela que eleva seus níveis de energia, tônus muscular e melhora seu equilíbrio.  

Uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, que caminha rapidamente por 30 minutos queimará, em média, cerca de 140 calorias. Isso é igual a uma lata de refrigerante, não é exatamente um grande retorno do seu investimento de tempo e esforço. Ou seja,  é muito mais fácil não consumir o refrigerante.

Fazer exercícios aeróbicos de intensidade moderada, como caminhar por 30 minutos por dia, cinco dias por semana, a quantidade recomendada para uma boa saúde, normalmente produz pouca ou nenhuma perda de peso por si só.

E outra grande questão em relação à atividade física é que para muitos indivíduos o exercício para perder peso acaba sendo uma punição. Como se fosse o exercício fosse o preço a ser pago para ter um corpo realmente magro.

Por isso é comum ouvir pessoas dizendo frases como; “Vou precisar fazer exercícios extras” depois de comer demais durante as férias ou em um jantar de comemoração? 

Ao considerar a atividade física, seja ela qual for, como uma maneira de autopunição, então você está fazendo algo ruim. E ninguém quer fazer algo ruim. 

Pessoas com esse pensamento tem cada vez mais dificuldade de integrar o exercício em sua rotina, afinal de contas, é praticamente ZERO as chances de continuar fazendo algo que é tão ‘ruim’. 

A Atividade física é indispensável

Foi realizado um teste sobre o sentimento em relação aos exercícios físicos com mulheres de meia idade. O teste foi simples. Elas tinham que escrever o que sentiam em relação às atividades. 

O resultado é claro, vai de encontro ao que estamos mencionando aqui. Aquelas que usaram termos como “calorias” ou “peso” foram rotulados de “modeladores corporais”, enquanto as que não usaram foram chamados de “não modeladores corporais”. 

Atividade física para Tonificar o Peitoral: Flexões. Imagem: (Divulgação)

Os dois grupos pesavam aproximadamente o mesmo, em média. Os modeladores corporais eram mais propensos a ver o exercício como uma luta, enquanto os não modeladores tendiam a dizer que isso os fazia se sentir bem. Dadas essas atitudes, não é surpreendente que os modeladores de corpo se exercitem consideravelmente menos do que os não modeladores de corpo.

A conclusão é que é mais provável que percebamos a atividade física de forma positiva e realmente o pratiquemos quando nos concentramos em nosso bem-estar e não em nosso peso. 

Para alguns, o incentivo pode ser uma melhora no humor ou menos estresse. Outros podem achar que o exercício os faz sentir física e mentalmente mais fortes ou mais no controle de suas vidas.

Claro, os benefícios da atividade física vão muito além disso. Foi demonstrado que reduz o risco de doenças cardíacas, derrame, câncer, diabetes, demência, depressão, resfriados, dores nas costas, osteoporose e morte prematura. 

Também pode melhorar o sono, aumentar a energia, afastar a debilidade da velhice e até melhorar nossa vida sexual.

Além do mais, embora não seja muito útil para perder peso, o exercício pode prevenir o ganho de peso e melhorar sua aparência, aumentando a massa muscular e reduzindo a gordura visceral , o tipo indicado por uma cintura larga que está ligada a doenças cardíacas e diabetes.

Imagine uma pílula com essa longa lista de benefícios. Estaríamos todos clamando por isso.

Portanto, encontrar no exercício algo bom e motivador é, na verdade, a ação mais importante que você pode fazer pela sua saúde. 

Mas, para melhorar as chances de sucesso, concentre-se em como o movimento ajuda você a se sentir melhor física e emocionalmente, não foque na perda de peso.

Desafio na Prática: 

A atividade física não precisa ser musculação na academia ou caminhada. Pode ser dança, natação, yoga, pilates. O mais importante é que seja uma atividade que te gere prazer. Porque o mais importante é ter constância.

É mais fácil ter constância fazendo algo que você gosta. Procure em sua cidade o que há disponível para você movimentar seu corpo. 

Comprometa-se com sua saúde. A atividade física é o caminho para ser saudável.

Adotar bons hábitos sempre será útil para evitar crises de tosse e sair delas com mais facilidade quando aparecerem.

Segundo Maxwell Maltz, 21 dias é o tempo necessário para que nós consigamos criar um novo hábito! Se você quer ter minha ajuda por 21 dias para criar um novo hábito e parar de comer doces, conheça o D21!

Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.