Baixar Pressão Alta Com Alimentos Naturais Indispensáveis
No Brasil a cada dois minutos uma pessoa morre devido à problemas cardiovasculares. Atrás desse número alarmante existe uma incidência de pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares.
É necessário consumir alimentos que ajudem a baixar pressão alta, também conhecida por hipertensão.
Mas, calma, você pode melhorar a saúde e evitar uma piora na pressão arterial com a reeducação alimentar. Assuma o compromisso de cuidar de você agora!
Baixar Pressão Alta com Alimentação
A alimentação adequada é primordial para manter a saúde e baixar a pressão alta.
Por isso, é necessário que você exclua do seu cardápio todos alimentos que podem aumentar a pressão arterial, como no caso de alimentos ricos em sódio, industrializados, embutidos e processados.
Consumir álcool também não é recomendado para quem precisa cuidar da pressão. Evite alimentos com álcool e bebidas alcoólicas.
Se você quer manter a saúde das suas artérias e do coração, veja essas dicas de alimentação; conheça alguns alimentos que podem agregar muito ao seu cardápio (1).
1-Beterraba
Apesar da beterraba ter o seu teor de açúcar e carboidratos considerável (o que exige um consumo moderado), o beneficio para saúde não deve ser ignorado.
Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Queen Mary, localizada no Reino Unido, aponta que o suco de beterraba diminuiu a pressão de pessoas que comprovadamente sofriam do mal.
Dê preferência ao consumo da beterraba em sua forma natural e de forma esporádica, devido ao alto nível de frutose e teor calórico.
2-Clara de ovo
A clara de ovo não tem colesterol, mas além disso tem muitas vantagens, como por exemplo inibidores da enzimas; as enzimas deixam os vasos sanguíneos do coração muito estreitos e podem dificultar a passagem do sangue causando entupimentos de artérias.
Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Jilin, na China.
A clara do ovo tem grandes doses de um peptídeo que inibe uma enzima que tem como função a formação da angiotensina, que é uma substância que ajuda no estreitamento dos vasos e no aumento da pressão arterial.
A pesquisa apontou que a ação é parecida ao medicamento captopril, que serve para ajudar a dilatar os vasos sanguíneos. Mas a pesquisa não foi muito clara com relação a forma de consumo da clara.
A clara do ovo pode ajudar a baixar pressão alta, se for consumido regularmente.
3-Uva
Além da uva, a uva-passa também pode ajudar a baixar pressão alta. De acordo com o Centro de Pesquisa em Aterosclerose e Metabolismo de Louisville, localizado nos Estados Unidos, consumir uva-passa pode ajudar a baixar a pressão alta.
Também podem consumir a uva em sua forma natural. Mas sem excessos, pois a fruta contém frutose e carboidratos. A cada 100 gramas da fruta você ganha 270 calorias.
Consuma as frutas sempre com moderação.
4-Nozes
Existem algumas controversas quanto ao consumo de nozes e a associação com a hipertesão. Mas um recente ensaio clínico levou em consideração o resultado de mais de 7 mil pessoas que consumiram nozes.
Segundo o estudo as pessoas que fizeram o consumo de nozes tiveram menos picos de pressão. Consuma com moderação para ter resultados satisfatórios.
5-Leguminosas
Outra forma de baixar pressão alta, é por consumir leguminosas. Escolha aquelas são baixas em carboidratos.
Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, selecionaram portadores de diabete do tipo 2 e pessoas com artérias tensionadas para consumir as leguminosas. Resultado: artérias mais limpas e com menos problemas.
Algumas opções saudáveis e com baixo carboidrato são: Semente de girassol, grão-de-bico e lentilhas.
6-Chá-verde
O chá-verde pode te ajudar a ter resultados satisfatórios com a prevenção de problemas arteriais.
A tese de doutorado da doutora Lívia Nogueira, feita para o programa de pós-graduação de Fisiopatologia Clínica e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aponta resultados significativos.
Após o consumo de três cápsulas do extrato de chá-verde, que é o equivalente a três xícaras de chá do produto, as mulheres que fizeram parte da pesquisa e estavam quase hipertensas tiveram uma baixa bem considerável da pressão arterial e saíram da zona de risco de hipertensão.
7-Alimentos diuréticos
Os alimentos que ajudam a eliminar o excesso de liquido (alimentos diuréticos) podem ser essenciais.
Isso porque eles vão te ajudar a eliminar líquidos e isso auxilia na redução da pressão arterial. Consuma mais alimentos como erva-doce, salsão, coentro, berinjela, limão, abacaxi, melancia e maracujá.
8-Vitamina C
A vitamina C pode ser a sua aliada contra a pressão arterial. Consuma alimentos que possuem esse tipo de vitamina, como por exemplo, laranja, goiaba, pimentão e limão.
Pesquisas comprovam a eficácia da vitamina C para quem quer mudar o quadro de pressão arterial.
9-Alimentos Antioxidantes
Alimentos ricos em antioxidantes, como a maçã, por exemplo, ajudam a controlar a pressão arterial.
10-Água de coco
A água de coco é rica em potássio e o seu consumo ajuda a baixar a pressão a acabar com a retenção de líquidos. Mas cuidado para não exagerar, pois ela é rica em carboidratos.
11-Alimentos ricos em cálcio
O cálcio pode ajudar no combate de problemas arteriais. Consuma os alimentos ricos em cálcio com regularidade, pois esses alimentos com folhas verdes mais escuras são essenciais para o aumento da ingestão de cálcio.
Entre eles estão as amêndoas, sementes de linhaça, couve e agrião.
12-Morango
O morango ajuda no bom funcionamento do fluxo sanguíneo. Assim como outras frutas vermelhas, ela é uma aliada para baixar a pressão arterial.
13-Hortelã
E para finalizar a nossa listagem temos o chá de hortelã ou o consumo da folha como tempero. Ele também auxilia as artérias por ser diurético.
Outros Alimentos
Peixes ricos em ômega-3 como: salmão e cavala
Sementes: girassol, linhaça e semente de abóbora
Alho
Especiarias como: alecrim, manjericão, tomilho, canela, entre outros
Chocolate amargo com ao menos 70% cacau
Pistache
Romãs
Tomate
Chá de hibisco (2)
Observação importante: não deixe de tomar o medicamento recomendado pelo seu médico. A alimentação saudável e regular é preventiva e ajuda a baixar pressão alta, mas o acompanhamento médico é indispensável.
Mas mude a alimentação e terá melhore resultados ao longo do tempo.
Quer se ver livre de toxinas e ter um corpo magro de uma vez por todas?
Conheça o D21, o único programa de detoxificação que vai te ajudar a viver de maneira livre e mais saudável em apenas 21 dias.
Você vai eliminar os quilos extras e ter mais disposição o dia todo.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel
Trackbacks/Pingbacks