Selecione a página

Benefícios da Meditação para a Saúde e o Bem-estar

Benefícios da Meditação para a Saúde e o Bem-estar

A meditação é um grande tabu, principalmente para os cristãos. Mas isso acontece por falta de conhecimento e excesso de julgamento.

Afinal, a meditação nada mais é que um exercício para o seu cérebro. Por isso, essa prática cresce cada vez mais no mundo. Afinal, são muitos os benefícios!

Antes de seguir com o conteúdo, quero te convidar para participar do meu grupo no Telegram. Lá você recebe pílulas diárias de saúde e fica por dentro das lives que eu faço diariamente.

Benefícios da Meditação

Como várias práticas de meditação foram praticadas há milhares de anos, existem diferentes maneiras de descrever o que é a meditação e exatamente como funciona.

O dicionário de Webster define a meditação como “tempo calmo gasto no pensamento”, que pode ser feito com propósitos religiosos, para trazer equilíbrio e autoconhecimento ou para outros propósito (1).

Outros, porém, descrevem a meditação como uma prática de focar a mente. Ou seja, treinando nossa atenção, aprendendo a reconhecer seus próprios pensamentos e hábitos.

A grande verdade é que prática da meditação tem inúmeros benefícios para a saúde, que se estendem além de simplesmente gerenciar o estresse.

A meditação é verdadeiramente uma experiência de mudança no cérebro.

Isso porque, nossos próprios pensamentos, as percepções sobre nossas vidas ajudam a moldar as estruturas físicas do cérebro.

Em outras palavras, quanto mais treinamos o pensamento positivo, e manipulamos o estresse habilmente usando a meditação.

É mais provável que pensemos coisas positivas no futuro e vejamos o mundo de forma mais otimista (claro, o oposto também é verdade).

A meditação também tem impactos profundos na redução do estresse e níveis de cortisol. Prevenindo assim, doenças relacionadas ao estresse.

Em 2014, o Departamento de Medicina da Universidade Johns Hopkins, divulgou um relatório afirmando que além de milhares de anos de evidência anedótica, alguns dos benefícios da meditação que já foram comprovados em estudos e ensaios clínicos incluem: (1)

  • Redução dos riscos de obesidade, bem como menor consumo exagerado de alimentos;
  • Redução da dor crônica, dor de cabeça, assim como melhora na recuperação de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas;
  • É um tratamento para transtornos mentais, como transtorno bipolar e depressão maníaca e transtornos alimentares, por exemplo;
  • Melhora a qualidade do sono, assim como a tomada de decisões e a comunicação e a produtividade no trabalho;
  • Diminui a inflamação e ajuda a ter um sistema imunológico mais forte
  • Aumenta sentimentos positivos, incluindo felicidade, conexão com os outros, calma, paz e compaixão, por exemplo;
  • Ajuda na luta contra depressão, assim como a ansiedade. Afinal, diminui os níveis de cortisol;
  • Por fim, ajuda a tratar dificuldades de aprendizagem como o TDAH e melhora a memória, foco e desempenho mental.

1. Reduz o Risco de Depressão

A depressão, assim como o estresse e a ansiedade são muitas vezes causados ​​ou piorados por ciclos de pensamentos negativos fora do controle.

Estudos, como um publicado no Journal of Psychiatric Practice em 2012, descobriram que a redução do estresse baseada no conhecimento e as práticas de meditação similares possuem efeitos antidepressivos.

A meditação ajuda as pessoas a se concentrarem nos fatos de uma situação e a separar velhas crenças ou experiências. Oferecendo novas possibilidades para lidar com tempos difíceis de forma mais saudável, diminuindo o sofrimento psicológico geral, por exemplo(2).

2. Reduz a dor Crônica

Da mesma maneira que a meditação ajuda a diminuir a ansiedade e depressão, ao diminuir pensamentos ruminantes e emoções adicionais, as dores crônicas diminuem.

Também é benéfico para diminuir as sensações de dor, principalmente dor articular crônica, dor nas costas ou no pescoço, por exemplo.

Os pesquisadores sabem que muitos casos de dor crônica estão relacionados ao estresse emocional. Além de tensão muscular no corpo e aos efeitos colaterais de um estilo de vida estressante. Nesse caso podemos considera uma dieta pobre, estilo de vida sedentário e sono fraco, por exemplo.

Estudos descobriram que as pessoas que praticam meditação, aumentam regularmente a atividade nas regiões cerebrais associadas ao controle emocional. Além disso, melhora à tomada de decisões e ao tratamento do estresse.

Reduzindo as reações negativas à dor e as tendências para o excesso de exagero, as pessoas a aprendem a responder a sua dor mais habilmente. Por exemplo, dormir melhor, evitar álcool ou açúcar e andar de bicicleta.

Um estudo de 2012 publicado no Journal of Neuroscience descobriu que a modulação cognitiva da dor é influenciada por uma série de fatores. Bem como, atenção, crenças, condicionamento, expectativas, humor e a regulação das respostas emocionais aos eventos sensoriais (3).

A meditação também é utilizada para reduzir a dor através do controle cognitivo e emocional aprimorado.

3. Reduz o Risco de Obesidade

Os estudos mostram continuamente que o estresse crônico, produz fatores endócrinos e imunes que contribuem para a obesidade e a alimentação emocional.

As intervenções mente-corpo, incluindo a meditação, são eficazes para melhorar o controle emocional, regulação do apetite, perda de peso saudável e sustentável.

Reações mais saudáveis ​​ao estresse, e modificações de comportamento para reduzir o risco de obesidade e os episódios de compulsão alimentar (4).

Uma meta-análise publicada na revista Obesity Research, descobriu que 86% dos estudos revisados ​​relataram melhorias nos comportamentos alimentares específicos, depois que os participantes seguiram a meditação guiada.

Isso apoia a eficácia das intervenções baseadas na consciência para mudar os comportamentos alimentares relacionados à obesidade, especificamente compulsão alimentar, alimentação emocional e alimentação externa (5).

4. Ajuda a melhorar a Qualidade do Sono

Como a meditação ajuda a reduzir a dor, ansiedade e nervosismo, pode ajudar muitas pessoas a lutar com insônia ou outros problemas de sono.

Um estudo de 2015 publicado no Journal of the American Medical Association, descobriu que a meditação melhorou a qualidade do sono, e a incapacidade diurna em adultos mais velhos com distúrbios do sono (6).

5. Melhora a Recuperação de Doenças Crônicas

Um dos benefícios da meditação está relacionado na recuperação de doenças crônicas. Estudos mostram que a meditação ajuda a dar esperança às pessoas, e a um sentimento de empoderamento.

Aumenta o autocontrole de sua vida e fortalecimento pessoal, autoconfiança, quando de outra forma se sentem sobrecarregados diante de doenças graves.

A meditação é usada como uma intervenção natural para pacientes com câncer e mostrou benefícios consistentes, incluindo: melhoramento do funcionamento psicológico.

Redução de sintomas de estresse, maior enfrentamento e bem-estar em pacientes ambulatoriais de câncer, melhor qualidade de vida, melhorias fisiológicas, uso de cuidados de saúde, e resultados relacionados à saúde (7,8).

Uma vez que a meditação ajuda a aliviar muitos problemas psicológicos, e físicos em pessoas com câncer e outras doenças.

Seu uso como parte de programas de tratamento holístico, cresce e ganha atenção de médicos e pesquisadores.

Pratique a meditação e consuma alimentos naturais e saudáveis. Juntos eles trazem inúmeros benefícios.

E se além da prática da meditação você quiser implementar no seu dia a dia outros hábitos saudáveis, conheça o VSG.

Desenvolvi um método para te ajudar a se livrar do glúten, uma das proteínas mais inflamatórias que está presente em vários alimentos. 

Clique na imagem abaixo para conhecer e ter uma vida realmente saudável. 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *