Selecione a página

Benefícios do suor: 6 motivos para você abraçar seu

Benefícios do suor: 6 motivos para você abraçar seu

Talvez você não saiba, mas existem muitos benefícios do suor.

O suor oferece vários benefícios para a saúde. Primeiro, o suor ajuda a regular a temperatura do corpo e a manter o corpo saudável. O suor também contém uma substância antiviral chamada dermicida que ajuda a prevenir infecções. 

O suor também ajuda a remover toxinas e resíduos metabólicos do corpo, ajudando assim na desintoxicação. Além disso, o suor tem propriedades antibacterianas, que ajudam a prevenir a proliferação de bactérias na pele.

Além disso, o suor também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, pois contém antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.

 

Os 6 benefícios do suor

A principal razão pela qual nossos corpos suam é regular nossa temperatura corporal. Isso é muito importante porque evita que você sofra um golpe de calor. 

A temperatura corporal normal também mantém todos os seus órgãos internos funcionando corretamente. Então, quando sua temperatura central fica quente, você começa a suar como medida preventiva.

Benefícios do suor

Benefícios do suor

1 – Elimina Toxinas

Embora a capacidade do suor de simplesmente desintoxicar o corpo seja frequentemente debatida, a pele pode remover compostos tóxicos do corpo. Fazendo com que certas toxinas sejam eliminadas por meio do suo.

Na verdade, um estudo de 2012 descobriu que a transpiração desempenha um papel importante na expulsão de metais pesados ​​como mercúrio, chumbo, cádmio e arsênico do corpo porque eles se dissolvem facilmente na água (1).

No entanto, o suor não pode eliminar todos os compostos tóxicos, por isso é importante beber água filtrada e seguir uma dieta saudável para evitar outras ameaças químicas de baixa dosagem.

 

2 – Melhora a Saúde do Coração

Colocar o corpo em uma situação em que ele precisa se resfriar pela transpiração pode fazer seu coração disparar de maneira semelhante a um treino cardiovascular.

Além disso um dos benefícios do suor, seja por exercícios físicos ou por estar sentado em um ambiente de sauna, pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares.

Um estudo publicado em 2015 que acompanhou homens finlandeses por 20 anos, descobrindo que aqueles que suam na sauna com mais frequência tinham menos probabilidade de desenvolver uma doença fatal ao longo do estudo (2).

 

3 – Ajuda na Recuperação Muscular

Embora uma sessão de suor não ajude a construir músculos, ela pode ajudar na recuperação muscular. Isso porque a transpiração aumenta a circulação e ajuda a eliminar o ácido láctico. Isso pode aliviar a dor e acelerar o processo de recuperação (3).

4 – Benefícios do suor: Aumenta Imunidade

A pele é considerada uma parte vital do sistema imunológico, o que faz sentido, considerando que geralmente é a primeira linha de defesa contra tudo com o qual você entra em contato todos os dias.

Os fluidos de qualquer pessoa fazem parte desse sistema de defesa biológica, servindo como um impedimento para que os germes se instalem.

Além disso, um dos benefícios do suor humano é que ele contém uma proteína natural destruidora de germes chamada dermcidin, que pode proteger novamente cepas de germes que causam doenças como MRSA e tuberculose (4).

 

5 – Obtenha uma pele brilhante

Assim como o suor pode liberar certas toxinas, ele também pode expelir impurezas como poluentes, sujeira e maquiagem incrustada na pele.

Além disso, um dos benefícios do suor é a melhora do tom, a clareza e a textura da pele e é conhecido por melhorar a circulação, o que também pode beneficiar a pele.

6 – Melhora seu humor

Como qualquer outro treino, a transpiração pode liberar endorfinas, que são hormônios que desencadeiam sentimentos positivos no corpo. Isso pode fazer maravilhas pelo seu humor e bem-estar geral.

Embora você certamente não precise se aventurar em uma sauna urbana em um dia quente de verão para experimentar os benefícios da transpiração, você pode encontrar uma prática que funcione para você para obter os efeitos de bem-estar desse corpo natural.

Apenas certifique-se de se recuperar de qualquer treino cardiovascular ou sessão de suor com bastante água para manter seu corpo hidratado.

A maioria das pessoas odeia o suor porque acha que cheira mal. Mas adivinhe? A maior parte da transpiração é completamente inodora.

O suor fedorento vem das glândulas sudoríparas apócrinas, que só são ativadas quando nos sentimos estressados, ansiosos, com medo ou excitados. Como esse tipo de suor é espesso e oleoso, ele retém bactérias na pele, resultando em um odor desagradável.

Quer se ver livre de toxinas de uma vez por todas? 

Conheça o D21, o único programa de detoxificação que vai te ajudar a viver de maneira livre e mais saudável em apenas 21 dias.

Você vai eliminar os quilos extras e ter um corpo mais saudável.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

 

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Fale com nosso consultor!