close
DoresMetabolismo

Fertilidade: Como Aumentar as Chances de Engravidar

A taxa de infertilidade aumenta em todo o mundo. As toxinas da alimentação e do meio ambiente poluem o corpo e comprometem funções preciosas, como fertilidade e a gravidez. Mas existem dicas para resolver isso de forma natural.

A dificuldade em engravidar e as inúmeras tentativas, podem aumentar a ansiedade e o estresse da mulher que sonha em ser mãe.

Pensando nisso, e na necessidade delas é que trago esse artigo.

Vou mostrar dicas naturais para aumentar as chances de fertilidade de forma natural.

Não deixe de ler e compartilhar!

Fertilidade

Algumas mulheres por uma razão ou outra, sentem mais dificuldades para engravidar (1).

Isso pode aumentar a ansiedade e o estresse.

Existem formas naturais de aumentar as chances de engravidar de forma natural, sem precisar de tratamentos inoportunos, caros e invasivos.

Uma delas é por manter relações sexuais próximas ao período da ovulação.

Verifique os níveis hormonais através de exames periódicos.

Outras dicas são:

1 – Controle o Peso

Ser abaixo do peso ou excesso de peso pode atrasar o tempo que leva uma mulher a engravidar.

O peso antes de engravidar geralmente é um fator de fertilidade. Então manter um peso saudável pode ajudar na concepção.

Em um estudo, os pesquisadores avaliaram o índice de massa corporal (IMC) de 2.112 mulheres grávidas.

As mulheres no estudo que tinham um IMC pré-gravidez de 25-39 considerado com sobrepeso ou obesidade, tiveram um duplo aumento no tempo que levou a engravidar.

Um IMC inferior a 19 (18,5 a 24,9 é considerado normal) é ainda pior.

Visite um médico para cuidar da sua nutrição e da saúde geral do seu corpo.

2- Corte o Álcool e o Café

Beber muito café ou muito álcool pode prejudicar a fertilidade.

Os especialistas dizem que beber mais de cinco xícaras de café por dia, o equivalente a cerca de 500 miligramas de cafeína, está associado a uma menor fertilidade.

Pesquisadores suecos descobriram que as mulheres que bebiam duas bebidas alcoólicas por dia, diminuíram a fertilidade em quase 60%. Mais uma vez, a moderação é a chave.

Os níveis mais altos de álcool – duas bebidas ou mais por dia – devem ser evitados ao tentar engravidar.

3 – Pare de fumar

Fumar cigarros pode prejudicar a fertilidade tanto feminina quanto masculina. Fumar afeta a receptividade do óvulo pelo útero.

E nos homens, o tabagismo pode reduzir a produção de esperma e danificar o DNA. Os especialistas também sugerem fortemente parar de fumar antes de engravidar.

Procure formas de como parar de fumar.

E fumar durante a gravidez aumenta o risco de aborto espontâneo.

4 – Coma uma Dieta Saudável

Uma das opções mais importantes de tratamento natural para aumentar as chances de fertilidade, é comendo uma dieta adequada e saudável.

Os alimentos que ajudam o tratamento natural de infertilidade incluem:

Alimentos Orgânicos: Os pesticidas podem afetar o nível de estrogênio e de outros hormônios; portanto, é importante escolher apenas produtos orgânicos, tanto quanto possível.

Ômega-3: Ele ajuda a reduzir a inflamação, aumentando as chances de fertilidade.

Uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 pode ajudar a regular a ovulação, melhorar a qualidade dos óvulos e até atrasar o envelhecimento dos ovários (2).

Entre os alimentos ricos em Ômega-3 estão: semente de chia, salmão, atum, semente de linhaça, nozes, sardinha, arenque, entre outros.

Apenas evite peixes com alto teor de mercúrio.

Alimentos Ricos em Vitaminas E: A vitamina E é essencial para muitos hormônios para o bom funcionamento do sistema endócrino.

Alimentos Ricos em Vitamina C: A vitamina C ajuda a desencadear a ovulação em mulheres e pode aumentar o esperma em homens.

Os alimentos com vitamina C também ajudam seu corpo a absorver o ferro, um nutriente importante para as mulheres que engravidam.

Laranja e outras frutas cítricas, kiwis, goiaba, pimentas vermelhas e couve são ótimas fontes de vitamina C.

Alimentos Ricos em Folato: Folato ou ácido fólico é uma vitamina B que ajuda o corpo a construir novas células, e a prevenir defeitos congênitos.

Os especialistas recomendam aumentar a ingestão de folato antes de engravidar para garantir uma gravidez saudável.

Os alimentos naturalmente ricos em folato incluem vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, feijões e germe de trigo.

Brócolis e Couves: Estes vegetais crucíferos contêm indol-3- carbinol, que ajuda o fígado a metabolizar o estrogênio. É melhor comer crucíferos a vapor, evitando os goitrógenos presentes em seu estado bruto.

Sementes de Abóbora: Para os homens, essas sementes de abóbora fornecem zinco, um nutriente essencial para a reprodução.

5 – Diminua o Estresse

É importante diminuir o estresse para uma boa saúde em geral, e em particular se você está tentando engravidar.

Este é o momento perfeito para dar uma olhada em suas prioridades, determinar o que causa o maior estresse e eliminá-lo da sua vida, se possível.

Se você não pode eliminá-lo, procure  ao menos maneiras simples de aliviar o estresse e diminuí-lo.

6 – Durma Bem

Além de manter os níveis de estresse baixos, o sono adequado é de vital importância na melhoria da fertilidade.

É importante dormir oito horas de sono por noite, programar o tempo de inatividade durante a semana, e fazer coisas que lhe proporcionem alegria.

7 – Exercite-se

Nossos corpos são criados para comer de forma saudável e ser ativos todos os dias, mas muitos de nós nem se aproximam dessa existência normal.

Se você quiser engravidar é vital praticar algum tipo de exercício regular para manter seus hormônios e organismo funcionando bem e equilibrados.

Mas muitas vezes as pessoas negligenciam isso.

Os exercícios regulares também promovem a elasticidade pélvica, o que ajudará nas chances de conceber.

Pesquisadores descobriram que a atividade física em níveis muito altos ou muito baixos, afetam negativamente a fertilidade, enquanto a atividade moderada é benéfica (34).

Como você viu, a alimentação saudável e completa em nutrientes, seguida de determinados cuidados e atividades podem aumentar as suas chances de fertilidade natural.

Cuide da saúde antes mesmo de uma gravidez, mantenha o seu organismo saudável e ativo.

Ajude o seu corpo.

Não deixe de consultar um médico.

Espero ter ajudado.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aborto espontâneoÁlcoolalimentos ricos em folatoansiedadebebidas alcoólicascafédicas naturaisdieta adequadaDNAdr. juliano pimentelengravidarestrogêniofertilidadegravidez saudávellimentos Orgânicosômega-3óvuloregular a ovulaçãotaxa de infertilidadetoxinastratamento naturaltratamento natural de infertilidadeútero

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta