close
Dores

Hérnia de Hiato: Causas, Sintomas e Tratamentos

Dr Juliano Pimentel

Hérnia de hiato é o deslocamento de uma parte do estômago, através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal.

Mais especificamente, existe um músculo (esfíncter esofágico inferior) que se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago, e então se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago.

Alterações nesse mecanismo podem provocar o refluxo gastroesofágico e azia, que são os sintomas mais comuns da hérnia de hiato.

Ela ocorre especialmente em pessoas da maior idade e obesas.

Neste artigo, eu vou explicar as causas, sintomas e tratamentos da hérnia de hiato.

Não deixe de ler e compartilhar.

Hérnia De Hiato

A hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma. O diafragma é a camada de músculo que separa o tórax do abdômen. Esse músculo é utilizado na respiração.

Quando a hérnia se forma, devido a obesidade ou excesso de atividade física, por exemplo; ela dificulta o fechamento completo do estômago, facilitando o retorno do conteúdo ácido para o interior do esôfago, causando surgimento de refluxo gastroesofágico que provoca sensação de queimação na garganta.

O diagnóstico pode ser feito pelo médico após a observação dos sintomas de refluxo, embora a única forma de confirmar a existência da hérnia seja fazendo endoscopia ou tomografia computadorizada.

Causas

O diafragma é um músculo em forma de cúpula que separa a caixa torácica do abdômen.

Normalmente, o conteúdo do esôfago passa para o estômago por meio de uma abertura no diafragma chamada hiato.

As hérnias de hiato ocorrem quando o tecido muscular em torno desta abertura fica fraco, e a parte superior do estômago se contrai através do diafragma para dentro da cavidade torácica.

Ainda não estão claras as razões que levam uma pessoa a desenvolver a doença, mas pesquisas mostram que este problema pode ser resultado de um tecido enfraquecido, que permite que o estômago inche através do diafragma.

Tudo indica que a pressão sobre o estômago possa contribuir para a formação de hérnia.

Ela também pode ser causada pelo excesso de atividade física intensiva, como o levantamento de peso; além disso, o excesso de peso e tosse crônica também podem provocá-la.

Sintomas 

Una-receta-casera-contra-la-tos-1_0
Hérnia De Hiato: Tosse Seca É Um Dos Sintomas. Imagem: (Divulgação)

Embora muitos casos sejam assintomáticos, os principais sintomas da hérnia de hiato são:

  • Azia, que costuma piorar quando a pessoa deita ou se curva para frente;
  • Arrotos;
  • Dificuldade para engolir;
  • Tosse seca e irritativa;
  • Sabor amargo frequente e mau hálito;
  • Fadiga;
  • Dor no peito;
  • Sensação de digestão lenta;
  • Ânsia de vômito frequente.

Geralmente, estes sintomas costumam surgir cerca de 20 a 30 minutos após as refeições e tendem a desaparecer pouco tempo depois.

Além disso, estes sintomas também indicam a presença de refluxo e, por isso, é comum que o refluxo seja diagnosticado antes da hérnia de hiato.

Tratamento

Os objetivos do tratamento da hérnia de hiato são o alívio dos sintomas e a prevenção de possíveis complicações.

A redução do refluxo de conteúdo estomacal para o esôfago (refluxo gastroesofágico) aliviará a dor.

Podem ser prescritos medicamentos para azia, remédios que neutralizem a acidez estomacal, diminuam a produção de ácido ou fortaleçam o esfíncter esofágico inferior.

Em alguns casos, a cirurgia talvez seja necessária. A cirurgia é geralmente reservada para situações de emergência e para pessoas que não obtiveram sucesso no tratamento com medicamentos para aliviar a azia e refluxo ácido.

A melhor forma de tratar a hérnia de hiato é emagrecer se for o caso, e seguir uma dieta rica em nutrientes.

Também é importante evitar bebidas alcoólicas e comidas industrializadas, que são mais difíceis de serem digeridos e podem piorar os sintomas da doença.

Tratamentos Naturais 

Algumas medidas simples podem ajudar a reduzir os sintomas da hérnia de hiato, como:

  • Evitar refeições fartas ou pesadas que facilitem a ocorrência de azia ou refluxo;
  • Não se deitar ou se curvar imediatamente após uma refeição;
  • Perder peso;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evitar ingerir muito líquido durante as refeições;
  • Usar travesseiros mais altos ou colocar pequenos calços na cabeceira da cama;
  • Não comer logo antes de dormir.

A falta de tratamento correto pode levar à complicações graves de saúde, como:

  • Aspiração pulmonar;
  • Sangramento lento e anemia devido à deficiência de ferro (causado, geralmente, por uma hérnia grande);
  • Estrangulamento (obstrução) da hérnia.

Colocar em prática essas dicas pode ajudar no tratamento da hérnia de hiato. E não se esqueça de que, procurar orientação médica é fundamental.

E assim como dito anteriormente, manter uma alimentação equilibrada, parar de fumar e de beber pode ajudar a tratar o problema, pois em uma grande parte, a doença se dá em pessoas com muito excesso de peso.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acidez estomacalácidos estomacaisaziacomidas industrializadasdestaquedor no peitodr. juliano pimentelendoscopiaesfíncter esofágico inferiorexcesso de pesofadigaFamília VSGhérnia de hiatomau hálitoobesidadeperder pesoqueimação na gargantareduzir os sintomas da hérnia de hiatorefluxorefluxo gastroesofágicosaúdetratamento da hérnia de hiatoVIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0vsg

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta