close
Dores

Salto Alto Prejudica a Saúde? Tire as Dúvidas

O salto alto faz parte do guarda-roupa de muitas mulheres e pouquíssimas abrem mão de usá-lo. A sua diversidade encanta e chama a atenção devido aos tamanhos, formatos, cores e tecidos.

Porém, existem aspectos que precisam da sua atenção. Será que eles podem prejudicar a saúde?

Em 2015, a Universidade do Alabama em Birmingham publicou algumas estatísticas surpreendentes relacionadas á lesões causadas pelo salto alto.

Mulheres jovens entre 20 e 29 anos tinham maior probabilidade de sofrer lesões, mas as mulheres de 30 a 39 anos também enfrentavam riscos significativos (1).

Nesse artigo apresentarei como o salto alto pode prejudicar a sua saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

Salto Alto é Prejudicial Mesmo?

Salto Alto Prejudica a Saúde?

Mas a maioria das pessoas sabe que os saltos não são a escolha mais saudável quando se trata de
calçados. Ainda assim, muitos os amam, independentemente dos malefícios gerados, pois fazem as pernas mais longas e até às vezes mais finas.

O problema é se você não está sendo diligente quanto ao fortalecimento e alongamento adequados para mitigar os danos no alto, você pode estar se preparando para níveis elevados de dor.

Os saltos altos lançam a mecânica natural do seu corpo em um estado de disfunção total. Começando no pé, o uso crônico do calcanhar pode efetivamente impactar quase todas as partes do seu corpo. Eventualmente, seu hábito de salto alto pode realmente desencadear a dor no seu pescoço.
Os pesquisadores britânicos achavam que vestir saltos altos regularmente ao longo da vida de
uma pessoa pode encurtar os músculos da panturrilha em 13%. Além disso, usar calcanhares parece engrossar seu tendão de Aquiles, uma chance potencial para os corredores. (2)
Usar salto alto pode trazer alguns malefícios para a sua saúde, veja:

1- Lesões

Os pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham descobriram os registros
relacionados aos saltos altos, encontraram entorses e tensões nos pés e nos tornozelos
classificados entre as lesões mais comuns. (3)

Um estudo descobriu que usar saltos altos de cerca de 3,5 polegadas em comparação com saltos inferiores de meia polegada muda a mecânica do tornozelo de uma forma que aumenta significativamente o risco de uma entorse de tornozelo lateral. (4)

2- Unhas encravadas

O uso de saltos altos também é uma das principais causas de problemas de unhas encravadas.
Os saltos altos criam pressão crônica sobre as unhas dos pés grandes, levando ao crescimento
disfuncional.

Também conhecida como onicocriptose, uma unha encravada é o resultado da compressão dos dedos dos pés.

As pessoas com diabetes tipo 2 devem ser particularmente cuidadosas com o uso de saltos altos, pois podem restringir ainda mais a circulação nos pés.

3- Dor lombar

Usar sapatos de salto alto joga a sua postura normal em um estado disfuncional. Em 2012, cientistas da Polônia apresentaram que o uso de saltos, aumenta a dor, leva a problemas musculares e problemas de dor nas costas.

O uso de saltos altos tira a faixa de movimento pélvica inferior normal. Isso significa que usar sapatos de salto alto realmente joga a postura de seu corpo inteiro. (5,6)

4- Joanete

Um joanete é um problema comum que aparece em pessoas que usam calcanhares regularmente.

No começo, talvez você não pense que seu joanete seja um grande problema, mas quando você não faz o tratamento adequado, as joaninhas podem causar sérios cicatrizes nas formas de pé, dedo do pé e muita dor.

É a parte óssea que se destaca na base do seu dedo. Forma quando o osso ou o tecido localizado na articulação se deslocam para fora do local. Anos de uso de estreitos e saltos altos criam pressão anormal e podem causar a aparência da articulação óssea.

4- Problemas de postura

Usar os saltos altos durante os anos de adolescência pode ser o mais prejudicial. O uso de saltos altos pode causar distúrbios posturais permanentes, incluindo: (6)

Neuroma de Morton
– Postura dianteira
Hiperlordose lombar
– Anteversão pélvica
Colapso de valgus
– Danos do Nervo
As mulheres são 8 a 10 vezes mais propensas a desenvolver o neuroma de Morton, uma condição caracterizada por inchaço, espessamento ou aumento do nervo entre os ossos do dedo do pé.

O ponto mais comum para o neuroma de Morton é entre o terceiro e o quarto dedo do pé, mas também pode ocorrer entre os dedos segundo e terceiro.

Também conhecido como neuroma intermetatarsal, um nervo cronicamente espremido pode levar a dores afiadas, queimadas ou de tiro.

O uso de calcanhares com mais de 2 polegadas provoca pressão não natural nas bolas dos pés, aumentando o risco de uma pessoa desenvolver Neuroma de Morton, que é uma inflamação ou aumento do nervo entre os ossos dos pés (7).

O que fazer

O ideal é evitar o salto alto. Mas, se isso não for possível, tome algumas precauções:
– Evite usar sapatos de salto alto todos os dias.
– Evite ficar parado ou caminhar por longos períodos com salto alto.
– Se você usar sapatos de salto alto, evite os que são estreitos e apertados.
– Corte as unhas dos pés diretamente em cima do topo para ajudar a evitar que as unhas dos
pés fiquem encravadas.
– Coloque os pés em um banho morno diariamente.
– Estique os músculos da panturrilha rotineiramente para evitar o encurtamento crônico dos
músculos nesta região da perna.
– Se você usar sapatos fechados, opte por saltos inferiores e sem dedos estreitos e
pontiagudos.
Sim. Os saltos altos são ruins para os seus pés. Usar sapatos altos pode causar dor e danos em
todo o corpo.

Problemas comuns associados ao uso de saltos altos incluem joaninhas, entorses de tornozelo, desequilíbrios musculares, dor nas costas, dor no pescoço, entorses e cepas, dor no pé e unhas encravadas, entre outros.

Salto alto quando é usado constantemente pode trazer muitos malefícios para a saúde, e se você optar por continuar usando, fique ciente dos problemas de saúde que o seu uso pode acarretar. Procure alternar entre o salto alto e os sapatos de salto mais baixo ou outros tipos de sapatos.

E fique atenta: Eu preparei uma semana especial em comemoração ao dia das mulheres com vários conteúdos e novidades importantes especialmente para vocês, para não ficar de fora clique aqui.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : Colapso de valgusdr. juliano pimentelHiperlordose lombarNeuroma de Mortonsalto altosaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta