close
Fitness

Chá Detox – 4 Ideias para você Emagrecer

Dr Juliano Pimentel

O consumo de chá detox tem sido uma importante ferramenta para pessoas que buscam a limpeza do corpo.

Afinal, bebidas desintoxicantes ajudam a reduzir naturalmente a inflamação, aumentar a energia, apoiar a digestão, limpar o fígado, promover uma pele saudável e emagrecer.

O processo de desintoxicação do corpo é baseado na melhora da digestão. Pois, quando seu sistema digestivo está funcionando corretamente, é muito mais fácil ficar mais magro naturalmente.

Os ingredientes presentes nas opções de chá detox apresentam elementos que ajudam a combater o inchaço estomacal e a inflamação intestinal (1).

Acompanhe como o chá detox age no seu organismo e conheça 4 receitas de chá para você emagrecer.

Gostou? Leia e compartilhe.

Remoção da toxina

Quando seu organismo absorve mais energia e nutrientes saudáveis ​​da sua alimentação, seu corpo terá menos necessidade de estimular a fome em um esforço para conseguir o que precisa.

Por isso é fundamental usar recursos extras, assim como o chá detox, para ajudar o metabolismo a eliminar um veneno e remover a toxina.

Alguns sinais de uma sobrecarga tóxica incluem:

  • Prisão de ventre
  • Inchaço
  • Gás
  • Dores de cabeça
  • Fadiga
  • Dores e dores
  • Náusea
  • Gordura abdominal
  • Problemas de pele
  • Ânsias de comida
  • Energia baixa
  • Mau hálito
  • Mudanças de humor

Receitas de chá detox

As receitas de chá detox são simples de fazer, pois existem uma série de vegetais, frutas e ervas que estimulam a desintoxicação e fornecem vitaminas e minerais que mantêm o corpo funcionando adequadamente (2).

1 – Chá detox de hortelã

O chá de hortelã-pimenta é um chá muito útil para indigestão, problemas gastrointestinais e prevenção da flatulência.

O chá detox de hortelã estimula os sucos digestivos e alivia dores no estômago e dores abdominais. Verificou-se que tem um efeito antibacteriano, antiespasmódico e tem um efeito calmante sobre todo o trato gastrointestinal (3, 4) .

O chá de hortelã-pimenta também estimula a vesícula biliar a secretar bílis, que é usada para ajudar na digestão das gorduras.

Beber uma xícara de chá detox de hortelã, morna, logo antes de uma refeição grande é uma ótima ajuda digestiva que pode realmente ajudar a prevenir problemas digestivos mais tarde.

Como fazer

Coloque uma colher de folhas secas de hortelã em uma prensa francesa ou bule de chá com um filtro xícara. Enquanto isso, esquente uma xícara de água. A água deve estar muito quente e fumegante, porém não deve estar fervendo.

Quando a água estiver prestes a levantar fervura, despeje sobre as folhas secas, tampe a xícara e deixe descansar por cinco minutos.  

2 – Chá detox de Gengibre

Beber chá detox de gengibre, é particularmente benéfico para problemas digestivos como azia, dor de estômago, dor abdominal, inchaço e muito gás (5,6) .

Ele auxilia a melhora da digestão, diminui o refluxo ácido, trata náuseas, evita inchaço da barriga, limpa o gás intestinal preso.

Chá feito de gengibre é um dos melhores chás de ervas para melhorar a função digestiva e prevenir azia, dor de estômago e indigestão depois de comer (7) .

Como fazer

Obtenha um rizoma de gengibre fresco que parece gordo e saudável, sem muitas rugas. O gengibre enrugado geralmente é velho e não será tão potente.

Corte um pedaço de gengibre, esfregue a pele de gengibre sob água quente ou descasque-a se quiser.

Corte a raiz de gengibre em fatias finas ou rale finamente e coloque em uma caneca grande.

Aqueça a água, mas desligue-a antes de ferver. Despeje a água quente no copo com gengibre fatiado e tampe. Isso ajuda a reter o calor e os importantes óleos voláteis.

Deixe por 5 minutos para um chá de degustação mais suave e 10 a 15 minutos para uma bebida com sabor mais forte.

3 – Chá detox verde

As catequinas, o principal componente do extrato de chá verde, têm vários efeitos fisiológicos.

A ingestão de um chá detox rico em catequinas leva a uma redução na gordura corporal e no LDL

O peso corporal, o IMC, a circunferência da cintura, a massa gorda corporal e a área de gordura subcutânea foram significativamente menores no grupo do extrato de chá verde do que no grupo controle (8, 9).

O consumo diário de chá contendo 690 mg de catequinas por 12 semanas reduziu a gordura corporal, o que sugere que a ingestão de catequinas pode ser útil na prevenção e melhoria de doenças relacionadas ao estilo de vida, principalmente a obesidade.

Beber uma xícara de chá detox verde regularmente pode reduzir a gordura corporal e diminuir os níveis de colesterol. Além disso, ajuda o seu corpo a reparar mais rapidamente após treinos de alta intensidade, como treinamento de explosão (10) .

Como fazer

Em uma xícara adicione meia colher de sopa de folhas secas de chá verde. Enquanto aquece uma xícara de água.

Despeje a água quente sobre as folhas de chá. Tampe e reserve por 5 minutos. Coe e adicione meio o sumo de meio limão.

4 – Chá detox de Dente de Leão

Se você está se sentindo inchado, o chá dente-de-leão pode proporcionar alívio porque age como um diurético e aumenta a produção de urina.

Um estudo mostrou um aumento na produção de urina após duas doses de 1 xícara de chá de dente-de-leão feitas das folhas da planta (11).

Raiz de dente-de-leão tem a capacidade de aumentar o fluxo de bile. Por isso, o chá da raiz do dente-de-leão pode ajudar a desintoxicar o fígado, ajudar nos problemas de pele e nos olhos e aliviar os sintomas da doença hepática (12).

Um recente estudo coreano sugere que o dente-de-leão funciona no corpo inibindo a lipase pancreática, uma enzima liberada durante a digestão para decompor a gordura (13).

Como fazer

O chá deve ser preparado com a erva seca, por três minutos em infusão na água quente e não fervida.

Adicione canela, gengibre, suco de meio limão, ou hortelã para diminuir o sabor amargo da erva.

Hábitos saudáveis ​​que promovem a função hepática adequada podem ajudar seu corpo a fazer o desintoxicante necessário.

Além do consumo de chá detox para limpar o organismo e emagrecer, você deve também,  evitar toxinas, como pesticidas, outros produtos químicos, álcool, tabaco, gordura e açúcares.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : cháchá detoxdesintoxicaçãodestaquedr. juliano pimentelemgarecersaúdevsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta