close
Fitness

Ganhar Massa de Forma Saudável: 4 Melhores Alimentos

Se você pratica exercícios ou esportes, mas não consegue ganhar massa, a resposta pode estar na sua alimentação. Existem alimentos naturais que podem ajudar você a ganhar massa de forma saudável.

Os alimentos certos dão energia e facilitam o ganho de massa muscular.

Lembrando apenas que não adianta consumir carboidratos simples, e sem muitos nutrientes de fato, como a batata, arroz etc.

Neste artigo você vai aprender quais são os alimentos que ajudam a ganhar massa, e quais são os hábitos e alimentos você deve evitar!

Não deixe de ler e compartilhar!

Ganhar Massa Muscular

Há alguns hábitos que devem ser evitados de qualquer forma, porém quando se fala em ganhar massa, isso deve ser levado a sério, também. Muitas pessoas treinam intensamente, no entanto possuem alguns hábitos que podem atrapalhar esse processo.

1 – Dia do “lixo”

Mesmo para as pessoas que não praticam dietas e não desejam ganhar massa, o dia do lixo nunca é bom, na verdade deve ser evitado.

O dia do lixo basicamente consiste em você treinar intensamente e ingerir os alimentos certos durante a semana, e no fim de semana ingerir açúcar, sódio, carboidratos simples e até mesmo glúten. Saiba que você está cometendo um grande erro.

Gorduras trans, óleos de grãos e glúten permanecem no corpo e leva um longo tempo para o organismo se recuperar, deixando seu corpo mais preguiçoso e te prejudicando pelos próximos dias, inclusive. (1)

2 – Bebida Alcoólicas

Bebidas alcoólicas não fazem absolutamente nenhum bem a saúde, pois além de algumas conterem glúten (como a cerveja) vinhos e derivados também contém uma quantidade muito grande de açúcar.

Além do mais compostos presentes nessas bebidas, desencadeiam a dor de cabeça, que pode muito bem atrapalhar o seu treino. (2)

Por isso, evite ao máximo que puder consumir bebidas que afetarão o seu processo de ganho de massa.

Alimentos Para O Ganhar Massa

Ganhar Massa com Alimentação. Imagem: (Divulgação)

Aqui está uma lista com os melhores alimentos para o seu treino e ganhar massa.

1 – Carboidratos Complexos

Ganhar Massa: A Batata Doce. Imagem: (Divulgação)

Os carboidratos simples são péssimos para a saúde, e ao invés de te ajudarem em seu treino vão te atrapalhar; o organismo demora para processar esses alimentos, eles são pobres em nutrientes, industrializados e acumulam gordura.

Carboidratos que precisam ser evitados: Arroz branco, açúcar, farináceos, cereais, pipoca, refrigerantes, sucos de frutas e frutas com muita frutose.

Carboidratos complexos que devem ser ingeridos: Abóbora, batata doce, linhaça dourada, quinoa, tomate, brócolis, ervilha, gergelim.

Os carboidratos simples aumentam muito o índice glicêmico, então não são recomendados de maneira alguma, pois atrapalham no ganho de massa muscular e na perda de gordura.  Prefira sempre os carboidratos complexos.

2 – Proteína Magra

Ganhar Massa: Proteína do frango. Imagem: (Divulgação)

A proteína é extremamente importante para quem treina, pois nela existe muitos nutrientes essenciais que ajudarão a fortalecer os músculos e prover mais energia. O Ferro, Zinco e Vitamina B presente nas carnes é muito importante.

E mais importante ainda é ressaltar que deve ser proteína magra, então prefira sempre peitos de frango grelhados, carnes vermelha e peixes, pois possuem um alto teor de vitaminas e minerais.

Além do mais, a proteína aumenta sua taxa metabólica em 15-30%, enquanto que os carboidratos aumentam entre 5 a 10%.

3 – Ovos

Além da proteína que o ovo possui, ele ajuda a intensificar as atividades físicas regulares e de alta intensidade.

Há um composto no ovo chamado luteína, e um estudo concluiu que a luteína pode ajudar de forma positiva na perda de gordura, e em ganhar massa magra. (3)

4 – Gorduras Saudáveis

Ganhar Massa: abacate. Imagem: (Divulgação)

As gorduras saudáveis provenientes do abacate, óleo de coco e azeite não são só importantes para o controle do colesterol, mas ajudam, também, no crescimento muscular.

Também se vêem muito importantes para o aumento da testosterona, que sabemos que ela tem um papel fundamental para o aumento de energia e para que o seu físico seja melhorado.

Alie os alimentos certos a uma dieta saudável e a prática de exercícios de alta intensidade; para ganhar massa muscular e perder gordura.

Mas não de consultar o seu médico referente ao tipo de alimentação adequada para o seu organismo, para ganhar massa de forma saudável. Essas dicas de alimentos são baseados nos nutrientes que eles possuem e que podem ajudar você a ganhar massa.

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : academiacarboidratoscarboidratos complexoscarboidratos simplesdestaquedr. juliano pimentelenergiaexercíciosfitnessganhar massaganho de massagorduras saudáveishomemluteínamalharmassa muscularproteínatreinartreinoZinco

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta