Selecione a página

Triglicérides: Saiba o que é e como Manter o Equilíbrio

Triglicérides: Saiba o que é e como Manter o Equilíbrio

Você sabe o que são os triglicérides e como eles podem indicar se você está em boa saúde ou não? Triglicerídeos são um tipo de lipídio, ou gordura, no sangue. 

Pessoas com triglicérides elevados correm o risco de doença cardiovascular, mesmo se os níveis de colesterol LDL estão na meta.

Neste artigo, você vai entender o que é o triglicérides, como o desequilíbrio dessa gordura pode afetar a sua saúde e muito mais.

Não deixe de ler e compartilhar.

Triglicérides

As calorias em excesso vindas da sua alimentação, são convertidas em triglicerídeos e armazenados nas células de gordura.

Em seguida, os hormônios liberam triglicérides para produzir energia. Este ciclo só se torna problemático quando se come mais calorias do que se queima, o que leva ao triglicérides elevado, também chamado de hipertrigliceridemia.

Os triglicérides são classificados da seguinte maneira: (1)

>> Normal: menos de 150 miligramas por decilitro;

>> Alterada: 150-199 miligramas por decilitro;

>> Alta: 200-499 miligramas por decilitro;

>> Muito alta: 500 miligramas por decilitro ou superior.

Aproximadamente 31% da população possui triglicérides elevados, um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2007, envolvendo um total de 3.582 casos incidentes de doença cardíaca coronariana fatal e não fatal, há uma associação significativa entre os valores de triglicerídeos e o risco de doença coronariana (2).

Felizmente, existem maneiras naturais para diminuir os níveis de triglicerídeos naturalmente com dieta e mudanças de estilo de vida.

Triglicérides Alto e as Causas

Triglicérides elevados podem ser causados por uma série de condições, como:

  • Obesidade,
  • Ingestão de mais calorias do que o que está sendo queimadas/usadas para a energia, por exemplo,
  • Sedentarismo e falta de praticar exercícios físicos;
  • Diabetes tipo 2;
  • Hipotireoidismo ou seja, tireoide hipoativa;
  • Doença renal;
  • Consumo excessivo de álcool e tabagismo;
  • Por fim, efeitos colaterais da medicação prescrita.

A hipertrigliceridemia é frequentemente observada em doentes com diabetes tipo 2 porque a insulina desempenha um papel importante na regulação da homeostase lipídica (3).

Ou seja, quando o corpo é resistente à insulina, os órgãos que são sensíveis à regulação da insulina – como o tecido adiposo, fígado e músculo esquelético – são incapazes de funcionar adequadamente.

Riscos de Triglicérides Alto

Os níveis dos triglicérides predizem a doença cardiovascular, uma das causas principais da mortalidade na sociedade ocidental, por exemplo (4).

Enquanto isso, um estudo realizado na Harvard Medical School, avaliou as contribuições relativas de triglicerídeos e colesterol HDL no risco de doença cardíaca coronária após LDL colesterol níveis foram reduzidos.

O estudo, envolvendo 170 casos e 175 controles, sugere que triglicérides elevados e baixos níveis de colesterol HDL foram associados com doença coronária mesmo em pacientes com níveis mais baixos de colesterol LDL.

Ou seja, as chances de doença cardíaca coronária aumentou em cerca de 20%  por 23 miligramas por decilitro aumento de triglicérides (5,6).

Como baixar o Triglicérides?

Para reduzir o nível de triglicérides é preciso mudar hábitos do estilo de vida e incluir uma alimentação de verdade.

Confira dicas simples e eficientes:

Triglicérides: Baixe os níveis com Gorduras Saudáveis. Imagem: (Divulgação)

1- Reduzir as calorias

Devido à relação entre o aumento da circunferência de peso e triglicérides elevados, reduzir as calorias e perder peso pode ter um grande impacto sobre os níveis dessa gordura.  Por isso, inclua na dieta alimentos como legumes, nozes, sementes, alho e batata doce.

2- Evite alimentos açucarados

Um estudo publicado no American Journal of Physiology descobriu que quando a frutose foi administrada a ratos, houve um aumento de 20% na produção de triglicérides.

Além disso, os resultados sugerem que a frutose dietética não só aumenta a produção de triglicérides, mas também prejudica a remoção deles. Sugiro, inclusive, que você clique na imagem abaixo e entenda como o açúcar age no seu organismo. 

Em vez de consumir muitos destes alimentos de alta frutose e açucarados, por exemplo, concentre-se em trazer proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis em sua dieta (7).  Além disso, evite o consumo de xarope de milho de alta frutose. 

3- Menos carboidratos

Um estudo realizado no Instituto Rogosin em Nova York descobriu que uma dieta muito pobre em gordura, e rica em carboidratos enriquecida em açúcares refinados aumentou a fração de ácidos graxos sintetizados recentemente, juntamente com um aumento na concentração de triglicérides, por exemplo (8). 

4- Escolha gorduras saudáveis

Alimentos ricos em ácidos graxos omega-3 reduzem os níveis séricos de triglicérides, diminuindo a liberação de ácidos graxos livres para o fígado.

Coma alimentos ricos em omega-3, como salmão e sardinha (9).

5- Reduza o consumo de álcool 

De acordo com a pesquisa publicada na Current Opinion in Lipidology, a ingestão elevada de álcool pode ser prejudicial porque está associada a triglicérides elevados, juntamente com doenças cardiovasculares, doença hepática alcoólica e desenvolvimento de pancreatite. 

Embora o consumo leve a moderado de álcool possa estar associado à diminuição dos triglicerídeos plasmáticos, os pacientes que já possuem níveis elevados de triglicérides beneficiam-se de reduzir ou interromper completamente o consumo de álcool. (10)

6- Exercite-se regularmente

Um estudo publicado em Medicina e Ciência em Exercício e Esportes avaliou 11 mulheres saudáveis que se submeteram a um único treino que envolveu uma caminhada rápida em 60 por cento do pico de consumo de oxigênio por cerca de duas horas.

Além disso, os resultados mostraram que a concentração de triglicéridos era aproximadamente 30% mais baixa após o ensaio de exercício comparado com o ensaio de controle que não envolveu atividades físicas.

Estes benefícios do exercício podem resultar de pelo menos uma hora de caminhada, corrida, musculação, ioga e qualquer outro tipo de movimento que você gosta (11).

Alem do mais, triglicérides elevados estão associados com doenças cardíacas e podem prejudicar sua qualidade de vida. Para tratar esse problemas, faça mudanças na sua alimentação, pratique hábitos de vida saudáveis e procure orientação médica.

Essas são dicas muito eficazes para aplicar no seu dia a dia e ter mais saúde e bem-estar.

Mas isso não será o bastante se você costuma comer alimentos industrializados e processados, cheios de açúcar refinado, gordura hidrogenada e glúten, por exemplo.

Se você deseja mesmo transformar a sua saúde de forma efetiva, eu tenho um convite para você!

Conheça meu programa Detox 7 dias. Como ele você e sua família podem perder até 10 quilos em uma semana!

Detox para amenizar triglicerídeos

Detox para amenizar triglicerídeos

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 comentário

  1. Muito bom.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!