Selecione a página

Hepatite A: Conheça os Perigos e Como Prevenir

Hepatite A: Conheça os Perigos e Como Prevenir

A hepatite A é uma infecção viral que afeta o fígado. Geralmente ela é espalhada por alimentos e água contaminada. (1) Embora ela geralmente não seja fatal, ao contrário da hepatite B ou da hepatite C; o vírus dessa classificação de hepatite pode fazer você se sentir doente por semanas ou mesmo meses.

Pessoas infectadas com mais de 50 anos estão em maiores riscos de desenvolver doença hepática, ou falha hepática como resultado do vírus.

Ela geralmente é disseminada por uma fonte de alimento infectada. Com higiene e saneamento adequados, a propagação do vírus pode ser prevenida.

Se você contrair hepatite A, existem maneiras naturais de aliviar os sintomas e aumentar o sistema imunológico para que o corpo possa se recuperar rapidamente.

Nesse artigo explicarei os perigos dela para a saúde e como prevenir.

Não deixe de ler e compartilhar!

Hepatite A

Os sintomas da hepatite A variam de leve a grave. Algumas pessoas infectadas não experimentam sintomas visíveis, especialmente crianças menores de seis anos.

Os sintomas geralmente aparecem entre duas a seis semanas após a exposição ao vírus. Para alguns, a infecção durará algumas semanas, mas para outros, os sintomas continuam por meses.

Faça o Download

Os sintomas mais comuns incluem (2):
– Fadiga
– Febre
– Diarreia
– Náusea
Vômito
– Perda de apetite
Dor abdominal
– Dor muscular
– Dor nas articulações
– Icterícia
Fezes de cor clara
Urina de cor escura
Em crianças e adultos mais velhos, a icterícia ocorre em mais de 70% dos casos.

A Ictericia causa uma descoloração amarela na pele e nos olhos. Também pode escurecer a urina e clarear a cor das fezes.

Isso ocorre em pacientes com hepatite A porque o fígado não pode metabolizar os glóbulos vermelhos que se quebram, o que causa um acúmulo de bilirrubina.

Fatores de Risco

A hepatite A é uma doença hepática causada pelo vírus da hepatite A. Ela raramente é tão fatal quanto a hepatite B e C; ela provoca uma infecção aguda e não causa doença hepática crônica.

Mas precisa da sua atenção e de cuidados médicos.

No entanto, o vírus pode causar sintomas debilitantes e até insuficiência hepática aguda. A hepatite A se espalha principalmente quando uma pessoa não infectada ingere alimentos ou água contaminada.

O vírus também pode se espalhar através de relações sexuais sem o uso de preservativo.

A contaminação pela água ou por alimentos é associada à falta de tratamento da água potável, condições sanitárias precárias, deficiência na higiene pessoal e higiene no manuseio dos alimentos.

Os alimentos e bebidas mais propensos a estarem contaminados com hepatite A incluem mariscos, frutas, vegetais, gelo e água.

Os alimentos podem ficar contaminados com o vírus, durante o crescimento, colheita, processamento, manuseio e cozimento (2)

As seguintes circunstâncias ou cenários podem levar à contaminação por hepatite A (3):

  • Não tendo acesso a água potável segura e limpa
  • Falta de higiene pessoal
  • Áreas precárias de saneamento básico
  • Viver ou cuidar de uma pessoa infectada
  • Uso de drogas recreativas
  • Relações sexuais com uma pessoa infectada, sem preservativo
  • Viajando para áreas de alta prevalência de hepatite A (sem imunização)

As áreas com níveis intermediários de hepatite A, por outro lado, correm maior risco de desenvolver surtos (4)

Prevenção

Existem algumas maneiras naturais de prevenir, e também ajudar a tratar a hepatite A.

Essas opções vão desde escolhas dietéticas, gerenciamento do estresse até estratégias para evitar a contração da doença em primeiro lugar.

Veja:

1-Dieta saudável e bem equilibrada

Hepatite A: Coma Alimentos de Verdade. Imagem: (Divulgação)

O termo hepatite significa inflamação do fígado. Uma das ações mais importantes a serem tomadas para ajudar a tratar os sintomas da hepatite A, está em aderira uma dieta limpa, bem equilibrada e anti-inflamatória.

Comer alimentos anti-inflamatórios pode ajudar a regular o sistema imunológico, e permitir que seu corpo se cure rapidamente.

Esses alimentos também são ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis ​​que são vitais para a recuperação do seu corpo. (5)

– Vegetais de folhas verdes, incluindo couve, espinafre e acelga
– Legumes frescos, como brócolis, repolho, aipo
– Batata doce
– Frutas frescas, especialmente mirtilos, abacaxis e frutas cítricas
– Carne e peixe
– Nozes e sementes, especialmente nozes, sementes de chia, sementes de cânhamo e sementes de linhaça
– Especiarias anti-inflamatórias, como açafrão, caiena e gengibre
– Gorduras saudáveis, especialmente abacates, óleo de coco e azeite
– Caldo de osso denso em nutrientes
– Iogurte de kefir
– Grãos sem glúten como a quinoa

Ao combater os sintomas da hepatite A, e mesmo após a recuperação, mantenha-se longe de alimentos açucarados, alimentos processados ​​e embalados e alimentos que contenham carboidratos refinados.

Essas escolhas só levarão a inflamação e podem debilitar seu sistema imunológico.

2- Hidrate-se

Hepatite A: Hidrate-se!. Imagem: (Divulgação)

Para tratar os sintomas da hepatite A, você deve permanecer hidratado tomando muita água e outros fluidos hidratantes ao longo do dia.

Isto é especialmente importante se você estiver sofrendo diarreia e vômitos, o que significa que você está perdendo fluidos rapidamente.

3- Reduza o Estresse

Para permitir que seu corpo lute contra o vírus da hepatite A, você precisa ter certeza de que está descansando bastante – cerca de oito horas todas as noites – e reduzir os níveis de estresse.

O sono tem uma forte influência nas funções imunes.

Se você se sentir fraco e cansado, permita que seu corpo descanse enquanto você se recupera da doença. (6)

4- Reforce a Higiene

Uma das principais causas de contaminação é a falta de higiene e saneamento básico. Manter a higiene pessoal básica pode reduzir a propagação da doença.

Certifique-se de lavar as mãos com água e sabão regularmente, especialmente depois de usar o banheiro, mudar uma fralda ou antes de preparar e comer alimentos.

Faça o Download

Para evitar a captura do vírus da hepatite A, mantenha-se longe de crustáceos não cozidos ou crus, especialmente em áreas onde o saneamento precário.

E se você estiver viajando para uma área que tenha história de surtos da doença, evite beber a água da torneira; use água engarrafada em vez disso ou ferva a água.

Cuide-se e previna o surgimento de doenças que podem ser evitadas. Cuidar da saúde hoje vai aumentar sua longevidade, e dar maior qualidade de vida para você e a sua família.

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 comentário

  1. Gostei do tema foi muito bom fiquei a saber mais.obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *