Selecione a página

Melhores Fontes Alimentares de Enxofre

Melhores Fontes Alimentares de Enxofre

O enxofre é um mineral presente em todas as células do corpo, por isso, neste artigo você conhecerá os melhores alimentos ricos em enxofre. Desempenha um papel fundamental no metabolismo do fígado e na função da cartilagem articular e da queratina da pele e cabelo (1).

Também é crítico para o metabolismo e sistemas de defesa antioxidantes que protegem os padrões de envelhecimento do cérebro.

O enxofre é necessário para o desenvolvimento adequado do tecido conjuntivo e ajuda a manter a integridade estrutural da pele.

A identificação de alimentos ricos em enxofre pode ajudá-lo a fazer escolhas que garantam a ingestão suficiente de enxofre (2).

Não deixe de ler e compartilhar!

Mais sobre o enxofre

Os islandeses são conhecidos por suas baixas taxas de depressão, obesidade, diabetes e doenças cardíacas (3,4).

Os pesquisadores estão atribuindo grande parte disso à linha de vulcões que formou a nação insular. Estes vulcões estão cheios de cinzas de enxofre que cobrem o solo depois de uma erupção.

Isso enriquece o solo e água potável, produzindo alimentos que contêm um suprimento denso deste composto-chave.

Um dos papéis mais importantes do enxofre é como parte das moléculas de proteína. Como tal, a maior parte do enxofre em seu corpo e sua dieta está em moléculas de proteína.

Os alimentos proteicos que contêm os aminoácidos sulfurados metionina, cistina e cisteína são fontes alimentares particularmente boas.

Os ovos estão entre as maiores fontes alimentares de enxofre, assim como, carne, frango e peixe também fornecendo grandes quantidades.

Para veganos e vegetarianos, por exemplo, algumas leguminosas são boas fontes de aminoácidos contendo enxofre. Nozes e sementes também são boas fontes vegetarianas de metionina.

Benefícios dos alimentos ricos em enxofre

Aumento de anti-oxidantes

Existem 2 aminoácidos contendo enxofre, cisteína e metionina. Eles não são armazenados no corpo. Sendo assim, qualquer excesso dietético é oxidado em sulfato e excretado na urina ou armazenado como glutationa (GSH).

A glutationa é um dos antioxidantes mais importantes dos corpos. Já que, os níveis reduzidos de GSH estão associados a doença degenerativa, imunidade diminuída e acúmulo tóxico (5,6,7).

Os níveis de cisteína parecem ser o fator limitante da taxa para a síntese de GSH (8).

O sistema interno de triagem do corpo normalmente poupa o cérebro, já que é o órgão mais crítico (9,10).

No entanto, nos casos de aminoácidos com baixo teor de enxofre, o cérebro irá esgotar os seus depósitos de GSH, a fim de manter os níveis de cisteína.

Isso reduz as defesas antioxidantes do cérebro e acelera os processos degenerativos.

Enxofre ajuda a reparar as articulações

O enxofre desempenha um papel muito importante na formação de articulações, assim como, na cartilagem, pele e vasos sanguíneos através dos compostos glicosaminoglicanos (GAG) (11,12)

Alguns dos compostos GAG conhecidos incluem glucosamina, sulfato de heparano e sulfato de condroitina, por exemplo.

Quando os níveis de enxofre são esgotados, o corpo é incapaz de substituir as moléculas GAG antigas e inferiores nas articulações.

Com materiais de reparo inadequados, as articulações, bem como, os vasos sanguíneos e as células da pele sofrem e regeneram mais rapidamente.

A sulfatação é uma via crítica de desintoxicação no fígado. Isto é particularmente necessário para desintoxicar drogas farmacêuticas como o acetaminofeno, por exemplo.

O processo de desintoxicação da sulfatação elimina o corpo de aminoácidos contendo enxofre (13).

É por isso que os indivíduos que tomam medicamentos farmacêuticos precisam de mais enxofre na dieta.

Melhores alimentos ricos em enxofre

Os melhores alimentos vegetais para este composto chave são encontrados na família Allium, que é rica em sulfetos de alilo e sulfóxidos.

Estes incluem cebola, alho, alho-poró e cebolinha. Além do mais, a família de vegetais crucíferos têm isotiocianatos contendo enxofre que são poderosos combatentes do câncer.

enxofre alho

Alho é um dos melhores alimentos para nossa saúde.

Esses alimentos ricos em enxofre, incluem brócolis, couve-flor, couve, couve de bruxelas, rabanete e agrião, por exemplo.

Alimentos de origem animal ricos em aminoácidos contendo enxofre incluem ovos orgânicos, bem como, peixes selvagens e carne alimentada com pasto.

A proteína do caldo ósseo também é uma fonte rica de uma ampla variedade de aminoácidos importantes.

MSM

Outra fonte importante de enxofre na sua dieta é o metilsulfonilmetano, ou MSM.

Este composto contendo enxofre ocorre naturalmente em altas concentrações em muitas plantas e remédios à base de ervas, como a cavalinha.

Os alimentos ricos em enxofre, vegetais que são tipicamente ricos em MSM incluem

  • couve de Bruxelas, aspargos e couve, por exemplo
  • tanto alho, como cebola
  • por fim, legumes

No entanto, como o teor de enxofre do solo influencia as concentrações de enxofre nas plantas. Sendo assim, esses alimentos podem variar muito em seu conteúdo de MSM.

Alimentos provenientes de fontes animais são mais confiáveis ​​em seus conteúdos de MSM, incluindo ovos, carne, aves e peixe.

Vitaminas B

Duas vitaminas do complexo B contém grandes quantidades de enxofre. Estes são tiamina, ou vitamina B-1, e biotina, que também é conhecida como vitamina H ou vitamina B-7.

A tiamina está presente em pequenas quantidades em uma grande variedade de alimentos.

Algumas fontes particularmente boas de vitamina B-1 incluem carne de porco, bem como, carnes de órgãos e legumes

A biotina está presente em grandes quantidades numa variedade de alimentos proteicos, incluindo

  • gemas de ovos
  • assim como, sardinhas
  • nozes
  • por fim, leguminosas

Outras boas fontes de alimentos ricos em enxofre, incluem couve-flor, banana e cogumelos, por exemplo.

Benefícios e outras fontes

O enxofre dietético ajuda a melhorar a saúde de suas articulações, pele, cabelos, unhas e tecidos conjuntivos.

Também pode retardar os impulsos nervosos, ajudando potencialmente a reduzir a dor.

Os alimentos ricos em enxofre normalmente contribuem com 3 a 4,5 gramas de enxofre para sua dieta todos os dias. Ou seja, bem acima de uma ingestão diária suficiente (14).

Seu corpo contribui para isso, pois, produz aproximadamente 1 grama de enxofre por dia. Sendo assim, o enxofre restante na sua dieta vem de bebidas. Com a maioria das pessoas obtendo entre 0,26 e 1,3 gramas de pequenas quantidades de enxofre na água potável, por exemplo.

Sendo assim, você pode obter grandes quantidades de enxofre dietético, com vitaminas do complexo B ou aminoácidos contendo enxofre.

Desafio de 7 Dias DETOX | Emagreça com Saúde

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

  1. Eu tenho condromalacia patelar nos joelhos, fiz uso de condroitina por muitos anos, mas foi o MSM quem tirou minhas dores e estagnou a degeneração. Minha única reclamação é que os cabelos crescem muito e a progressiva dura menos…. hehehehe

    Responder
  2. Maravilhoso. Gratidão, dr. Juliano

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *