close
Metabolismo

Dieta Detox – Limpar o Organismo e Emagrecer

Dr Juliano Pimentel

A dieta detox tem como objetivo a limpeza do organismo.  A desintoxicação é o processo de reduzir a carga corporal de compostos prejudiciais, substâncias tóxicas e subprodutos bacterianos, a fim de melhorar a função corporal.

Existem variações da dieta detox, inclusive, venda de sopas e produtos já prontos para a desintoxicação.

No entanto, a principal informação que você precisa saber sobre a dieta detox, é que deve ser feita de maneira saudável, para ajudar seu corpo a eliminar toxinas e mantê-lo da melhor forma possível.

Acompanhe como funciona o processo de desintoxicação no seu corpo, através da dieta detox.

Gostou? Leia e compartilhe.

A desintoxicação

Há muitas maneiras de fazer uma dieta de desintoxicação, variando de jejum total, jejum intermitente, para modificações alimentares mais simples, como o consumo de sucos e sopas detox.

A maioria das dietas detox envolve pelo menos um dos seguintes (1)

  • Jejum. O jejum de curto prazo pode melhorar vários marcadores de doença em algumas pessoas, incluindo a melhora da leptina e da sensibilidade à insulina (2,3).
  • Consumo de sucos de frutas e vegetais frescos, água e chá
  • Consumo apenas líquidos específicos, como suco de limão
  • Suspensão do consumo de alimentos ricos em metais pesados, contaminantes e alérgenos
  • Remoção de alimentos e bebidas alergênicos mais comuns da dieta, substituindo  por escolhas não alergênicas por um período. Gradualmente adicionando de volta os alimentos eliminados
  • Suspensão de bebidas açucaradas
  • Exercício regular
  • Suspensão completa de álcool, café, cigarros e açúcar refinado .

As diferentes dietas detox variam em intensidade e duração. Mas todas almejam a limpeza do organismo. O resultado é a perda de peso, mais ânimo, diminuição da retenção de líquido, entre outros.

Uma boa dieta detox deve fornecer todos os nutrientes importantes que seu corpo precisa. E ao mesmo tempo deve eliminar produtos químicos e ingredientes adicionados que não oferecem benefícios para o corpo (4).

Estudos mostram que dietas detox aumentam a desintoxicação do fígado e elimina os poluentes orgânicos persistentes do corpo (5)

O processo de incorporar alimentos desintoxicantes em sua dieta é uma maneira de otimizar seu sistema de desintoxicação integrado e suprir seu fígado com as ferramentas necessárias para eliminar as toxinas de forma eficiente.

Dieta Detox

Líquidos e exercícios devem fazer parte da dieta detox.

É simples seguir uma dieta detox para melhorar a saúde, limpar o organismo e emagrecer. E para conseguir esse objetivo algumas medidas devem ser tomada.

O roteiro abaixo apresentam 10 sugestões para elevar o potencial da sua dieta detox e realizar uma desintoxicação de forma efetiva e saudável.

1 – Troque as bebidas açucaradas, como refrigerantes e bebidas esportivas, por água, chá sem açúcar ou bebidas desintoxicantes, e mantenha-se bem hidratado.

2 – Prefira alimentos e bebidas sem açúcar ou qualquer adição de adoçante.  

3 – Elimine da sua alimentação todos os alimentos altamente processados ​​e refinados. Evite refeições de conveniência, lanches pré-embalados e bolos e biscoitos comprados em lojas.

4 – Aumente a ingestão de ingredientes integrais e alimentos crus, incluindo frutas, verduras, alimentos saudáveis.

5 – Troque carnes processadas como bacon e salsichas, por opções melhores, como carne bovina alimentada com capim, salmão selvagem e frango orgânico.

6 – Inclua alimentos desintoxicantes mais naturais em sua dieta, como toranja, caldo de osso, couve de Bruxelas, frutas vermelhas, beterraba, sementes de chia e nozes.

7 – Evite o uso de sal. Troque seu saleiro por algumas ervas curativas e temperos. Temperos como cominho, manjericão, salsa e páprica podem aumentar o sabor de seus alimentos, ao mesmo tempo em que proporcionam uma série de poderosos benefícios para a saúde.

8 – Ajuste o seu horário de sono para garantir que você está apertando pelo menos oito horas por noite, o que permite que seu corpo se recupere.

9 – Faça alguns exercícios diários e mantenha-se ativo com seus exercícios favoritos, como caminhar, correr ou andar de bicicleta.

10 – Minimize seus níveis de estresse e inclua alguns apaziguadores naturais do estresse em sua rotina, como yoga, acupuntura, meditação e óleos essenciais. Nem sempre podemos controlar fontes de estresse em nossas vidas, mas mudamos a forma como reagimos a elas.

Cuidados

A maioria das dietas detox são autogerenciáveis, e você mesmo consegue reproduzir e obter os resultados. No entanto, é preciso estar atento para não prejudicar o organismo.

Um grande perigo de uma dieta de desintoxicação é privar seu corpo de nutrientes necessários. Mulheres precisam de pelo menos 1.200 calorias por dia, e a quantidade recomendada para homens é de 1.500.

A redução da ingestão de calorias é normal em uma dieta de desintoxicação, mas uma certa quantidade é necessária para a função normal do corpo.

O jejum a longo prazo, por exemplo, pode resultar em deficiências de energia, vitaminas e minerais, bem como desequilíbrio eletrolítico e até morte (6).

Se uma dieta de desintoxicação envolve restrição severa de calorias, então certamente causará perda de peso e melhorias na saúde metabólica.

No entanto, este tipo de dieta provavelmente não levará a resultados a longo prazo, a menos que você mude seu estilo de vida ao mesmo tempo.

Por isso, é importante ter orientação médica, sobre todas as medidas da dieta detox.

Além disso, dietas radicais podem ser uma experiência estressante. Elas envolvem resistir à tentação e sentir fome e privação (7,8).

Finalmente

Evite produtos ou esquemas insalubres promovidos para desintoxicação. Procure seguir uma dieta rica em nutrientes e cortar alimentos não saudáveis ​​para ajudar a maximizar a saúde do sistema de desintoxicação natural do seu corpo e mantê-lo sentindo o seu melhor.

Além disso, os princípios básicos de uma dieta de desintoxicação podem ser aplicados a longo prazo para ajudá-lo a manter uma dieta saudável além de alguns dias ou uma semana.

Tenha em mente que nem todas as dietas de desintoxicação são criadas igualmente.

Por isso, enquanto alguns podem ajudar a promover uma melhor saúde, fazendo algumas trocas nutritivas em sua dieta, outros podem realmente privar o seu corpo dos nutrientes importantes que você precisa.

Esteja atento a essas regras básicas e inclua regularmente alguns alimentos que aumentam a desintoxicação em sua dieta, a fim de manter-se em dia com seus objetivos de saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : como fazer dieta detoxdesintoxicaçãodestaquedietadieta detoxdr. juliano pimentelsaúdevsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta