close
Metabolismo

Alteração do Turgor da Pele: Saiba O Que É

Dr Juliano Pimentel

O turgor da pele é um sinal de perda de fluido (desidratação). Diarreia ou vômito podem causar a perda de líquidos. Bebês e crianças pequenas com estas condições, podem rapidamente perder muito líquido, caso não tomem água suficiente e a febre acelera este processo.

A falta de turgor da pele ocorre em estágios do moderado à grave perda de fluido. Desidratação suave é quando ocorre a perda de líquido de 5% do peso corporal. Desidratação moderada é a perda de 10% e a desidratação grave é quando ocorre 15% ou mais perda de peso corporal.

A pele com turgor normal encaixa rapidamente de volta à sua posição normal. Pele com turgor pobre leva tempo para retornar à sua posição normal.

Nesse artigo explicarei as alterações do turgor da pele.

Não deixe de ler e compartilhar.

Turgor Normal X Fraco

O turgor da pele é considerado normal quando a pele depois de ser comprimida e liberada, recua quase instantaneamente (em menos de 0,5 segundos).

Note-se que o recuo imediato da pele nem sempre significa uma boa hidratação: pessoas obesas, que possuem a pele espessa devido a esclerodermia; ou que sofrem com outras condições podem ter turgência normal da pele, mas ainda podem estar desidratadas.

O turgor da pele é considerado pobre quando o retrocesso da pele, é retardado por qualquer período de tempo, mesmo que apenas por meio segundo.

Observe-se que a diminuição do turgor na pele nem sempre significa desidratação: pessoas idosas e outras com pele enrugada têm turgência fraca na pele; mas podem estar bem hidratadas.

O turgor normal da pele (plenitude e elasticidade) é mantido pela presença de água e fibras elásticas na pele.

A elasticidade da pele pode diminuir quer devido à desidratação do corpo inteiro, quer devido à desidratação da pele “isolada” (sem desidratação total do corpo), geralmente no caso de pessoas idosas.

Causas do Turgor Fraco

As causas mais comuns da diminuição do turgor da pele são:

– Baixa ingestão de líquidos;

– Desidratação;

– Diarreia;

Diabetes;

– Perda de peso extrema;

– Exaustão por calor (transpiração excessiva, sem ingestão de líquidos);

– Vômito.

O consumo de alimentos açucarados está ligado de várias maneiras a alteração do turgor da pele. Por isso, preparei um material completo sobre como o açúcar, clique na imagem abaixo para conferir.

Outras condições que podem afetar a elasticidade da pele são:

– Afecções dos tecidos conjuntivos tais como esclerodermia, e Síndrome de Ehlers-Danlos. Estes distúrbios do tecido conjuntivo não têm a ver com fluidos.

Obesidade: pele grossa devido ao aumento da gordura da pele.

– Insuficiência renal grave resultando de edema generalizado – retenção de água.

– Reação alérgica sistêmica grave (anafilaxia) – escape do líquido dos vasos.

– Choque séptico.

– Esclerose sistêmica.

Desidratação

Pode ser um sinal relativamente tardio de desidratação, e pode ser observado em desidratação moderada e grave; ou seja, após a perda de mais de 3% do peso corporal (1).

diagnóstico de desidratação é feito com a combinação de causas conhecidas ou suspeitas, sintomas, sinais e teste de turgor da pele.

Causas: hidratação insuficiente, sudorese excessiva, hiperventilada, diarreia, vômitos, micção excessiva ou poliúria, por exemplo, em diabetes mellitus.

Sintomas: sede, menos micção, urina escura, fadiga, perda de peso corporal sem motivo aparente.

Sinais: boca seca, turgência de pele fraca, perda súbita de peso corporal.

Os distúrbios metabólicos por si só não afetam o turgor da pele, mas certos distúrbios metabólicos estão associados à desidratação e, portanto, diminuem o turgor da pele. 

Idosos

Muitos idosos têm a pele permanentemente enrugada devido à redução da turgência da pele devido a idade avançada. 

Uma pessoa mais velha com turgor reduzido da pele pode ser bem hidratado, desidratado ou mesmo super hidratado, assim que o teste do turgor da pele nos idosos não pode ser um teste de confiança para a desidratação.

Nos idosos, ele pode ser avaliado de forma otimizada nos locais menos afetados pelo enrugamento da pele: sobre o esterno, abaixo da clavícula, na testa entre as sobrancelhas ou no interior das coxas.

Mãos e braços não são um bom local para verificar o turgor da pele em idosos.

A falta de turgência cutânea, é um fator de risco para úlceras de pressão em idosos acamados.

Cuidados

Aperte a pele sobre a parte de trás da mão, no abdômen, ou sobre a frente do peito sob a clavícula. Isto mostrará o turgor da pele.

A desidratação suave fará com que a pele seja ligeiramente lenta em seu retorno ao normal. Para hidratar, beba mais líquidos – particularmente água.

Turgor grave indica perda de fluido moderada ou grave. Por isso, consulte seu médico.

É preciso buscar ajuda médica se (2):

– A falta de turgência da pele ocorre com vômitos, diarreia ou febre.

– A pele é muito lenta para voltar ao normal. Isso pode indicar desidratação grave que precisa de tratamento rápido.

– Você reduziu o turgor da pele e é incapaz de aumentar sua ingestão de líquidos (por exemplo, por causa de vômitos).

Você pode precisar de fluidos intravenosos para perda de fluido grave, ou de medicamentos para tratar outras causas de turgência e elasticidade da pele.

Consuma alimentos ricos em colágeno como:

Alimentos ricos em vitamina C: pimentão, goiaba, morango, entre outros;

Alimentos ricos em cobre: Semente de gergelim, caju, lentilha, cacau, entre outros;

Alimentos ricos em glicina: em alguns alimentos ricos em proteína, pele de porco e frango, entre outros;

Alimentos ricos em prolina: clara de ovo, aspargo, repolho, cogumelo, entre outros.

A alimentação faz toda a diferença na sua saúde.

E como eu sempre falo, a alimentação adequada ajuda na saúde interna e externa incluindo o turgor saudável da pele; e pensando em ajudar pessoas como você, que se preocupam com a saúde e a alimentação correta, que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação.

Adquira todas as informações que você precisa para se alimentar melhor, e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos.

Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : Alimentos ricos em cobreAlimentos ricos em prolinaanafilaxiadesidratação gravedestaquediabetesdiagnóstico de desidrataçãodiarreiadr. juliano pimentelelasticidadeesclerodermiaobesidadepeleperda de fluidoperda de peso corporal sem motivo aparentepeso corporalsaúdeSíndrome de Ehlers-Danlosturgorturgor da pele

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta