close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleo essencial de Coentro para aromaterapia

As sementes de coentro são uma das especiarias usadas desde o início dos tempos. No entanto, o óleo essencial de coentro não é algo que você ouve com frequência, mesmo que tenha muitos usos para a sua saúde. 

O óleo essencial de coentro é extraído do fruto (semente) do coentro (Coriandum sativum L.), que é da família das plantas de coentro ou salsa chinesa. 

A semente de coentro é considerada um dos primeiros usos de especiarias no mundo. Foi usado para fins culinários e médicos nos tempos da Babilônia. Também foi mencionado na Bíblia e foi encontrado nos túmulos dos faraós como um símbolo do amor eterno (1).  A cor do óleo essencial de coentro é clara até um amarelo pálido e tem uma consistência média. Emite uma fragrância amadeirada pungente, porém doce.

Informações sobre Óleo Essencial de Coentro

Descrição Aromática: Fresco, herbal, doce, pungente.

Método de Extração: Destilação a vapor.

Parte da Planta: Folha.

Principais Componentes Químicos: Linalool, trans-2-Decenal

15–45% 2-Decenal – 5–25% 2-Decanol – 10–35% Linalol

Sistemas do Corpo: Digestivo.

Usos de óleo essencial de coentro

Como o coentro é um tempero conhecido, o óleo essencial de coentro é usado para aprimorar os sabores de confeitaria e temperos (2). Também é usado como agente aromatizante para tabacos, gim e licores.

No entanto, o óleo essencial de coentro também está fazendo um nome fora da cozinha. Um estudo clínico do Centro Médico da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, foi realizado e confirmou que uma pomada misturada com 6% de óleo de coentro ajuda a tratar o pé de atleta, infecção da pele dos pés causada por fungos (3). 

Devido ao seu aroma forte e doce e vibração fresca, o óleo de coentro também é um ingrediente valioso em perfumes e sabonetes (4).

7 benefícios do óleo de semente de coentro

O óleo essencial de coentro tem muitos benefícios para a saúde atribuídos às suas propriedades, como:

Afrodisíaco – Os egípcios antigos o usavam em poções do amor. Inclusive, sua propriedade afrodisíaca foi mencionada em “Noites da Arábia” ou “Mil e Uma Noites”, como é chamado em árabe. Hoje, algumas pessoas acreditam que seus fitonutrientes podem potencialmente aumentar o desejo sexual, assim como estimular a paixão sexual ou ajudar na disfunção erétil e na impotência temporária.

  • Antibacteriano – O óleo essencial de coentro age contra bactérias e pode ajudar como desodorizante do corpo e da boca, ajudando a eliminar o mau hálito, bem como o odor corporal. Como antifúngico, tem sido usado como medicamento doméstico para curar resfriados, náuseas, vômitos e distúrbios estomacais, por exemplo.
  • Digestivo – Este óleo essencial ajuda a aliviar problemas digestivos, como indigestão, dor de estômago e flatulência. Além disso, um estudo recente também mostra que o óleo de semente de coentro ajuda a combater bactérias que causam intoxicação alimentar.
  • Analgésico – O óleo de semente de coentro também ajuda a reduzir a dor. Pode ser utilizado para ajudar a tratar dores de dentes, assim como dores musculares e menstruais.
  • Estimulante – Este óleo essencial pode atuar como estimulante para pessoas que estão sentindo baixa autoestima. Além disso, também tem um efeito calmante sobre aqueles que sofrem com choque ou trauma.
  • Anti-espasmódico – O óleo essencial de coentro é também utilizado pelos atletas porque ajuda a aliviar espasmos e cãibras musculares .
  • Hipolipidêmico – Por fim, estudos demonstraram que o coentro diminui a absorção e melhora a quebra de lipídios, podendo ser usado como uma planta preventiva e curativa contra a hiperlipidemia (5). 

Como funciona o óleo de semente de coentro?

Existem diferentes maneiras de maximizar o uso de óleo de semente de coentro. Pode ser usado topicamente e aromaticamente, bem como através da ingestão. Eu recomendo as seguintes aplicações de óleo de semente de coentro:

  • Misture o óleo essencial com água e use-o como um colutório para ajudar a prevenir o mau hálito.
  • Use-o como um óleo de massagem para aliviar a rigidez e promover a circulação sanguínea. Massageie a área afetada com 10 gotas de óleo de semente de coentro e 5 miligramas de óleo de gergelim. Esta mistura ajuda a aliviar dores musculares, indigestão, problemas digestivos e flatulência.
  • Depois de usá-lo como óleo de massagem, adicione duas gotas de óleo de semente de coentro na água do banho para ajudar a aumentar a libido.
  • Adicione duas a três gotas de óleo essencial e de coentro em um difusor, seu aroma tem um efeito refrescante e calmante.
  • Aplique diretamente nas costas para dificuldades digestivas. Também pode ser tomado internamente misturando uma pequena quantidade com água e mel para aliviar os problemas digestivos. O mel é opcional, pois é simplesmente usado para melhorar o sabor.

O óleo de semente de coentro é seguro?

Esteja ciente da taxa de ingestão e quantidade deste óleo essencial, a menos que aprovado pelo seu médico, aconselho a não usar esse óleo essencial por via oral. Além disso, seria melhor evitar esse óleo essencial durante a gravidez, pois possui efeitos estimulantes musculares leves.

É sempre melhor fazer um teste de alergia ao adesivo de pele ao usar óleo de semente de coentro (ou qualquer óleo essencial), pois é altamente concentrado e pode ter um efeito adverso na pele.

Efeitos colaterais do óleo de semente de coentro

O óleo essencial de sementes de coentro é conhecido por não ser irritante e não tóxico. No entanto, se tomado em quantidades excessivas, pode causar problemas intestinais ou dermatológicos. Sempre comece com quantidades moderadas até ter certeza de quanto seu corpo pode tolerar sem efeitos negativos.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aromaterapia oleos essenciaisbenefícios dos óleos essenciaiscomo fazer spray óleo essencialcomo usar óleo essencialcomo usar óleos essenciaisdifusor óleo essencialmelhores óleos essenciaisóleo essencialóleo essencial de alecrimóleo essencial de coentroóleo essencial de lavandaóleo essencial para mau hálitoóleos essenciaisóleos essenciais de manjericãousos de óleos essenciais

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta