Selecione a página

Pedra nos Rins: Veja O Guia Completo

Pedra nos Rins: Veja O Guia Completo

pedra nos rins ou cálculo renal pode causar dores terríveis, e trazer trazer sérias complicações para a saúde. Considerada um dos distúrbios mais comuns do trato urinário; todos os anos milhões de pessoas visitam os médicos para tratar a doença.

Estima-se que uma em cada 10 pessoas vai lidar com pedra nos rins, em algum momento da vida (1,2).

Neste artigo, eu vou abordar as causas, sintomas e tratamentos para a pedra nos rins.

Não deixe de ler e compartilhar.

Pedra Nos Rins

Mas o que exatamente é a pedra nos rins?

Também chamada de cálculo renal, é uma massa semelhante à pedras que podem se formar em qualquer local do sistema urinário.

Geralmente, é eliminada através da urina, sem causar sintomas; mas em alguns casos pode ficar presa nos canais da urina, gerando dor intensa e sangue na urina.

Enquanto a maioria das pedras nos rins não vai causar danos permanentes, alguns casos podem ser mais complicados.

Pedra nos rins quando não é tratada pode causar danos aos rins e até mesmo insuficiência renal em alguns casos; a insuficiência renal é considerada uma condição muito grave e com risco de vida, que requer cirurgia de emergência.

Causas 

Pedra nos rins são aglomerados de minerais, ácidos e sais no corpo que se ligam um ao outro dentro dos rins; alojando-se e/ou bloqueando o trato urinário; causando pressão e dor quando ao urinar.

Cerca de 80% das pedras nos rins são do tipo conhecido como pedras de cálcio; o que significa que o cálcio que está normalmente presente no corpo se combina com outras substâncias (oxalatos, fosfato ou carbonato) para formar uma pedra anormalmente dura.

O oxalato é uma substância à qual o cálcio se une no organismo, adquirido através do consumo de frutas e vegetais.

Enquanto pedras de cálcio são muito mais comuns, às vezes pedras nos rins também podem ser causadas pelo acúmulo de outros sais ácidos, como o ácido úrico.

Além de pedras de cálcio, outros tipos de cálculos renais incluem: pedras de estruvita, pedras de ácido úrico ou pedras de cistina (o tipo mais ligado a fatores hereditários).

Mas por que o cálcio ou ácidos se acumulam no corpo de algumas pessoas?

As principais causas de pedra nos rins incluem:

  • Comer uma dieta pobre em nutrientes (3);
  • Tomar suplementos de cálcio sintético, que nem sempre são bem absorvidos;
  • Desidratação (4);
  • Fatores genéticos;
  • pH anormal, significando que o corpo se torna excessivamente ácido;
  • Problemas digestivos, tais como doença inflamatória intestinal ou diarreia crônica;
  • Alergias alimentares, ou sensibilidades que podem afetar a digestão;
  • Desequilíbrios de eletrolíticos;
  • Obesidade;
  • Medicação ou uso de drogas;
  • Deficiências de nutrientes e minerais;
  • Infecções;
  • Sedentarismo;
  • Diabetes;
  • Tiroide.

Uma vez que uma pedra do rim é formada; ela pode obstruir o canal urinário, que é geralmente a razão pela qual o paciente sente uma dor intensa.

Exitem diversos tipos diferentes de pedra nos rins.

Somente com exames médicos exigidos pelo seu médico, que é possível descobrir qual é o tipo de pedra nos rins que você tem.

Para algumas pessoas, as pedras de estruvita (do tipo “em forma de chifre”, maiores do que as pedras de cálcio, e geralmente mais perigosas) se formam devido a infecções crônicas do trato urinário, que é mais comum em mulheres do que em homens.

Uma das razões pelas quais a infecção urinária surge e desenvolve as pedras nos rins, é devido ao acúmulo de amônia na urina.

Pedras de ácido úrico, um subproduto do metabolismo de proteínas; pode se desenvolver em pessoas que consomem uma dieta com excesso de proteínas, pacientes que estão se recuperando de tratamentos de quimioterapia ou em casos mais raros, devido a fatores genéticos.

Sintomas

Os rins possuem a forma de um feijão e possuem o tamanho de um punho. São pequenos órgãos que se situam no meio de suas costas, abaixo de sua caixa torácica.

Eles são importantíssimos para a drenagem de resíduos, excesso de fluidos e urina do corpo. Os rins se conectam ao trato urinário, incluindo os dois ureteres, bexiga e uretra. 

Eles filtram através do fornecimento de sangue do corpo para produzir cerca de um a dois litros de urina, que é eliminado através do tubo chamado de uretra (5).

Os sintomas que podem indicar cálculos renais incluem (6):

  • Dor intensa nos rins, que pode ir e vir, variando em intensidade e com duração entre cinco e 15 minutos;
  • Dor lombar inferior que pode se espalhar abaixo dos rins, à sua virilha e entre as coxas;
  • Urina turva, com sangue ou com mau cheiro;
  • Descoloração da urina, incluindo cores marrom ou rosa;
  • Necessidade persistente de urinar mais do que o normal;
  • Indigestão, náuseas e vômitos;
  • Febre e calafrios quando o problema piora.

Às vezes as pedras não causam sintomas e dores até que comecem a crescer ou que se movimentem em torno de seus rins. 

A dor pode diminuir momentaneamente, sem a pedra tenha sido eliminada pelo organismo.

No entanto, o bloqueio não foi realmente resolvido, e o rim começa a parar de funcionar.

Caso a pedra nos rins se rompa e o paciente não busque tratamento, pode evoluir para insuficiência renal.

Fique atento aos sintomas, e procure orientação médica.

Tratamento

O tratamento geralmente é feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos.

Em alguns casos, os pacientes podem optar pela cirurgia a laser, que consegue eliminar pedras de até 5 mm, prevenindo que fiquem presas e provoquem dor.

Nos casos mais graves, pode ser indicado o internamento do paciente, injeções de remédios analgésicos, ou a cirurgia para pedra nos rins.

Algumas atitudes simples podem ajudar no tratamento, e evitar que elas retornem.

  1. Hidrate-se

Hidrate-se sempre. E dê atenção especial ao consumo de água se você pratica exercícios, bebe diuréticos e transpira muito.

Beber água suficiente e abundância de líquidos naturais (como chás e sucos detox). Ao menos cerca de dois litros de água por dia.

  1. Dieta rica em nutrientes

Evite a deficiência de nutrientes, eletrólitos, antioxidantes, gorduras saudáveis e quantidades adequadas de proteína na alimentação.

Prefira alimentos naturais e saudáveis; equilibre o pH do corpo e evite a acidez excessiva. 

Veja algumas dicas: 

>> Legumes frescos e frutas – Incluem bananas, folhas verdes de todos os tipos (e suco de legumes frescos), peixe e aves.

>> Alimentos ricos em vitamina E – Azeite, abacate e abóbora são algumas das melhores fontes de vitamina E antioxidante; que ajudam a equilibrar os níveis de oxalatos e outras toxinas no corpo; além de prevenir a doença (8).

>> Alimentos alcalinos – Alimentos que ajudam a equilibrar o nível de pH do corpo, como limão ou vinagre de maçã (9).

>> Alimentos ricos em magnésio e potássio – Consumir mais magnésio e potássio pode ajudar a equilibrar os níveis de cálcio. Inclua vegetais de folhas verdes folhosos, melão, bananas e abacate em sua dieta.

  1. Exercite-se regularmente

A prática de exercícios é ótima para a construção de força óssea, e prevenção da desmineralização do sistema esquelético.

Por outro lado, ser sedentário pode fazer com que seus ossos liberem mais cálcio no sangue, o que aumenta chances de pedras nos rins.

O que Evitar

1- Excesso de sódio

2- Alimentos açucarados

A dieta rica em açúcar pode piorar os sintomas. Evite o consumo de doces, bebidas adoçadas, laticínios e frutas com excesso de frutose, caso você note que elas pioraram os sintomas.

3- Grãos refinados

A maioria dos produtos de grãos (incluindo farinha branca e produtos como cereais, pão, rolos, bolo, etc) contribuem para o surgimento da doença. 

Eles têm altos níveis de antinutrientes, incluindo ácido fítico. Também podem conter ou serem contaminados com glúten durante o manuseio; o glúten é prejudicial para a saúde.

4- Alimentos ricos em ácido oxálico

Algumas frutas e vegetais podem favorecer acúmulo de oxalato em pessoas propensas a cálculos renais, como beterraba, quiabo, farelo de trigo, nozes, espinafre, acelga, batata-doce, amendoim, chá, chocolate, pimenta preta e produtos de soja.

5- Carnes processadas

Podem causar a formação de pedras nos rins, e não é benéfica para o organismo por nenhum motivo.

6- Excesso de Alimentos com zinco

Excesso de zinco em pessoas pré-dispostas (de alimentos como sementes de abóbora, caju ou espinafre) pode aumentar a probabilidade de cálculos renais (10,11).

7- Cafeína e álcool

Ambos são desidratantes, o que pode pode piorar os sintomas de pedras nos rins.

8-Limite o consumo de proteína animal

Dê preferência para outras fontes de proteínas como: ervilhas, lentilhas, entre outros.

Lembre-se de visitar o médico caso tenha suspeita de pedra nos rins, ou esteja enfrentando esse problema. Cuide-se sempre!

Procure priorizar sempre a alimentação de verdade e mantenha uma rotina saudável. Preservar a saúde é mais fácil do que tratar a doença!

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável, prevenir doenças e melhorar a saúde, eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *