Selecione a página

10 dicas para melhorar sua saúde digestiva

10 dicas para melhorar sua saúde digestiva

Seu sistema digestivo decompõe os alimentos que você come nos nutrientes que seu corpo precisa. Se você negligenciar sua saúde digestiva, seu corpo pode ter problemas para digerir alimentos e absorver esses nutrientes.

Sua saúde digestiva é diretamente afetada pelos alimentos que você come e pelo estilo de vida que você vive. Ao tomar medidas para melhorar sua saúde digestiva, seu sistema digestivo funcionará com mais eficiência, melhorando sua saúde geral e sensação de bem-estar.

10 dicas para uma melhor saúde digestiva

1 – Coma uma dieta rica em fibras

Consumir fibras é útil para sua saúde digestiva

Consumir uma dieta rica em fibras e rica em grãos integrais, vegetais, legumes e frutas pode melhorar sua saúde digestiva.

Uma dieta rica em fibras ajuda a manter os alimentos em movimento pelo trato digestivo, diminuindo a probabilidade de constipação. Acrescentando que uma dieta rica em fibras também pode ajudar a prevenir ou tratar várias condições digestivas, como diverticulose, hemorróidas e síndrome do intestino irritável. Além disso, pode ajudá-lo a alcançar ou manter um peso saudável.

2 – Obtenha fibras insolúveis e solúveis.  

É importante consumir os dois tipos de fibra, cada um ajudando seu sistema digestivo de maneiras diferentes. 

A fibra insolúvel não pode ser digerida pelo corpo e, portanto, ajuda a adicionar volume às fezes.

A fibra solúvel atrai água e pode ajudar a evitar fezes muito aquosas. Boas fontes de fibra insolúvel incluem farelo de trigo, vegetais e grãos integrais; obter fibra solúvel de farelo de aveia, nozes, sementes e legumes.

3 – Limite os alimentos ricos em gordura.  

Em geral, os alimentos gordurosos tendem a retardar o processo digestivo, tornando-o mais propenso à constipação. 

Mas como é importante obter alguma gordura em sua dieta, combinar alimentos gordurosos com alimentos ricos em fibras pode torná-los mais fáceis em seu sistema digestivo.

4 – Escolha carnes magras.  

A proteína é uma parte essencial de uma dieta saudável, mas cortes de carne gordurosos podem levar a uma digestão desconfortável. Ao comer carne, selecione cortes magros, como lombo de porco e aves sem pele.

5 – Incorpore probióticos em sua dieta.  

Os probióticos são as bactérias saudáveis ​​naturalmente presentes em seu trato digestivo. Eles ajudam a manter o corpo saudável, combatendo os efeitos de uma dieta pobre, antibióticos e estresse.

Além disso, os probióticos podem aumentar a absorção de nutrientes, ajudar a quebrar a lactose, fortalecer seu sistema imunológico e possivelmente até ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável. 

O ideal é que você coma boas fontes de probióticos, como iogurte desnatado ou kefir, diariamente.

6 – Tenha horário para comer

Fazer suas refeições e lanches regularmente pode ajudar a manter seu sistema digestivo em boa forma. Procure sentar-se para o café da manhã, almoço, jantar e lanches na mesma hora todos os dias.

7 – Fique hidratado. 

Beber muita água é bom para sua saúde digestiva. Isso porque a água em seu sistema digestivo ajuda a dissolver gorduras e fibras solúveis, permitindo que essas substâncias passem mais facilmente.

8 – Evite os maus hábitos

Fumar e evitar excesso de cafeína e álcool.  Bebidas alcoólicas, café e cigarros podem interferir no funcionamento do sistema digestivo e levar a problemas como úlceras estomacais e azia.

9 – Pratique exercícios regularmente

O exercício regular ajuda a manter os alimentos em movimento pelo sistema digestivo, reduzindo a constipação.

E o exercício pode ajudá-lo a manter um peso saudável, o que é bom para sua saúde digestiva. Torná-lo um ponto para trabalhar o exercício regular em sua programação semanal.

10 – Gerencie o estresse

Muito estresse ou ansiedade pode fazer com que seu sistema digestivo entre em fadiga. Encontre atividades para reduzir o estresse que você goste e pratique-as regularmente.

O que você come e a qualidade de sua saúde digestiva estão interligados. Seguir essas 10 estratégias ajudará a garantir que seja sempre um relacionamento feliz.

A dica de ouro é: Mude seus hábitos!

Segundo Maxwell Maltz, 21 dias é o tempo necessário para que nós consigamos criar um novo hábito! 

Se você quer ter minha ajuda por 21 dias para criar um novo hábito e parar de comer doces, conheça o D21!

Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel

 

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Fale com nosso consultor!