close
AlimentaçãoDoresMetabolismo

10 Piores Alimentos Processados que você precisa Evitar

É difícil não cair na armadilha dos alimentos processados. Isso acontece, geralmente, porque esses alimentos são mais práticos para preparar e saborosos. Muitos vêm, inclusive, prontos para o consumo; mas como eu já alertei antes, eles prejudicam a saúde e o peso. Mas quais seriam os 10 piores alimentos processados?

Não perca esse artigo e descubra quais são os 10 piores alimentos, e transforme agora a sua alimentação.

Não deixe de ler e compartilhar!

10 Piores Alimentos Processados

1 – Sucos Artificiais

As bebidas açucaradas são as vilãs da alimentação, além de serem pobre em nutrientes. O teor calórico é maior nesses sucos processados. Além disso, a quantidade de açúcar desses sucos é enorme, assim como os conservantes (1,2,3).

2 – Batata Frita

Poucas pessoas pararam para pensar em quantas calorias tem uma pequena porção de batata frita. Isso pode tornar difícil manter o peso e deixar o seu diabetes controlado.

A batata aumenta consideravelmente os níveis de açúcar no sangue, por ser rica em carboidratos.

E têm as versões de batatas que já vem fritas, prontas para serem consumidas. Essas são ainda mais perigosas, pois têm uma grande quantidade de sódio e gordura, fora os carboidratos de baixa complexidade.

Algumas vendidas em fast foods ainda podem conter conservantes perigosos.

3 – Refrigerante

Um dos 10 piores alimentos para se consumir, está o refrigerante. A maioria das pessoas acha que consumindo as versões sem açúcar melhoram as coisas, mas isso não é verdade.

Isso porque mesmo as versões sem açúcar têm componentes que são ruins para o organismo, com o excesso de sódio, por exemplo.

Já as versões com açúcar ou xaropes usados para adoçar são péssimas. Isso porque o refrigerante altera a acidez do organismo por causa dos gases, também causa inchaço e quando tem o açúcar causa picos de insulina.

4 – Carnes Processadas

Embora esses alimentos geralmente não contenham açúcar, o excesso de sal e conservantes pesa. A salsicha entra nessa lista, assim como mortadela, presunto, apresuntado, peito de peru, salame e demais carnes que foram processadas.

Evite as carnes processadas, e substitua por alimentos de verdade.

5 – Fast-Food – Lanches, Pizzas E Afins

Fazer uma ligação e receber em casa uma pizza parece tentador depois de um dia intenso de trabalho. Mas, graças aos riscos, é melhor pensar antes de comprar esses produtos.

A pizza vem cheia de alimentos processados que fazem mal: linguiça processada, glúten, excesso de sódio, molhos prontos entre outros compostos.

O mesmo vale para o lanche que você compra em redes de fast-food. Esses alimentos têm muitos vilões em uma só mordida. O consumo frequente pode causar a obesidade, diabetes, hipertensão entre outras doenças.

6 – Pão Branco

O pão branco é feito, geralmente, a partir de trigo.

Os alimentos que contenha glúten e farinha refinada são prejudiciais para a saúde. Por esta razão, todos os pães à base de trigo são uma má ideia para pessoas com doença celíacas, sensibilidade ao glúten, para quem deseja perder peso e manter a saúde.

Além do pão branco; qualquer outro tipo de alimento que contenha glúten vai prejudicar o organismo, e talvez você nem perceba que são eles quem estão afetando você.

A farinha de trigo é considerada uma caloria vazia (vazio em nutrientes ou possuem poucos nutrientes para o organismo).

7- Óleos Vegetais Industriais

Estima-se que nos últimos 100 anos, as pessoas ampliaram o consumo de gorduras adicionadas e muito disso se deve por um aumento drástico no consumo de óleos vegetais refinados.

De origem vegetal, esses óleos são ricos em ácidos graxos ômega-6, que os humanos nunca consumiram em grandes quantidades antes dessa “cultura” do óleo vegetal ganhar força.

São muitos os problemas graves com esses perfis de óleos: Eles são altamente sensíveis à oxidação e causam aumento do estresse oxidativo no organismo.

Eles também foram associados ao aumento do risco de câncer e males do coração.

O óleo de soja, milho e canola, podem ser substituídos por óleo de coco ou gordura animal como a banha de porco, para o preparo das refeições, por exemplo.

8- Margarina

A margarina costumava ser considerada uma alternativa saudável à manteiga. Felizmente, a maioria das pessoas já percebeu que isso está longe de ser verdade.

A margarina é um pseudo-alimento altamente processado que foi projetado para ter um sabor similar ao da manteiga, mas um custo bem inferior.

Esse alimento é carregado com ingredientes artificiais, e geralmente é feito com óleos vegetais industriais que foram hidrogenados para torná-los mais sólidos.

9 – Sorvete

O sorvete é uma das sobremesas mais populares do mundo, mas infelizmente, também é um dos piores alimentos processados para o nosso organismo. A maioria dos sorvetes comerciais é carregada com açúcar e gorduras ruins.

O sorvete também é rico em calorias, e é muito fácil comer quantidades excessivas sem perceber.

10 – Macarrão Instantâneo

É comum que as pessoas com pressa acabem por eleger o macarrão instantâneo como principal refeição do dia.

Rico em calorias, conservantes, glúten e sódio, esse alimento é um dos piores alimentos processados que podemos consumir.

Se agregar o queijo ralado e molhos prontos, que em geral estão lotados de gorduras artificiais e temperos igualmente artificiais, o problema com esse alimento aumenta ainda mais.

Preste atenção a esta lista, todos os alimentos que eu listei aqui aumentam as chances de obesidade, sobrepeso, problemas cardíacos, entre outros. Sim, você aumenta seu sobrepeso ao se alimentar mal e pode sofrer com várias doenças causadas pelo excesso de peso.

Além disso, manter uma dieta rica em alimentos processados pode causar retenção de líquidos, azia, inchaço…

Por isso, é tão importante excluir esses 10 alimentos da sua alimentação diária! E se você quer saber de vez como se livrar dos problemas de intestino e barriga inchada, confira a minha aula exclusiva sobre o assunto.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : 10 Piores Alimentosácidos graxos ômega-6açúcarbatata fritaCarnes processadasdr. juliano pimentelestresse oxidativofast foodsglútenmacarrão instantâneomargarinaóleo de sojaóleos vegetais industriaispão brancoPiores Alimentos Processadosrefrigerantesorvete

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta