close
Alimentação

Alimentos Ricos em Selênio e os Benefícios para a Saúde

O selênio é um mineral extremamente vital para o corpo humano; ele ajuda no equilíbrio da imunidade, participa na atividade antioxidante que defende contra danos e inflamações, entre outras funções. Por isso, é essencial consumir os alimentos ricos em selênio.

Ele é encontrado naturalmente no solo, em certos alimentos naturais, e em pequenas quantidades na água.

De acordo com estudos, o consumo de abundante selênio natural tem efeitos antivirais positivos (1)

Tire as suas dúvidas agora.

Não deixe de ler e compartilhar!

Alimentos Ricos em Selênio

Ele é capaz de desempenhar um papel protetor no corpo, por aumentar as capacidades antioxidantes e a qualidade do fluxo sanguíneo; aumentando a resistência do corpo contra doenças e estresse.

O selênio é frequentemente elogiado por seu papel na atividade antioxidante, que reduz o dano e a inflamação causada pelos radicais livres.

Ajuda a prevenir formas comuns de câncer, combate vírus; previne doenças cardíacas e retarda os sintomas correlacionados com outras condições graves como a asma.

A importância do selênio para a saúde se dá diante dos seus principais benefícios:

1- Atua como antioxidante

Os benefícios incluem a capacidade de combater o processo de envelhecimento e ajudar o sistema imunológico, reduzindo o dano dos radicais livres.

O selênio tem um efeito sinérgico com outros antioxidantes como a vitamina E, permitindo que o corpo lute contra o estresse oxidativo e para se defender contra câncer como câncer de próstata e cólon.

Ele é um componente essencial da glutationa peroxidase, que é uma enzima importante para processos que protegem lipídios (gorduras) nas membranas celulares.

O selênio é necessário para combater a degradação oxidativa das células e para proteger contra a mutação e danos ao DNA que podem causar doenças. (2)

2- Ajuda contra o câncer

Ele é especialmente útil se você tiver um sistema imune fraco ou uma história de câncer em sua família.

As intervenções com tratamentos de selênio a altas doses mostraram que o selênio beneficia as habilidades anticâncer dentro do corpo.

De acordo com estudos, o selênio é eficaz na redução do risco de incidência de câncer, mortalidade causada pelo câncer e gravidade dos cânceres especificamente no fígado, próstata, colo-retal e pulmões.

Ele funciona como um pequeno mecânico dentro do corpo. Ele entra no núcleo da célula onde o DNA e o genoma são armazenados e encontram danos.

O mineral se prende à antioxidantes protetores como a glutationa e, em seguida, trabalha para reduzir e reparar o dano causado ao DNA, o que deixou incontrolável pode levar à mutação de células cancerosas e ao crescimento tumoral. (3)

3- Impulsiona Imunidade

De acordo com estudos, o selênio é necessário para o bom funcionamento do sistema imunológico, e também pode ser um nutriente chave para combater o desenvolvimento de vírus, incluindo HIV.

Em pacientes que já contraíram o HIV, o selênio também mostrou ser útil para retardar a progressão da doença em AIDS. (4)

4- Melhora o fluxo sanguíneo

As baixas concentrações de selênio, estão associadas ao risco de desenvolvimento de doença cardiovascular.

Os suplementos de selênio ou um aumento de alimentos ricos em selênio podem ajudar a prevenir doenças coronárias.

Ele pode beneficiar a saúde do coração, por sua capacidade de combater a inflamação, aumentar o fluxo sanguíneo, reduzir o estresse oxidativo dos radicais livres e ajudar com a atividade antioxidante. (4)

5- Regula a função da tireoide

Pesquisas relatam que existe uma ligação entre o metabolismo da tireoide e a deficiência de selênio. O selênio funciona como um catalisador para a produção de hormônios tireoidianos ativos. (5)

A glândula tireoide controla inúmeras funções diárias importantes do corpo, incluindo apetite, sono, temperatura, peso, energia e muito mais.

A deficiência no selênio está correlacionada com problemas na tireoide e como sintetiza os hormônios apropriados, portanto, cada vez mais podemos ver o valor do uso de suplementos de selênio para tratar distúrbios autoimunes e tireoidianos.

Funciona como um poderoso protetor da tireoide e regula a produção de oxigênio reativo dentro da glândula e protege-a contra os anticorpos que podem criar doença da tireoide. (6)

6- Aumenta a longevidade

Estudos mostram que esse mineral é essencial para a nossa saúde e longevidade. Se você quer viver uma vida longa e vibrante, ele é definitivamente um mineral que você deseja incluir na sua dieta.

Pesquisas direcionadas para o tratamento de dezenas de doenças que variam de asma a artrite; do distúrbio da tireoide à doença cardíaca.

Ele é um mineral traço, o que significa que só precisamos de uma pequena quantidade..

Alimentos Ricos em Selênio

Evite cozinhar os alimentos durante muito tempo.

Confira a seguir os alimentos ricos em selênio: (7)

  • Castanha do Pará – 1 xícara: 607 microgramas
  • Ovos – 1 ovo médio: 146 microgramas
  • Ostras – 100 gramas de ostras cozidas contêm 154 microgramas de selênio.
  • Sementes de girassol – 1 xícara: 105 microgramas de selênio
  • Fígado (de cordeiro e bovino) – 3 colheres: 99 microgramas
  • Peixes diversos – 3 colheres: 64 microgramas
  • Atum – 3 colheres: 64 microgramas
  • Lombo suíno- porção de 100 gramas: 54,6 microgramas de selênio
  • Peixes de arenque – 3 colheres: 39 microgramas
  • Peito de frango- 3 colheres: 33,2 microgramas
  • Salmão- 3 colheres: 31 microgramas
  • Sementes de chia- 1 porção: 15,6 microgramas
  • Cogumelos – 1 copo: 15 microgramas
  • Alho – 100 gramas: 2 microgramas
  • Repolho – 100 gramas: 2 microgramas

Mas cuidado com o excesso diário desse mineral. Ultrapassar 400 microgramas diárias, pode fazer mal à sua saúde (7)

A dose diária recomendada para o selênio depende da sua idade:
– Crianças de 1 a 3 anos: 20 microgramas / dia
– Crianças de 4 a 8 anos: 30 microgramas / dia
– Crianças de 9 a 13 anos: 40 microgramas / dia
– Adultos e crianças acima de 14 anos: 55 microgramas / dia
– Mulheres grávidas: 60 microgramas / dia
– Mulheres amamentando: 70 microgramas / dia

É crucial entender que os benefícios do mineral funcionam melhor quando são adquiridos através dos alimentos.

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças.

E se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Pensando nisso é que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Você ainda terá acesso aos Bônus Exclusivos!!
Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : Alimentos Ricos em Selênioantioxidantesbenefícios do selêniocâncerdefende contra danos e inflamaçõesdoença cardiovasculardr. juliano pimentelencontrado naturalmente no soloestresseestresse oxidativoMelhora o fluxo sanguíneometabolismonutrientequalidade do fluxo sanguíneoque também está presente em certos alimentos naturaisradicais livressaúdesaúde do coraçãoselêniosistema imunológicotireoide

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta