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Alimentação

Principais benefícios da chia para sua saúde

Cada vez mais as sementes de chia ganham um espaço na mesa do brasileiros. Mas, você conhece os benefícios da chia para sua saúde?

As sementes de chia estão entre os alimentos mais saudáveis ​​do planeta.

Elas são carregadas com nutrientes que podem trazer benefícios importantes para o corpo e o cérebro.

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Curiosidades sobre usos e os benefícios da chia

  • As sementes de chia são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, bem como, fibras, antioxidantes, ferro e cálcio.
  • Uma porção de 28 gramas de sementes de chia também contém 5,6 gramas de proteína.
  • Misturadas com água, elas podem substituir o ovo na culinária vegana.
  • As sementes de chia podem ser consumidas cozidas ou cruas, mas devem ser adicionadas a outro alimento ou embebidas antes de serem consumidas.

 Benefícios da chia

As sementes de chia são um alimento integral, geralmente cultivado organicamente. Além disso, eles não são OGM e naturalmente isentas de glúten.

As sementes de Chia são carregadas com antioxidantes

Um dos principais benefícios da chia está relacionado ao seu alto teor de antioxidantes (1).

Esses antioxidantes protegem as gorduras sensíveis das sementes de ficarem rançosas (2). Confira um receita de chia;)

Além do mais, obter antioxidantes dos alimentos pode ter efeitos positivos na saúde (3)

Mais importante ainda, os antioxidantes combatem a produção de radicais livres, que podem danificar as moléculas celulares e contribuir para o envelhecimento e doenças como o câncer (4, 5).

Quase todos os carboidratos nelas são de fibra

Cerca de 28 gramas de sementes de chia tem 12 gramas de carboidratos. No entanto, 11 desses gramas são de fibra, que seu corpo não digere.

A fibra não aumenta o açúcar no sangue nem exige que a insulina seja descartada. Embora pertença à família dos carboidratos, seus efeitos na saúde são drasticamente diferentes daqueles dos carboidratos digeríveis, como amido e açúcar.

O teor de carboidratos digeríveis é de apenas um grama para cada 28 gramas, o que é muito baixo. Isso faz da chia um alimento amigável com pouco carboidrato.

Devido ao seu alto teor de fibras solúveis, as sementes de chia podem absorver de 10 a 12 vezes o seu peso na água, tornando-se semelhantes a gel e expandindo-se no estômago (6).

Teoricamente, isso deve aumentar a saciedade, diminuir a absorção de sua comida e ajudá-lo a comer automaticamente menos calorias.

A fibra também alimenta as bactérias amigáveis ​​do intestino, o que é importante – manter a flora intestinal bem alimentada é absolutamente crucial para a saúde (7)

As sementes de chia são 40% de fibra em peso, tornando-as uma das melhores fontes de fibra do mundo.

Um dos grandes benefícios da Chia é que são proteínas de alta qualidade

As sementes de chia contêm uma quantidade razoável de proteínas .

Em peso, são cerca de 14% de proteína, o que é muito alto em comparação com a maioria das plantas.

Benefícios da chia

Elas também têm um bom equilíbrio de aminoácidos essenciais, para que seu corpo possa usar o conteúdo de proteínas (8, 9)

A proteína tem vários benefícios à saúde e é, de longe, o nutriente mais amigável para a perda de peso.

Uma alta ingestão de proteínas diminui o apetite e demonstrou reduzir os pensamentos obsessivos sobre alimentos em 60% e o desejo de lanches noturnos em 50% (10, 11).

As sementes de chia são realmente uma excelente fonte de proteína – especialmente para pessoas que comem pouco ou nenhum produto de origem animal.

A proteína da chia contribui para a perda de peso

Os alimentos ricos em fibras ajudam as pessoas a se sentirem cheias por mais tempo, e geralmente têm menos calorias. Sendo assim, o aumento da ingestão de fibras e uma dieta rica em fibras demonstraram ajudar na perda de peso.

As sementes de chia contêm quase 5 gramas de fibra por colher de sopa, e seus altos níveis de ácidos graxos ômega-3 e ácido alfa-linoléico podem ser úteis para a perda de peso (12).

Um dos benefícios da chia é a perda de peso

A semente também pode ser consumida como um gel quando misturada com água. Isso faz com que seja digerido mais lentamente no corpo, potencialmente impedindo a fome por um período mais longo.

Sua fibra solúvel absorve grandes quantidades de água e se expande no estômago, o que deve aumentar a plenitude e retardar a absorção dos alimentos (13).

Vários estudos examinaram a fibra solúvel glucomanano, que funciona de maneira semelhante, mostrando que pode levar à perda de peso (14, 15).

Além disso, a proteína nas sementes de chia pode ajudar a reduzir o apetite e a ingestão de alimentos.

De fato, um estudo descobriu que comer sementes de chia no café da manhã aumenta a saciedade e reduz a ingestão de alimentos a curto prazo (16).

Sementes de Chia podem reduzir os níveis de açúcar no sangue

Níveis elevados de açúcar no sangue em jejum são um sintoma típico de diabetes tipo 2 não tratado.

Níveis consistentemente altos de açúcar no sangue em jejum estão associados a um risco aumentado de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas (17).

Mas picos temporários nos níveis de açúcar no sangue após as refeições também podem ter efeitos adversos à saúde quando são excessivamente altos regularmente (18).

Estudos em animais descobriram que as sementes de chia podem melhorar a sensibilidade à insulina e o controle de açúcar no sangue, estabilizando os níveis de açúcar no sangue após as refeições (19, 20, 21).

Alguns estudos em humanos apoiam isso, mostrando que comer pão que contém sementes de chia reduz o aumento de açúcar no sangue após a refeição em comparação com o pão que não inclui nenhum chia (22, 23).

Sementes de Chia podem reduzir seu risco de doença cardíaca

Dado que as sementes de chia são ricas em fibras, proteínas e ômega-3, elas podem reduzir o risco de doenças cardíacas.

Seus benefícios foram examinados em vários estudos, mas os resultados foram inconclusivos.

Estudos em ratos mostraram que as sementes de chia podem reduzir certos fatores de risco, incluindo triglicerídeos, inflamação, resistência à insulina e gordura da barriga. Eles também podem aumentar o “bom” colesterol HDL (24, 25).

Alguns estudos mostram que as sementes de chia reduzem significativamente a pressão arterial em pessoas com hipertensão, que é um forte fator de risco para doenças cardíacas (26, 27).

No geral, é possível que as sementes de chia possam beneficiar a saúde do coração, mas provavelmente não terão um efeito importante a menos que sejam acompanhadas por outros estilos de vida benéficos e mudanças na dieta.

Ou seja, é fundamental praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada. Por isso, sempre oriento meus pacientes a fazerem detox.

Quando você faz uma desintoxicação no organismo, você potencializa seus órgãos a funcionarem com o máximo de potencial. Além disso, tudo o que você come durante e após o detox seu corpo absorve com mais facilidade.

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Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

 

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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